Sunday, September 21, 2014

António Simão, actor e encenador, em Balanço Vital com o Fernando Alvim, para o Jornal Metro



5 factos que aconteceram:

1 - Entrar na primeira classe como o mais novo de todos com 5 anos e ser o mais alto da turma. Deu-me logo uma perspectiva sempre diferente do mundo e das coisas, como dizem no Brasil - tamanho não é documento!

2 - Com esses mesmos 5 anos fugi do meu pai, na rua Luís de Camões, não por nenhum motivo especial, simplesmente porque decidi ir correr mundo e ser responsável pelo meu destino... Claro que fui apanhado ao fim de dez minutos e o coitado do meu pai teve de ouvir um sermão da minha mãe. Mas foi muito importante para mim sentir nesses dez minutos que era dono do meu próprio destino, aos cinco anos.

3 - Aos 9 anos, em frente a um pedregulho enorme que devia ter aí uns cem quilos, descobri que afinal Deus não existia! Lembro-me de pedir com toda a minha convicção: " Deus, se tu existes dá-me força para levantar esta pedra e se conseguir vou acreditar e divulgar-te até ao fim dos meus dias como um verdadeiro crente." Claro que nada aconteceu, não fiquei com super-força nem me transformei em nenhum super-herói e nesse momento deixei de acreditar em Deus ou em qualquer ser divino que moldaria o nosso destino.

4 - Aos 16 anos fiquei muito decepcionado ao descobrir que afinal, estar na "marmelada" com uma rapariga era muito diferente de apreciar e extasiar-me com raparigas nas revistas e nos filmes. É que ao vivo elas ocupavam espaço, tinham peso, cheiro e cabelos que se metiam em todo o lado, e falavam. Como era e sou um típico preguiçoso, percebi logo que aquilo dava muito trabalho. Um pouco mais tarde também percebi o velho provérbio português - quem corre por gosto não cansa! E ainda mais tarde percebi um outro mais popular ainda - Trabalha agora tu que eu já trabalhei!

5 - Aos 24 anos, depois de vários cursos e trabalho amador percebi que talvez pudesse ganhar (mal) a vida como actor. Que é uma coisa que ainda me surpreende hoje em dia, não tanto como se fosse director de um canal de TV online ou assim, mas pronto.


5 factos a acontecer:

1 - Descobrir uma máquina-do-tempo! Ia fartar-me de passear, talvez até me cruzasse com o meu eu de outra época e isso provocasse um distúrbio no "continum espaço-tempo" que acabasse com a actual crise.

2 - Roubar aos ricos para dar aos pobres. Gostava de ser um às no arco e flecha e ter muitos amigos vestidos de verde e com collants, para fazer isso. Ou então ser muito rico e poder combater o crime e a corrupção com várias armas ultra-sofisticadas, disfarçando-me de morcego!

3 - Ter um filho que mais tarde fosse um ditador de marca maior e provocasse a 3ª guerra mundial, invadindo a Polónia, França e sobretudo a Alemanha, a Rússia e Israel.

4 - Escrever uma obra literária do tamanho do " Em busca do Tempo Perdido", do Proust e que essa obra retratasse de uma maneira extraordinária os últimos cem anos da nossa história, ou se calhar era melhor não.

5 - Acreditar que este meu trabalho fosse mesmo útil e muito importante dealguma forma para as pessoas, o estado e as empresas privadas. Isso é que eu gostava que acontecesse.

No comments:

Post a Comment