Friday, November 02, 2012

Inquéritos de férias do Jornal Metro


 
Mami Pereira (Freelancer de sucesso. Quase nos 30. Quase Viajante Profissional. Ide ao Google.)

- Umas ferias
Estive a fazer a matemática e cheguei à conclusão que tenho 20 dias de ferias por cada dia
 de trabalho. Se fossemos todos assim não havia cá desemprego. Claro que tínhamos que ser bem pagos, bebíamos Piñas Coladas com resina q.b e batíamos palmas ao pôr-do-sol. O único problema é que depois andaríamos todos por ai a resmungar “Maldição, vai ser mais um dia lindo!”.

- Uma ideia
Dou duas. Mas não se espere coisa digna do século, são pequenas ideias, nem assim, nem assadas que em todo o caso tornariam o país mais feliz. Primeiro aquelas camas com “Magic Fingers”, bota-se a moedinha e o colchão chega a uns 6.3 na Escala de Richter e segundo, aquelas discotecas dos anos 70, com pistas circulares para se patinar. Por si só não resolvem a crise mas misturadas com o resto, quem sabe?!

- Uma asneira
Eu não acredito em dinossauros! Sei que há fosseis e tudo. E sim, chorei no Vale Encantado e apaixonei-me pelo Jeff Goldblum no Jurassic Park mas a mim ninguém me engana.

- Uma paixão
Se o leitor chegou a esta parte pronto para saborear as minhas aventuras picantes passadas em Armação de Pera, pode tirar o equino da precipitação e ir ler a “Introdução à Arquitectura” do Taveira. A minha maior paixão de ferias não foi um barman chamado Gerson, foi uma loucura culinária chamada “Hello To The Queen”. Agora sim, podem entrar os sensuais acordes do saxofone,
enquanto eu molho a colher em gelado de baunilha, chocolate quente, neve de coco e alguns cajús naufragados numa cama de bolacha esmigalhada. E isto comi eu nas praiinhas de Goa, enquanto via as vacas sagradas pastar areia e o barman Rashid me fazia olhinhos e eu dizia “Ó Rahid, deixa-te de lá parvoíces e trás-me outro igual a este.” Ele suspirava… Devia andar a estudar arquitectura.

- Uma curiosidade
A esferográfica Bic escreve 2 Km. Eu nunca acabei uma esferográfica mas é com certeza uma das minha palavras preferidas, isto, se estivermos a falar de economatos. Se não estivermos, gosto muito de algibeira.

- Uma pergunta
O que eu gostava de saber é porque é que nos obrigavam a ver a “Guerra do Fogo” quando tínhamos 12 anos e depois aquelas cenas românticas nunca saiam nos testes.

- Uma resposta
Para dizer com mão na anca e voz brejeira “Ai meu desgraçado, o livro que tu lestes já eu me esqueci da cor da capa!”

- Uma lição
Quando o vinil está riscado já não há volta a dar.

- Uma aventura
Isto começa com uma melodia pirosada do Juan Luis Guerra e eu estou há 15 noites a dormir numa rede, em Cabo de La Vela, umas praias, ali como quem chega à Venezuela. Era o Éden, até me palmarem os trocos todos. Tenho um dia para chegar a Bogotá e apanhar o avião. Tchantchantchan… O dono da rede oferece um cabrito e uma borracheira e promete boleia num autocarro de evangélicas que parte ao nascer do Sol. Duas horas de canções sobre el Señor Jesus mais tarde, apanha-se a boleia dos motoristas sexagenários que queriam era hacer el amor e até me levavam a Lisboa, quanto mais a Bogotá.
A Aventura ainda teve 5 horas de padre a dizer a missa, rusga de militares à procura do desertor que queria ferias, apreensão de 13 Quilos de arroz, galináceos e criancinhas cantantes e todo o tipo de comida refogada a ser vendida abordo. E eu sem um cruzado para comprar uma gorila! Querem saber outras? Googlem “Chamuças de Bacalhau.”

- Um segredo
Eu não sabia mas o meu signo Maia é Macaco Elétrico Azul. Eu também não sabia que tinham sido os Maias a inventar a eletricidade. Mas sei que foi o Eça de Queiroz quem inventou os Maias. Agora o signo Maia do Eça de Queiroz, isso sim, é um segredo!

- Uma invenção
Eu inventei A Arqueolojista (www.arqueolojista.com) e não sendo sardinha vou-lhe puxar a brasa. Mesmo que seja apreciador de outro tipo de peixe não deixe de espreitar. Olhe que não tem nada a ver com o Mar.

- Um desabafo
“A comida era péssima e ainda por cima as doses eram mínimas”.

- Um problema
Problema têm as pessoas que estão doentes com Beribéri. É uma doença tramada e com aquele nome ninguém a leva a serio.

- Que vitamina nunca serias
Confesso não achar grande graça à vitamina H. Para além de só existir em alimentos francamente chatos e integrais só serve para evitar eczemas e dermatites. O facto de também não acreditar no H não ajuda…

- Fim
Isto é daqueles fins que dizem “Mami casou com o namorado de infância que afinal era mesmo barman e viveu até aos 90. Pelo meio, foi uma escritora de sucesso, tendo enchido numerosas gavetas, convenceu a raça humana que andava, há séculos, a comer a parte errada do pistachio e deu mais voltas ao mundo que o mundo lhe deu a ela, pelo menos, quase!”

 


 

No comments:

Post a Comment