Tuesday, June 05, 2007

Voltei voltei, voltei de lá, ainda agora estava em França e agora já estou cá!



E pronto, depois de um longo período de ausência, eis que regresso a contar novidades boas como se tivesse emigrado para um país distante e regressado com um carrão vistoso e prontinho a construir uma casa pintada de amarelo fluorescente.

A que se deve esta ausência? A essa coisa a que se chama trabalho e que me fez dedicar muito do meu tempo ao Boa Noite Alvim, ao inicio das minha crónicas no Jornal Metro e a um sem números de outros projectos que a seu tempo serão divulgados.

Entretanto, apraz-me divulgar que aqui o rapaz foi convidado pela Jameson a juntar-se a Biba Pita para uma festa que seguramente não será esquecida nos mil anos que se avizinham. Há já uma data - que é dia 29 de Julho - mas não posso adiantar mais nada porque estou em segredo de justiça – ou muito perto disso. Façam o que fizerem, nesse dia, não permitam que nada possa perturbar o vosso plano que passa por marcarem presença nesta festança baptizada de “ A grande Fuga”.

Posto isto, deixo-vos com uma das minhas colaborações que escrevi para o Metro, precisamente na passada semana. Deste que vos tanto vos quer, eis o texto:




Portugal está atrasado 30 minutos


O grande problema de Portugal é estar atrasado 30 minutos. E isto acontece porque os portugueses toleram qualquer atraso desde que não passe os 30 minutos. Pergunta-se a alguém quanto tempo demora a chegar e respondem: “Isso é meia horita, é que não demora mais!”, mas a verdade, é que muitas das vezes demora sim e acende-se mais um cigarro e dê-me mais um café por favor e se não se importa deixe-me ver o Expresso. “Então, ainda demoras muito?” - Perguntamos. “Estou quase a chegar, é que é só um minutito.” E aqui se não se importam, é importante pararmos. Reparem, é ou não é verdade que quando alguém está a mentir em relação ao tempo usa invariavelmente um qualquer diminutivo como que já a pedir desculpas. Então onde estás? Estou a 5 minutinhos daí! É só mais um instantinho! Falta-me um bocadinho assim!

Há profissões em que podemos chegar atrasados e há outras que não. As que não, são aquelas para as quais não existe ninguém que nos possa substituir e em que facilmente se nota a nossa ausência. Quanto mais visíveis somos, pior é. Se querem um exemplo, posso dar-vos o da rádio ou mesmo da televisão. Imaginem o que seria se o José Alberto Carvalho ou a Clara de Sousa chegassem atrasados ao telejornal? “Olá, o meu nome é Clara de Sousa, peço desculpa a todos os telespectadores mas tive que ir buscar os meus filhos à escola e sabem como é, não é verdade? Ora vamos a isto que já se faz tarde. Com a vossa licença: No Iraque, mais um atentado vitimou e blá, blá, pardais ao ninho”

Chegar atrasado 30 minutos é tão frequente no nosso país que chega a ser considerado chegar a horas. De resto, como pode Portugal querer ser mais rápido que os outros, quando percebemos que todos os países da união europeia com excepção de Inglaterra estão uma hora adiantados em relação a nós. Faz-se um projecto qualquer com os nossos horários. Embora deixando a coisa para a última como é costume aplicamo-nos com raça, e quando falta precisamente meia hora, corremos para o primeiro táxi que conseguirmos e acelere se faz favor que tenho pressa! para que , chegados ao destino, nos digam: Desculpem, mas os italianos já entregaram isto uma hora mais cedo e aqui isso conta. Ora, assim não dá.


