Sunday, July 19, 2009

A noite não tem Eclipses ( pelo menos solares)





A grande vantagem da noite em relação ao dia, é a personalidade das pessoas. Tivesse o dia, a personalidade de muitas delas quando saem à noite, e aqui vos asseguro que tudo seria tão mais simples. Mas não é. De dia, as coisas irritam mais, exaltamo-nos ao telefone, dizemos palavrões pouco ortodoxos, odiamos o condutor do carro da frente, o do lado, o que vai atrás a fazer sinais de luzes – Será a polícia? - odiamos este mundo e o outro e achamos sempre que a nossa empresa, podia ser muito melhor se existissem mais pessoas iguais a nós. Que pena só existir este exemplar. O mundo perde tanto por isso. Tanto.



A grande sorte da noite é não ter nada disto e mesmo que tenha pequenas irritações são, como se sabe, muito rapidamente ultrapassadas. O melhor exemplo disto, é quando um copo se parte. Em nenhum outro sítio como a noite, este incidente é aceite de uma forma tão compreensiva. De tal modo, que muitas das vezes não só se aceita tal infortúnio como se brinca com isso, anunciando o conhecido grito colectivo “ Paga! Paga!”. O dia, mais uma vez, devia aprender com a noite. Devia importar-lhe comportamentos, perceber porque raio as pessoas, as mesmas pessoas que dia são tão austeras e rígidas pela manhã, são à noite, tão alegres e tolerantes com o que pode acontecer. O dia devia ser um pouco mais de noite e os eclipses são um sério aviso disso. Reparem que não há eclipses à noite. De repente, num instante, a noite não se transforma em dia, nem vemos as pessoas todas a olhar para o céu com umas radiografias rídiculas. Quando muito para o tecto , enquanto se fuma um cigarro e se pergunta “ Foi bom também para ti?”

E porquê? Porque a noite não precisa do dia para coisíssima nenhuma, enquanto o dia já sim. O dia tem a imagem do rapazinho bem aprumado e que todas as mães gostariam de ter como genro, mas com verdade, não exalta nem coloca as pessoas de braço no ar para celebrá-lo. Já a noite não. A noite é mulher decidida e moderna, que gosta de divertir-se e não passar mais de metade do seu tempo a ver telenovelas do Tony Ramos ou do Fagundes. A noite não precisa do Ramos. A noite não precisa do Fagundes. A noite precisa só de si. E isso basta-lhe.

2 comments:

  1. Há pessoas que se transformam de forma assusadora à noite. É o tempo especial para "soltar a franga", as horas sem compromissos, com responsailidade q.b. e a excelente oportunidade para descomprimir e esquecer tudo o que lhes tem vindo a atazanar a cabeça. O que é óptimo!

    Bj,
    (i)

    ReplyDelete
  2. Eu tenho que concordar contigo profundamente. Durante a noite há muito mais calma e sede de bem-estar.
    Conto-te que na sexta-feira o carro que me levava à vadiagem levou uma valente buzinadela do candutor de trás, e os comentários teceram-se assim: "Coitado deve vir do trabalho". Português que é português não responde assim a uma buzinadela. Durante a noite responde.

    Até tinha outra na manga. É que eu quero crer que à noite somos todos muito mais bonitos do que durante o dia.

    A noite é a benesse pós-dia. O dia é a ressaca da noite.

    ReplyDelete