Sunday, January 06, 2008

Morreu Luiz Pacheco e não deveria



Morreu Luiz Pacheco e não deveria. Pacheco deveria ter durado mais uns bons anos, deveria ter vivido até aos 100, até aos 200 se fosse possível. Mas não é pelos vistos, e assim lá vai Pacheco, o grande Luiz Pacheco que a par de Mário Cesariny foi desde cedo uma das minhas maiores referências.


Tal como Cesariny, conheci Luiz Pacheco há pouco mais de 4 anos. Como sempre, em busca de um texto original para a Revista 365 decidi que o haveria de encontrar nessa mesma tarde e encontrei-o mesmo, num lar no Príncipe Real onde vivia. Lembro-me de este me ter dito que estava muito cansado para escrever "Já não sai nada, secou a fonte!" mas mesmo assim autorizou uma pré-publicação de um texto seu que iria sair pouco tempo depois no livro "Raio de Luar".


Juntamente com Cesariny – que publicou um inédito na 365 – ter um texto do Pacheco na publicação de que vos falo é algo que ainda hoje me deixa com o chamado "incontido orgulho".

De resto todos falam da "Comunidade" como a sua melhor obra mas para mim não tenho dúvidas que "O Libertino Passeia por Braga, a Idolátrica, o Seu Esplendor" é o seu melhor livro.
Mas isso agora não interessa, o que importa mesmo é perceber quem é que morreu. E hoje morreu um dos maiores de sempre. Luiz José Gomes Machado Guerreiro Pacheco.

4 comments:

  1. Loucura ou genialidade?!
    Fico sempre na dúvida quando penso em Luís Pacheco... talvez as 2... sem dúvida, diferente!

    ReplyDelete
  2. Grande homem,grande escritor sem duvida alguma!!!
    Que tenha o merecido descanso!!Paz a sua alma!

    Um grande abraco,


    Francisco Catarino

    ReplyDelete
  3. orgulho tenho eu na geração que representas, a quem alguém chama rasca, que conhece Luís Pacheco

    ReplyDelete
  4. Alvim! o que é feito da 365? as vendedoras ja disseram que acabou? é verdade? terei de me suícidar???
    por favor entrem em contacto comigo estou desesperado com esse facto, já nem durmo como deve de ser... por favor... tenham misericórdia e não me ocultem informações especialmente dessas.

    bruno@exaltacaodoego.com

    ReplyDelete