Monday, July 20, 2009

Primeiro comentário à speaky.tv.




Antes de lerem esta mensagem, acho importante que saibam que aqui a revelo por me parecer que é deste tipo de comentários que são necessários - independemente de concordarmos ou não com eles - por me parecerem construtivos e válidos e por ser clara a intenção de tornar as coisas melhores. Não conhecendo o zé dos bits de lugar algum tenho-lhe apreço para manifestação opinativa que se segue. Eis a mensagem enviada.



Por zé dos bits



Antes de mais, tenho de dar os parabéns ao Alvim pelos grandes projectos que tem desenvolvido. Desde cedo venho acompanhando a sua evolução com grande satisfação.

Parabéns também pelo excelente projecto que é a Speaky.tv. Sem dúvida preenche uma lacuna existente na televisão. Apesar da Sic Radical dar já um grande relevo ao espectador jovem, inclui ainda uma larga faixa etária, tornando assim a Speaky.tv o único "canal" específico para o jovem/jovem adulto. A metodologia informal (que aproxima o telespectador) mas com bastante conteúdo é uma aposta ganha (e barata), coisa que o caríssimo director Alvim já percebeu.



Bem sei que se encontram apenas no inicio e algumas coisas precisam de ser melhoradas.

Eu, como um telespectador jovem genérico posso apontar algumas.



Em primeiro lugar o site está bastante bom, tendo sofrido recentemente a modificação para o modo "on-demand", que é bem vista, mas que tornou o site muito mais compacto e simples, tendo espaço para incluir muitas mais coisas para além do player. Ou seja, aproveitar o espaço que agora sobra para conteúdo. Ou últimas notícias, secção de comentários, fotografias, até publicidade... enfim, tem espaço para muita coisa. Só um aparte, cuidado que quem utiliza o firefox com o extra "Adblock" ligado não tem acesso ao player.



Em segundo lugar, tentem gravar as entrevistas do programa Next na hora de almoço, que aquilo com o som das obras por trás não fica nada bem, apesar de ser um programa interessante.



Em terceiro e último lugar, tenho de falar do Orgasmo Carlos. Aquilo parece-me alternativo demais... Eu não percebi se o propósito era mesmo achar aquele primeiro episódio incrivelmente estúpido, ou se haveria algum sentido obscuro que me passou ao lado. De qualquer maneira, acho alternativo demais...



De resto os programas estão bastantes bons.

O É como diz o outro está sublime.

Gostei também da opção de "contratar" o Projecto Diferido pois aquele vídeo do youtube está fabuloso, só espero que no futuro consigam iguala-lo ou supera-lo.



Fazia só uma sugestão: uma "magazine" sobre tecnologia. Eu sei que existe já o Tele-escola com uma secção de tecnologia (um pouco polémica, já que somos ensinados a ter acesso a um computador sem a password, mas nós gostamos de polémica!) mas que se limita a explicar tutoriais para fazer algo. Creio que seria uma boa aposta ter um programa onde se abordasse as últimas notícias do mundo da tecnologia, informática, gadgets, video-jogos, etc. O público alvo de um programa do género é exactamente o público alvo do canal, embora mais masculino, e consegue-se fazer facilmente algo informal e "low-cost", pois basta mostrar vídeos do youtube e páginas de Internet aliados a um narrador.



Os melhores cumprimentos e continuação do bom trabalho desenvolvido.



Zé dos Bits.

7 comments:

  1. E vai daí que, com a história que é a noite e o dia, me esqueci de elogiar o Speaky.Tv .

    Muito honestamente, acho que avultas sempre os teus projectos. Com grande mérito, palavra seja dita. Acho-o um canal em bom, daqueles para estar sempre sintonizado. Daqueles que não passam badalhoquices com as quais eu não engraço (as novelinhas).

    Concluo. Falando desta vez da 365 que é uma pena não existir a cada esquina. Farei assinatura,claro está. Agora é que concluo. Concluí.

    ReplyDelete
  2. O som é sem dúvida uma área a melhorar. Atenção ao ruído e à musica de fundo, que às vezes está tão ou mais alta que as vozes dos intervenientes.

    De resto, estão de parabéns.

    ReplyDelete
  3. Temos um novo tipo de crítico! O crítico de Televisão Online!
    Parabéns pela Speaky TV.

    ReplyDelete
  4. Eu utilizo o AdBlock do Firefox e acedo perfeitamente ao player da Speaky.tv.

    ReplyDelete
  5. Mai nada !


    F.D

    ReplyDelete
  6. Gostaria só de dizer que ao início o site tinha um layout diferente, com muita personalidade. E de repente está muito fraquinho e os vídeos têm menor qualidade. Vai voltar ao formato inicial. Espero que sim. De resto, parabéns Fernando Alvim!

    ReplyDelete
  7. "Ou seja, aproveitar o espaço que agora sobra para conteúdo. Ou últimas notícias, secção de comentários, fotografias, até publicidade..."

    O Zé dos Bits anda a ver coisas que eu não vejo... :( é problema meu ou é dele?

    ReplyDelete