Thursday, October 16, 2014

Jornada Internacional pela Erradicação da Pobreza – 17 de Outubro de 2014


Declarar Ilegal a Pobreza é o caminho que a IMPOSSIBLE - PASSIONATE HAPPENINGS apresenta e defende na Jornada Internacional pela Erradicação da Pobreza – 17 de Outubro de 2014

Com 14 anos de vida missionária e 13 à frente da direcção executiva da CAIS, tendo sido seu sócio fundador e construtor da UNIVERSOS, apaixonado e estudioso incansável do diálogo entre pluralidades, o teólogo Henrique Pinto, para quem a mudança e a transformação são paradigma e razão do existir, enceta um novo caminho sócio-cultural, espiritual e político depois de ter mobilizado e reunido à volta de causas inúmeras pessoas apaixonadas pelo IMPOSSÍVEL.

Salvaguardar e promover a dignidade de tudo quanto existe, enquanto Gratuidade, ou ser sem razão, é a grande missão da IMPOSSIBLE – Passionate Happenings, que é apresentada ao público já no dia 17 de Outubro de 2014.

Consta desta apresentação um Fórum Social que vai decorrer durante a manhã no auditório Agostinho da Silva (Universidade Lusófona, Lisboa), tendo por tema: “Pobreza e Desigualdade: O corpo são enquanto absoluto do pensar e agir”. Após a conferência de abertura, 9 workshops procurarão encontrar soluções capazes de reduzir os altos níveis de pobreza entre diversas populações e sectores. José Reis, Francisco Louça, Elina Fraga, Manuel Carvalho da Silva, Pedro Afonso, Joaquim Franco… são alguns dos oradores convidados.

Uma maratona sócio-cultural e artística constitui o segundo grande momento do dia. Esta será  realizada na Rua Augusta, junto à lage, que a 17 de Outubro de 1994, há precisamente 20 anos, disse não à fome e indigência.  Esta laje no  chão da Rua Augusta, é uma réplica da que foi colocada no Trocadero de Paris pelo “Movimento ATD Quarto Mundo”, que está na génese da Jornada Internacional pela  Erradicação da Pobreza.  

Por este mesmo local, apetrechado de um palco e uma esplanada, passarão algumas figuras públicas, Selma Uamusse & Friends, Pedro Joia, Cláudia Semedo, Daniela Vieitas, Fernando Nobre, Presidente da CM Lisboa, Presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, entre outros, para com os presentes abraçarem o Movimento Pobreza Ilegal. No combate à  pobreza está mais que provado que não basta a vontade de cada um – seja ela individual, de instituições e governos - para efetivar a real mudança que Portugal, a Europa, e o Mundo precisam para que possam ser menos pobres e menos desiguais.

À luz de um novo paradigma de governação urgente, o Movimento Pobreza Ilegal deseja levar o Parlamento Português a declarar solenemente que a Pobreza é ilegal enquanto violadora de direitos e deveres. Será missão do Movimento ampliar a voz dos portugueses e denunciar os autores e promotores do empobrecimento e das profundas desiguladades do nosso país, obrigando também as instituições de solidariedade a serem muito mais céleres nos processos de autonomização de pessoas, combatendo assim a pobreza nas suas várias vertentes, tantas vezes instalada, persistente e institucionalizada. A transparência da contas não chega. Urge saber o impacto das mesmas nas pessoas.

A 17 Outubro, na Rua Augusta, em Lisboa, a IMPOSSIBLE – Passionate Happenings, falará de si e dos próximos projectos que entende realizar, sendo o Movimento Pobreza Ilegal o 1º de outros que se irão seguir, como negócios sociais de vanguarda e inovação.

Voz do povo que não nasceu para ser pobre e tão desigual – já que o planeta e o território nacional não o são.


Para mais informações sobre o Movimento (Página Facebook)

Maior envolvimento sobre o Movimento (Newsletter)

Programa dia 17 de Outubro

Para mais informações sobre o Evento dia 17 de Outubro (Evento Facebook)

Inscrições e mais informações
Carolina Vasconcelos cvlapaimpossible@gmail.com // +351 939 533 007
Maria Costa joanaughi@hotmail.com // +315 935 540 348

No comments:

Post a Comment