E que dizer das noivas que em Portugal chegam sempre uma hora e meia atrasadas ao casamento- uma hora pela tradição universal, meia hora pela nossa. E que dizer das mulheres que nos dizem que estão atrasadas?: - Querida,estás atrasada?- Estou sim meu amor e precisamente por isso vais ser papá, parabéns! E que dizer daqueles que diziam que Portugal estava atrasado 10 e 20 anos? - Portugal está atrasado ! Portugal está atrasado! – diziam. A esses senhores quero eu agora dizer: Portugal está atrasado sim, mas apenas 30 minutos

43 comments:

  1. tinha um professor que dizia que somando todas essas meias horas de atraso, tinhamos os tais 50 anos de atraso! ;)

    ReplyDelete
  2. bons olhos o vejam...:)

    ReplyDelete
  3. lol.. é uma realidade... eu qd comecei a namorar a minha wife nunca se atrasava para nada...! passado uns tempos as meia's hora's já faziam parte d dia a dia... e como compensar?.. qd se marcar a tal hora para o encontro, saímos de casa ahora q deviamo tar juntos com a outra pessoa. Sera que resulta e ambos se encontram ao mesmo tempo?......


    desculpa esta ideia mediocre... tou com alergia ao polen e afecta-me um bocado..


    abraço

    ReplyDelete
  4. De facto, já estava com saudades ;)

    Só para deixar um beijinho e dizer que gostei de ler mais um texto teu!

    Gosto da forma "aparvalhada" com que tratas as coisas!!! És mesmo tu :)

    Beijinho *

    ReplyDelete
  5. Ja estava a estranhar tanto tempo de ausência.
    Bom texto!!!
    Parabés pelo programa!!!

    ReplyDelete
  6. Ora viva, bons olhos o vejam...Entao o sr emigrante ja tá cá? já voltou? É caso para dizer: Seja bem-vindo...:)

    Gostei do post:):)Só uma coisa: para além do carro vistoso, poderias era ter "regressado" com o fiozinho de ouro ao pescoço e com um anel também dourado enfiado no dedo mindinho, não era?:):) Bem, é melhor parar.. Que imagem esta!:)

    Mas continuando, Jovem:), agrada-me saber que andas cheio de projectos e que está tudo ok contigo...

    É é isso...passei por cá para te ler e para te mandar um beijinho...

    ReplyDelete
  7. Senhor ALvim,

    Primeiro que tudo seja bem aparecido e já agora "muita merda" para esses novos projectos que estão por aí a aparecer(espero). Quanto ao assunto do atraso é marca registada do "bom do portuga". O que interessa é chegar, o quando não é importante...aliás o problema são os carros a mais, se andassemos todos de bicicetaaa isto não era assim e o teu programa "Prova Oral" começava a horas ;P

    ReplyDelete
  8. Finalmente! ja lá ia um tempinho desde o ultimo post. Cheguei a pensar.. será que alguem decidiu calar o alvim? "Calar" é maneira de falar... mas tipo como nao vi nada nos meios de comunicação social, entendi k tavas vivinho....

    Em relação ao 30 minutos a questão é a o seguinte..
    Eu xego esses 30 minutos atrasado, pk a minha mama desde ke eu nasci, nunca me disse k portugal estava 30 minutos atrasado. è que se eu soubesse disso as coisas nao eram assim.. Ai nao! Nao.
    Mas vamos fazer um gesto nobre pela nossa nação, e adiantar os reloginhos, 1 hora e 31 minutos,.. 30 minutos para justificar o atraso portugues... 1 hora em relacao aos congeneres europeus. e 1 minutinho para sermos os primeiros :D
    abraco

    ReplyDelete
  9. finalmente!!=P

    Epah confesso! eu sou um dos Portugueses que contribui para esse "atraso de 30min"... nao porque quero, mas porque sem querer...acabo sempre por me atrasar! e juro que às vezes até queria mesmo ser pontual!xD
    bjs

    ReplyDelete
  10. olha eu acho que ha pessoas que estao sempre a correr e esquecem-se que estao a atrasar a sua vida.
    ha pessoas que correm , que chegam a tempo a tudo , fazem tudo , mas nao tem nada. e preferivel chegarmos atrasados a nunca termos vida, o que me dizes a isto? eu sou um pouco assim...

