Friday, January 04, 2008

Dakar. Uma notícia como se fosse uma bomba.





Compreendo os motivos que terão levado a organização do Rali Lisboa Dakar a cancelar a prova, mas parece-me que este é um rude golpe para todo o mundo ocidental. É um primeiro sinal de que estamos com medo e é bom que nos lembremos do que nos acontecia e acontece ainda, quando o admitimos: invariavelmente, levamos na cara.

Hoje foi um dia bom e vitorioso para todos os que gostam e usam da intimidação, do terrorismo e da chantagem. Um dia mau, para todos os que sabem que é um péssimo principio mostrar medo.

Eu tenho medo. Todos temos medo. Mas em caso algum, se fosse da organização, o assumiria desta forma e lhes daria esta estrondosa e ensurdecedora vitória. O medo deve enfrentar-se , em caso algum, deveremos pensar com as pernas.

No titânico duelo entre a coragem e o medo, o medo ganhou. E não deveria.

E depois disto, o que se seguirá: Os Jogos Olímpicos? A final do campeonato do Mundo de Futebol? Será que o Estoril Open poderá ser também cancelado?

Hoje foi um dia demasiado mau para o mundo. E a partir de hoje, temo bem que as coisas possam ficar muito piores.

14 comments:

  1. 100% de acordo. Hoje coincidentemente a minha frase no msn era "mais vale morrer de pé do que viver ajoelhado" (Antes de saber desta notícia. Era para mim que a escrevia. Agora pelos vistos...) Adequa-se...

    ReplyDelete
  2. P.S. Já agora, a minha palavra preferida é CORAGEM.

    ReplyDelete
  3. xiii...estás tão trágico hoje...mas realmente foi uma pena...eu iria lá estar por isso estou desolada...:p

    ReplyDelete
  4. Por falar em bomba... então e as fotos da Carolina Patrocínio na Lux desta semana! Para quem não pode, "nem mostrar o umbigo", não está mal, não senhor.

    Forte abraço

    ReplyDelete
  5. Amigo Alvim, eu não conseguiria escrever melhor... (por isso o escreves-te tu)
    É muito mau, mas a vários niveis, mas será o principio do fim das grandes competições, da reunião de massas, enfim...
    Al-Qaeda 2* - Mundo 0
    (* 2 só a contar com 11 de Set e este caso em particular)

    ReplyDelete
  6. "E a partir de hoje, temo bem que as coisas possam ficar muito piores." ESPERO BEM QUE NÃO, ESPERO BEM QUE NÃO!
    Alvim, concordo contigo e denoto muita coisa no que escreveste.

    É revoltante cancelaram um evento deste tamanho, numa cidade que albergou já inúmeros eventos à escala mundial e que tem vindo a provar ser das mais seguras...!Se não se sentem seguros em Portugal, onde se vão sentir?!
    As nossas forças policiais podem não ser tão prodigiosas na resolução dos casos nacionais, mas basta alguém estar minimamente informado, para saber que temos muito sucesso em tudo o que implica a organização de 'qualquer coisa' internacional...

    Podem tirar o rali daqui, mas não podem tirar esta verdade, provada!


    [Sugestão: Podes dinamizar o blog, respondendo a alguns comentários. E isso é interessante para todos.]

    ReplyDelete
  7. E se cancelam o corta-mato de Páscoa na Mata dos Marrazes?

    Medo, medo...

    ReplyDelete
  8. depois de ler tudo isto, é caso para dizer: quem cede uma vez...

    ReplyDelete
  9. Fernando concordo inteiramente.Em especial com a última frase Um Abraço [[[]]]

    ReplyDelete
  10. por um lado concordo contigo, mas por outro nao, nao sou apologista de colocar a vida de ninguem em perigo e se sou a favor da coragem, sou ainda mais a favor da segurança, acho que a soluçao ideal teria sido deixar os pilotos decidirem se queriam ou nao participar, por sua conta e risco, no entanto eles podem ter ganho uma batalha, mas nao a guerra..

    ReplyDelete
  11. Não conhecendo os contornos que levaram a tão drástica decisão, questiono se efectivamente foi uma questão de segurança ou meramente uma questão política.

    Se se tratava de uma questão de segurança porque não foram ouvidas as equipas inscritas ou porque não foram criadas mais etapas em Marrocos, concluido-se aí a prova.

    Aliás também não compreendo porque não existe um plano alternativo, é que a insegurança e as ameaças não são uma novidade exclusiva desta edição do rally.

    Preocupa-me se a questão é meramente política, visando o regresso à versão Paris-Dakar, fomentando o antagonismo com o mundo do islão.

    Sejam quais forem as razões, mesmo sem Dakar...2ª feira chego a Ouarzazate, onde se encontrarão algumas das equipas, que anteciparam a sua partida para hoje dia 4 e outras que simbolicamente partirão de belém dentro de algumas horas...

    Também concordo contigo, o cancelamento da prova só demonstra as nossas fragilidades...

    ReplyDelete
  12. segundo me parece foi a agencia de seguros que roeu a corda devido as ameaças terroristas que os serviços secretos franceses consideraram credíveis...

    e assim sendo não ha nada a fazer :S

    e assim foi o LisBoca - Dakar

    PCM

    ReplyDelete
  13. o que é isto afinal? para mim, nunca o terrorismo tinha ganho uma batalha. nem nos ataques aos estados unidos, nem em madrid, nem no bali, nem no afeganistão, nem em qualquer dessas terras por onde praticam a cultura do medo. segurança, sim. mas desistir deste modo não. foi o dia em que o terrorismo teve a sua primeira vitória. apenas porque se cedeu.

    ReplyDelete
  14. Estava em Belém a ver os camiões, carros e as motas que, supostamente, iriam partir no dia seguinte, quando soube que a prova tinha sido cancelada!!
    É pena, sem dúvida.

    Gosto do novo look aqui do espaço :)

    ReplyDelete