Wednesday, December 31, 2008

Hoje vou estar aqui. Centro cultural de Aveiro. Mas também na Alfândega do Porto.






Por uma qualquer razão que eu não percebo muito bem, Aveiro é a minha cidade portuguesa preferida. Não é a primeira vez que o revelo, embora não me importassse muito de viver igualmente em Nova Iorque ou então Praga. Contudo, Aveiro tem qualquer coisa diferenciadora. Volto a dizer que não sei bem o que é, aliás, não sei de todo. O que eu sei, é que gosto de chegar à Aveiro, de ir à Praia da Barra, de beber uns copos na Praça do Peixe onde em tempos existiu um bar que se chamava " Luis-arma-Estrondo". Costumo dizer que se um dia for rico, gostava de comprar uma casa em frente à Praia da Barra. É possível que nunca a venha ter, é quase certo que nunca venha a ser rico, mas fica a intenção que é isso que agora importa. Mais do que em Nova Iorque ou Praga, eu gostava mesmo era de ter uma casa em frente à praia da barra em Aveiro. Com uma varanda ampla. Com calor lá fora e um dry martini com duas pedras de gelo.

Hoje é o último dia do ano e neste dia penso sempre na vida. Eu detesto pensar na vida e talvez por isso me recuse a conduzir durante largas horas. As longas distãncias faço-as invariavelmente de comboio ou outro meio que me possibilite ler ou escrever durante o caminho. Se eu estiver a conduzir e não puder fazer nenhuma destas duas coisas, acontece isto que está a acontecer hoje: penso na vida.

Acordei agora mesmo, é 1 da tarde na minha janela. Falta meio dia para 2009 e a minha cabeça só pensa naquilo que terei feito em 2008 e sobretudo naquilo que quero fazer em 2009.

Neste último dia, naquela tortuosa passagem da meia noite, estarei a fazer o que eu mais gosto nestas alturas, que é precisamente passar música e fazer a contagem dos últimos segundos. Com uma novidade, uma espécie de segredo para os visitantes deste blog: Pela primeira vez, esta contagem será feita para dois locais ao mesmo tempo. Isto é, farei a contagem ao vivo no Centro Cultural de Aveiro - onde estou a passar música até às 05 - mas também para a Alfandega do Porto, para onde me encaminharei depois dessa hora. O que importa mesmo, é que em qualquer um destes lugares, em qualquer uma das horas, em nenhum momento, eu pense na vida como sempre me acontece quando conduzo o meu carro por estradas que nunca terminam e onde nunca há ninguém para pedir informações ( nestas estradas , o gps nunca funciona) .

Mas pronto, o que resta dizer, é convidar todos a virem daí darem-me um abraço à meia noite e desejar obviamente um ano de 2009 que seja tão bom quanto o do Cristiano Ronaldo em 2007 e melhor do que o de Obama em 2008. Que todos vocês, durem mais que o Manuel de Oliveira.

Um grande ano de 2009. Se quiserem saber mais sobre qualquer uma destes estupendos acontecimentos, devem fazê-lo em: producoesestafermo.blogspot.com. Até já.

25 comments:

  1. Olá Alvim,

    concordo contigo em relação à cidade de Aveiro. Para mim, é uma cidade com magia...e não sou aveirense!

    Vai ser-me impossível presenciar os momentos que mais gostas, mas espero que para o próximo seja possível!

    Desejo-te um grande ano de 2009 com muita magia!

    beijinhos

    ReplyDelete
  2. Um Bom Ano Novo para ti também!
    Beijocas

    ReplyDelete
  3. Até já Alvim!

    ReplyDelete
  4. Grande Alvim Parabéns pelo teu trabalho!! Se tivesse mais aí para cima, dava um pulo a Aveiro na certa!!
    Que tenhas um 2009 Glorioso e cheio de coisa boa!!
    Forte abraço.

    ReplyDelete
  5. Aquele abraço, Fernando. Bom ano para ti.

    ReplyDelete
  6. fdx alvim, tu hoje foste o chamado DEUS :D

    bons 2009's e afins! :D

    ReplyDelete
  7. E não é que foi uma noite do caneco?!

    Arrependam-se todos os que torceram o nariz a este evento, para o ano estão lá de certeza...

    Reveillon em Aveiro, muito bom!

    PARABÉNS

    ReplyDelete
  8. nao preferias que hoje fosse dia de levar o carro a inspecçao? Abraço!

    ReplyDelete
  9. temos o mesmo sonho. uma casa na praia da barra viradinha para o mar. se um dia eu for muito rica, cumprirei o meu sonho, e prometo deixar o local à tua disposição, se ainda não fores muito rico ;)
    abraço neste novo ano, e sê sempre benvindo a aveiro

    ReplyDelete
  10. Então?
    Mas que grande Passagem de Ano! Hoje já é dia 2... Ainda lá estás?

    Beijocas

    ReplyDelete
  11. Bem, o que eu dava pelo dom da ubiquidade... Já quanto ao GPS, pois... é triste admitir mas ser loura ajuda muito:)

    (Gostei muito do texto! Honestly!)

    ReplyDelete
  12. Alguém que concorda comigo em relação a Aveiro. :D
    O bar de que falas acho que era simplesmente chamado de Estrondo, "acho", porque nessa altura ainda pouco saía.
    Um abraço de Aveiro.

