Monday, October 13, 2014

7ª EDIÇÃO DO FUTUREPLACES: O MEDIALAB DE CIDADÃOS PARA CIDADÃOS




Debates, laboratórios, cinema, concertos e muito mais.
Os media ao serviço dos cidadãos, de 15 a 18 de Outubro, no Porto. 
Uma realização do Programa UTAustin-Portugal para os Media Digitais.

Desde o início do FUTUREPLACES que o mote é o papel dos media na sociedade e na cultura. Nesta 7ª edição, o FUTUREPLACES assume este projecto de continuidade, com laboratórios, concertos, cinema e debates. Todas as actividades são gratuitas e de livre acesso.

Esta edição traz novidades e novos territórios a explorar, consolidando o sucesso dos formatos anteriores. Heitor Alvelos, professor da U.Porto e director do FUTUREPLACES, destaca para esta edição "a necessidade de pensar cidadania como produção de informação e cultura em nome próprio”, bem como "a capacitação de cidadãos para modelos de participação social reais, tangíveis, consequentes". É um trabalho em curso, que em anos anteriores contou já com nomes de referência como Peter Sunde, Siva Vaidhyanathan, Nancy Schiesari, Jon Wozencroft, Hiperbarrio e Laura Malacart. Comunidades locais apoiadas pelo FUTUREPLACES incluem o movimento de músicos do Stop, Rádio Manobras, ±, Museu do Resgate e Portugal Portefolio.

PALESTRAS E DEBATES
As sessões vão atender na pedagogia de produção cultural e social. Jillian York (Electronic Frontier Foundation) e Diane Peters (Creative Commons) lideram a lista de oradores convidados deste ano do FUTUREPLACES. York destaca-se pelo trabalho na área da liberdade de expressão e Peters actua no campo da organização legal e estratégica. É também na sua presença que a parceria entre o Creative Commons Portugal e o Grupo de Investigação Media and Perplexity, sediado na Universidade do Porto, tem a sua primeira expressão pública.

LABORATÓRIOS
Dado o sucesso dos laboratórios de cidadania em anos anteriores, este ano há nove workshops disponíveis para todos. Com acesso livre e gratuito, este formato permite uma forte interacção entre participantes de proveniências muito diversas.
“Portugal Portefolio” e “Games to The People” são dois laboratórios que repetem este ano, por toda a adesão e reconhecimento que conquistaram na edição anterior. Mas há novidades, que trazem sinfonias e novas vozes. “The Oportosmouth Sinfonia” é uma das surpresas, prometendo produzir um concerto para guitarristas sem experiência prévia em menos de 24 horas. Em parceria com a Rádio Manobras, uma série de laboratórios traduzirá vários campos do saber para o público da cidade.

CONCERTOS
Em parceria com a Associação Sonoscopia, salienta-se a actuação de If, Philippe Petit, Al Margolis e Mia Zabelka numa sessão conjunta do ciclo Microvolumes. Jaime Muñarriz Ortiz / Drubh e Len Massey são dois outros nomes-chave, aos quais se junta a FuturePlaces Impromptu All-Stars Orchestra, orquestra variável de músicos locais que voltará a encerrar o ciclo de eventos pela sétima vez consecutiva.

CINEMA
Um dos pontos fortes do programa deste ano do FUTUREPLACES recai no filme biográfico de Aaron Swartz, activista da cultura livre recentemente falecido. “The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Swartz” será o mote para uma abordagem colectiva às fronteiras da legalidade e legitimidade do acesso e produção de conhecimento. 

MEDIA LAB
O FUTUREPLACES deste ano promete voltar a surpreender com novas abordagens, artistas influentes, investigadores e académicos internacionais. Aberto a todos os cidadãos, todos são participantes nesta mistura improvável de possibilidades culturais, criativas e mediáticas. A edição de 2014 ocorre de 15 a 18 de Outubro, na cidade do Porto. O evento, com todas as actividades livres e gratuitas, repartem-se pela Associação Cultural Sonoscopia e pelo Passos Manuel (actividades nocturnas) e residem no Pólo das Indústrias Criativas do UPTEC (PINC) durante o dia.

Informação permanentemente actualizada em futureplaces.org

No comments:

Post a Comment