    ReplyDelete
  11. Bem..Nunca tinha assistido a este programa do Boa Noite Alvim, mas já vi que é mais um motivo de gargalhada neste ja Pais hiper mega rifixe hilariante!A questão que se coloca é:Desde quando e que este Alvim sabe fazer este tipo de trabalho na comunicação social?Sem desprimorar o trabalho dos cameramans que sao profissionais eximios e que merecem todo o respeito, Nem ai eu o colocava este tal de Alvim de mamafude!Com os vodkas laranja corriamos o risco de ver este cheap show de pertas pro ar tal nao era a posição da camera!Ora diga a gente diga gente se este alvim de mamafude nao tem um encanto artico quando esta sozinho frente as cameras?Recapitulemos...Curto Circuito fez um role play fantastico como "The shadow!" do Rui Unas e outros apresentadores
    No tal programa em que o fenomeno Gato fedorento se lançou, foi um perfeito anormal ao lado do talento do Nuno Markl.Mais provas?Aqui não pode ser oral mas dá gosto ouvir a Alexandra Coelho!No dia em que resolvi vir a este tipo coiso blog felizmente estava em casa, e por vezes em casa leio literatura com qualidade e não contos para pseudo-homens, mas sim para miudos que teem o cabelo desgrenhado e a cara cheia de espinhas esperando vir a ser como o seu super homem cuja a sua kriptonite e a sua clara falta de talento.Agora este Alvim de mamafude, armado em PT Barnum de segunda tem um coisinho show deste genero esta coisa, onde tenta fazer os seus convidados de elementos de freak shows soltando um riso genuino e forçado que tem caracterizado isto ou aquilo que se apelida de carreira!Da motivos para rir!Mas não perco a esperança em ti Alvim de mamafude!Um dia..um dia..longa se torna a espera já diziam os xutos - Uma prova de talento!Adeusinho.Cumprimentos. Semeao Jaleca (semeaojaleca@tugamail.com)

    ReplyDelete
  12. ola ola, ja estava aquia a morrer de saudades suas, pensei que já se tinha esquecido dos pobres mortais...

    opa devo confessar que eeses tais 30 minutos também fazem parte do meu dia a dia, mas sinceramente não vale a pena chegar a horas...juro que já tentei e sabes o que me aconteceu???
    acabei por ficar á espera de alguem 30minutos, posto isto vais vale chegar atrasada :P

    beijinhus grandes e parabens pelo programa ta muito bomm

    e já sabe apareça por aqui que é sempre benvindo faça de conta que o blog é seu :P
    encontramonos no festão do milénio ***

    ReplyDelete
  13. Bem vindo Alvim...já tinha saudades de te ver por estes lados!

    Eu ando muitas vezes atrasada (hora de entrada no escritório, encontros com amigos e namorado), mas em compromissos como reuniões e outras combinações profissionais até sou pontual...e o incrivel, é que muitas vezes tenho que esperar bem mais de uma hora, para que a reunião se inicie...e assim andamos felizes e contentes a contar com os atrasos dos outros...e à conta disso, muito em breve estaremos bem mais atrasados que meia hora ;)!

    ReplyDelete
  14. não fosse Portugal um país atrasado e não teriamos um "duque" (d.duarte) que nem num baralho de cartas seria util...
    Ta dito ta dito...
    e já agora faço uma publicidadezinha ao meu bloguito www.compotademorango.blogspot.com
    abraços

    ReplyDelete
  15. Fala-se de Portugal como se de um recanto do mundo, onde, há muitos anos, aviões de um qualquer país inimigo terão lançado pozinhos mágicos e afectado as capacidades psíquicas dos portugueses. Problemas esses que se tornaram hereditários e incuráveis.
    Não vai lá com antídotos, nem com boas doses de bom senso e, muito menos, com rábulas que os nossos queridos humoristas fazem questão de escrever, de modo a todos nós fazermos uma introspecção e, quem sabe, curarmo-nos, milagrosamente, dessa doença que é ser português!

    Alvim, eu entendo-te e muito! Eu atraso-me, não meia hora, mas dias!

    Mas não há motivo para generalizações... nós até temos qualidades!

    Desafiava-te a fazeres um post do melhor que nós temos... até pode ser curtinho, mas era giro!