    ReplyDelete
  13. Pois, e valeu a pena. Via Antena 3 pude ouvir o verdadeiro e glorioso espétaculo/reveillon que se passou na Veneza dos pequeninos - Aveiro, graças a voces. Bem que eu gostava de ter estado no meio dessa enorme multidão. Estavam ao rubro! Bom 2009!
    - já agora, parabens pela capa na Dica da Semana. Isso sim, a verdeira gloria conquistada ao fim de tantos anos de trabalho arduo -

    ReplyDelete
  14. Fernando Alvim,

    Muito Bom Ano NOVO ao homem que defende que o horário dos check-outs nos hotéis não pode continuar a ser às 12h. Eu! Não podia estar mais de acordo...

    Muito boa noite ao tipo mais cool e alternativo que conheço, que leva a cabo "365" dias do ano, sem quase nunca usar o termómetro, farta-se de beber uns copos com o Nuno&Nando, que nunca passou em nenhuma Prova Oral e que de vez em quando entra-me pelo "piqueno" ecrã lá de casa...

    A ti...és o maior...

    Em princípio não terás tempo, nem vontade de ler um testamento destes, igual ao que escrevo, mas aqui fica, ainda assim! Sempre é algo engraçado, partilha-lo com alguém que, diga-se o que se disser, também escreve umas coisas.

    Contudo, numa das últimas vezes, das poucas vezes que vejo e olho para o pequeno ecrã, ouvi alguém dizer, enquanto te entrevistava que se estava a assustar contigo...e eu, eu tenho de partilhar da mesma opinião que esse alguém...porquê?

    Porque, acho que, aos poucos, te estás a tornar num verdadeiro intelectual - o Alvim do CC, do Perfeito Anormal, do Boa Noite Alvim, da noite em discotecas a passar música e de todos os outros que te fizeram grande - um intelectual. É verdade...alternativo é certo!

    Não deixo, contudo, de te dar os meus parabéns por, ainda assim, o fazeres muitíssimo bem! Ou seja, sem querer dar graxa demais, mas já tendo dado à brava, ainda que intelectual és um porreiro do meio Audiovisual.

    Fica um Grande Abraço de BOM ANO 2009...peço-te que não me censures desta vez.

    Tiago Maria d'Aubigné
    http://pedalarparaalem.blogspot.com
    http://westerneutour.blogs.sapo.pt

    ps-por acaso não foste tu que disseste aos "Gato Fedorento" para brincarem com a palavra piqueno, porque eu já te tinha dito o mesmo relativamente o Senhor Fernando Ulrich. Estou a brincar, mas lê esse meu comentário e vais perceber.

    Mais uma vez, grande abraço...Tiago

    ReplyDelete
  15. Oh alvim......eu tambem poderia dizer que Aveiro seria a minha terra de eleição.......pelo facto de ter vivido aí durante pelo menos......lol......muitos anos!!!! é bem, é bem........fico feliz por saber disso!!!!, olha, agora o indiano é no ramona!, aproveita bem, pq é do melhor que ja tive enquanto rest indiano!
    Beijo. Morsky

    ReplyDelete
  16. Concordo Alvim, Aveiro e mesmo um sitio "a maneira" para se viver!

    Mas olha, quando fores a praia da Barra, experimenta ir ao Ze da tripa... e pede uma, mas tem que ser com 2 chocolates. Depois saboreia-a junto ao mar com boa companhia ;)

    Abraço e bom 2009

    ReplyDelete
  17. Esqueci-me de retribuir o desejo de um bom 2009. Então, um óptimo 2009.

    ReplyDelete
  18. Estive lá!

    Foi a primeira vez que passei o ano com o Fernando Alvim (e também a primeira vez que estive na mesma sala que ele).

    No início fiquei um pouco desapontado pela forma como (não) eram feitas as passagens entre as músicas, mas isso deve deve-se ao facto de não frequentar uma discoteca já há uns 10 anitos. Ui.

    No entanto a selecção foi do melhor. Não ouvi brasileiradas; não ouvi espanholadas, nem tum, tum tum.

    No meio da confusão, lá vinham uns "vinho verdes", e outras antiguinhas e bem metidas para recordar.

    Uma passagem de ano diferente.
    Parabéns pela animação.

    ReplyDelete
  19. 2º Ano na Alfandega!!! Sempre muito bom... ao contrário dos fãs acima... acho bem mais interessante a Rita Mendes do que tu!!! :) Ahhahahhah...

    Ganda Festão!!!!

    Já agora... obrigado pelo cigarro!! ( quando tavas a "pôr" musica na Alfandega no Porto!:) )

    ReplyDelete
  20. Como Aveirense que sou só te tenho a dizer que ainda que não tenhas nascido cá és um grande Aveirense.

    Sejam todos Bem Vindos à nossa terra, todos os que gostarem deste pedacinho lindo são Aveirenses de pleno direito com toda a certeza!

    p.s. se vieres cá pedir tens direito a uma tripa com 3 chocolates de borla!

    ReplyDelete
  21. É só para te informar que a Praia da Barra é mais Ilhavo do que Aveiro... por isso PÁRA de dizer "ahh tal Barra Aveiro" porque só mesmo quem não é de cá é que diz isso... e se queres vir a ser dos "locals"... aprende!! ah.. e quem não surfa não é da Barra!

    ReplyDelete
  22. Ó informador?

    Deixa lá o alvim em paz..

    Monta-te num porco e assobia ó ilhavense!

    ReplyDelete
  23. Já eu detesto Aveiro, de todas as cidade onde já estive só Valongo consegue ser pior...e tenho a infelicidade de neste momento e por força das circunstâncias viver nesta cidade malcheirosa, Aveiro. Vai da sorte...

    ReplyDelete