Monday, February 09, 2015

Nuno Domingues, jornalista, responde ao Inquérito do Fernando Alvim, no Jornal Metro



UMA FÉRIAS
As primeiras e talvez únicas férias de adolescente (no sentido mais destravado do termo). Talvez 1986. Numa bela aldeia nas margens do Rio Ceira, no centro de Portugal. Festas, música. Cacei, pesquei. Ficaram as caras, as amizades e o som (Scorpions, yeah!!!). Nunca mais matei um pássaro. Nunca mais pesquei um peixe.


UMA IDEIA
Uma constituição nova, que não se chama constituição, mas Carta da Liberdade. Só tem um artigo e cinco alíneas " Portugal é um pais soberano onde todos, sem excepção, têm direito a: 1) Paz; 2) Pão; 3) Habitação; 4) Saúde; 5) Educação."

UMA ASNEIRA
TDT. É um exemplo claro de como tudo o que havia para correr mal, correu. Tirando uma empresa chamada PT, não vejo mais ninguém satisfeito. Eu, que vejo a antena retransmissora da minha janela, não consigo captar TDT. Ou seja, tenho de pagar duas vezes para ver o Telejornal (a contribuição audiovisual e mensalidade ao operador de cabo).

UMA PAIXÃO
Ou uma paixão por uma outra coisa qualquer, pronto.
Amoras silvestres. As amoras são difíceis de provar. As melhores, são as que apanhamos pela fresquinha, porque no final da tarde, expostas ao sol, levam-nos a passar parte das férias no W.C.. E para apanhar amoras, pela fresquinha, temos de acordar cedo. O que, nas férias, convenhamos, não é agradável. Ou seja, e assim concluo, tive poucas paixões de férias.

UMA CURIOSIDADE
Foi uma professora que me ensinou isto. Nunca mais esqueci. Ainda hoje não sei para que serve: a raiz quadrada de 25 é igual à quinta parte de um quarteirão.


UMA PERGUNTA
Se os pés deixam de crescer, e o cabelo até começa a cair, a partir de determinada altura da vida, porque é que as unhas são como são?

UMA RESPOSTA
Não fui eu! (em inglês - It wasn't me - resulta melhor)

UMA LIÇÃO
"Vive como por magia, a vida num só dia". Sempre útil. Foi um Rádio (Macau) que me ensinou.

UMA AVENTURA
Regresso ao rio Ceira. É um rio com pouca água, no verão. Mau para canoagem, mas óptimo para subir ou descer a pé, dentro de água. Demora-se horas, e se não se partir um pé ou uma perna, é uma excelente aventura para uma tarde, ou um dia.

UM SEGREDO
Comprei uma pasta com um código de abertura. O código é 000. Ando há anos à procura da pasta. Não me lembro onde a guardei. Felizmente, está vazia. 

UMA INVENÇÃO
O sabre-luz. É um objecto que impõe respeito. E que desafia vários conceitos da física. Seria um conceito ganhador, que deixaria quem o comercializasse,. mais rico que certas empresas farmacêuticas. 

UM DESABAFO
Este governo não (me) serve. (é um desabafo que me acompanha há décadas, governo após governo)

UM PROBLEMA
É um problema real, e que tem vindo a agravar-se. Apesar de ganhar a vida a falar, na esperança de ser ouvido, sinto que sou mais ouvido quando me pagam para falar, do que quando peço por favor, para ser ouvido.

UM DESABAFO
Não tem a ver com férias, mas intriga-me, e quero por isso, aproveitar este espaço para lançar a discussão. Se a humanidade consegue explicar a gravidade e a relatividade geral, porque é que continua a juntar coelhos e ovos, na Páscoa?


No comments:

Post a Comment