Monday, December 01, 2014

Balanço Vital, com José Couto Nogueira





5 factos passados que considero fundamentais


1 – Ir para a cama com uma namorada aos 14 anos, numa época em que as namoradas ficavam em casa e os meninos iam aviar-se com prostitutas. Passei a tratar umas e outras com a mesma delicadeza.


2 - Ler o Henry Miller aos dezasseis anos. Depois de uma educação católica serôdia, cujos princípios nunca fizeram sentido para mim, a descoberta do Humanismo foi uma mudança de 180 graus.


3 – Perceber, um pouco mais tarde, que a vida começa no nascimento e acaba na morte. Os espíritos e o Criador são, tal como os fantasmas e os monstros, invenções da cabeça de cada um. Atingi a tranquilidade quanto ao sentido da vida.


4 – Viver no estrangeiro, em três países diferentes, a primeira vez aos 19 anos. Todos as culturas têm qualidades e defeitos, tornei-me um cidadão do mundo.


5 – Apaixonar-me (várias vezes, em várias alturas, por pessoas, imagens, sons). O amor, tal como a percepção que a Arte possibilita, justificam a vida.



3 coisas que gostaria que me acontecessem

1 – Viajar pelo mundo, sem limites materiais e temporais.

2 – Escrever todas as sensações que vivi.

3 – Continuar a ter a capacidade de me apaixonar.

No comments:

Post a Comment