    Beijo da doida

    ReplyDelete
  16. Raros, muito raros são os casos de pessoas que, actualmente, singram no “mundo do entretenimento” e que não sejam naturais da Capital.
    Refiro-me em particular às pessoas que escrevem “humor”.
    Pode até parecer mentira, mas uma pequena e simples pesquisa de mercado vai resultar nos seguintes factos: os actuais “gurus do humor” estão, quase todos, na casa dos trinta; nasceram na Capital, e, o mais inacreditável: conhecem-se desde os tempos dos bancos da escola primária.
    Isto leva-me a deduzir basicamente três coisas: a primeira é que as escolas primárias da Capital têm óptimas condições para o ensino do humor, a segunda é que Portugal é um país muito dado a grupinhos, e a última dedução ainda não a entendi.
    Seria extremamente injusto da minha parte não admitir que existe algum mérito ou talento da parte de quem escreve “humor” hoje em dia, por isso, é melhor passar à frente.
    O meu, diga-mos, “conselho” a quem tiver pretensões de um dia ganhar a vida a escrever humor e não seja da Capital, é o seguinte: Desistam!!

    Ok, eu tinha guardado esta solução só para mim, mas como não nasci na Capital vou partilhá-la: procurem… procurem bem, e com um bocado de sorte e um bom desodorizante, talvez encontrem na família de algum “mestre do humor” uma irmã (ou irmão) por casar, não pensem duas vezes, é a única solução.

    Felicidades.

    ReplyDelete
  17. O pior nisto dos 30 minutos da praxe é quando estamos habituados (como eu) a ter de chegar a horas (sim, na Suíça é assim) e então chegarmos 5 ou 10 minutos adiantados... e já faz 40 minutos de atraso!

    Acho que devíamos ter um fuso horário só nosso, assim como assim o "nosso" governo parece que vive num mundo só deles...

    ReplyDelete
  18. O teu programa tem sido o máximo. Ah e também li a tua reportagem na FHM de Junho e a história do cabelinho e tal... xD

    Quanto ao tema só tenho a dizer uma coisa: ATRASADO!!!

    ReplyDelete
  19. ai como eu te compreendo...o meu namorado chega sempre com quase 1h d atraso..é desesperante! detesto atraso!
    by the way ...welcome back!! e mt obrigado pela excelente noite q ofereceste ao ppl na queima de évora!!!
    Cumps!

    ReplyDelete
  20. adorei esta cronica....e todas as outras que leio de manhã.....:)

    ReplyDelete
  21. finalmente..vinha sempre aqui com a esperança de ver mais um post teu..mais uma vez percebo k valeu a pena a espera...
    mais um texto mais uma genialidade escrita..lol

    irmão quimigal..abraço

    ReplyDelete
  22. Vê lá se escreves para a revista Gina. Ah isso não escreves.

    ReplyDelete
  23. Boa noite, quer dizer, boa tarde, Alvim.

    É a primeira vez que aqui venho, mas está decidido que vou voltar.
    Gostei de tudo, principalmente da forma como escreves.

    http://oledorado.blogspot.com/

    ReplyDelete
  24. Alvim, Bibá Pita e uma garrafa de Jameson... já estou a ver no que isto vai dar...


    Tó do Samouco

    www.samoucoaorubro.blogspot.com

    ReplyDelete
  25. Alvim a 1º Ministro!!!

    ReplyDelete
  26. Boa Noite Alvim! =P
    Por acaso, tenho acompanhado os teus textos no Metro, e digo-te que gostei muito do "Quando se gosta".

    Continuação de um optimo trabalho, bjinhos.

    ReplyDelete
  27. gostava de saber se nao ha nenhum sitio onde ler as cronicas do metro... agora que estou de ferias e ja nao vou pra lisboa, ja nao posso ler o metro todas as quintas feiras, qual ritual sagrado que eu tinha de me meter no meio das multidoes por um jornal, apenas pra ler aquele texto nas paginas centrais xD

    e uma ideia... porque nao, fazer um vlog ao estilo do "vai tudo abaixo" e "ediçao extra"?

    cumprimentos :)

    ReplyDelete
  28. tantooooooooooooo tempoooooooo

    ah

    tava a ver k nao!

    p.p.

    ReplyDelete
  29. Antes de mais parabéns pelo blog!
    Continue com o bom trabalho!
    Convido-o agora a visitar:

    http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    Futebol e política num só!
    Actualizações diárias!
    Já agora se quiser adicionar à sua barra de links laterais esteja à vontade para o fazer!
    Obrigado!

    ReplyDelete
  30. Bem vejamos, nao li nem um bocadinho deste post que fizeste.. e também não posso dizer "já tinha saudades" como muitos dos comments
    aqui dizem.. mas é só para dizer que penso que a letra da canção do titulo do teu GRANDIOSO (de tamanho mesmo..) post é "Voltei voltei, voltei de lá, ainda ontem estava em França e agora já estou cá!",e não Voltei voltei, voltei de lá, ainda agora estava em França e agora já estou cá!".. Penso que era importante corrigir este erro terrível que cometeste!

    Brevemente volto aqui para reler este post.. De qualquer das formas gosto de ver o boa noite alvim.. e gosto da girava, do papel de parede não tanto, mas pronto sao pormenores.. E gosto de te ver a colocar o auricular (que sao pouquinhas vezes, sem dúvida).. é sexy..

    ReplyDelete
  31. era girafa e não girava.. penso que o animal nao gira.. ^^

    ReplyDelete
  32. Onde andas ALVIM???

    Gostei de ver o Boa Noite Alvim no blog do Nuno Markl... muito bem :)

    Gostei muito Hehehe

    ReplyDelete
  33. Em relação à Espanha garanto-te que é 1 hora e não 30 minutos.

    ReplyDelete
  34. Alviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiim!

    ReplyDelete
  35. Nomeei o teu blog para as 7 Maravilhas da Blogoesfera.

    ;)

    O que é?
    Resposta: Depois da ideia de se elegerem as 7 Maravilhas do Mundo, alguém teve a brilhante ideia de eleger as 7 Maravilhas de Portugal. E como se não bastasse, outra alma iluminada teve a ideia de fazer a votação para as 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. Agora alguém também se lembrou de por a votação as 7 Maravilhas da Blogoesfera.

    O regulamento pode ser visto em: http://ideiasprivadas.blogspot.com/2007/06/7-maravilhas-da-blogoesfera.html

    Obrigado pela tua contribuição em melhorar a pasmaceira que é o meu trabalho.
    Curto imenso o teu blog ;)

    ReplyDelete
  36. voltaste ou vieste so mostrar o mercedes novo?

    ReplyDelete
  37. allllllllllviiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiimmm tinha saudades tuas !!!!!!! estiveste atrasado desde o dia 30 de abril, agora faz as contas!!!!!

    alvim olha esta anedota: uma loira entra num banco (um banco a sério, pode ser a cgd) com um gato bebé entre as mãos. vai ao balcão e grita: 'isto é um assalto. tudo quieto ou aperto o gatinho!!'

    eheheh

    ReplyDelete
  38. Bem, Portugal atrasado uns 30 minutos... se atribuirmos 30 minutos de atraso a casa habitante deste país à beira mal plantado, estamos lixados. Não é?

    Bem, eu por mim ficava-me pelas danças.

    Danças?

    ReplyDelete
  39. Portugal atrasado 30 minutos?.. Não será mais? Pelo menos a net está atrasada uns anos tecnologicamente! Para termos melhos serviço a melhores preços assinem o nosso manifesto.

    ReplyDelete
  40. Ninguém melhor do que tu, Alvim, para falar sobre chegar sempre atrasado a todo o lado...

    ReplyDelete
  41. Ya veo que hay mucho tránsito.
    Pero es que he llegado por casualidad y tenía que decirte que me gusta lo que escribes.

    Y que si Portugal va 30 minutos atrasado, España no ha arrancado todavía, la siesta paraliza el país de 4 a 6 de la tarde!!!

    Un cordial saludo.

    ReplyDelete