Friday, April 12, 2013

Prémios Novos: os grandes vencedores


A data de 10 de Abril de 2013 promete ficar para a história dos Prémios Novos como sendo a primeira de uma cerimónia que prevê anual e que terá sempre como objectivo primeiro reconhecer os novos talentos de uma forma imparcial e justa.

E estamos em crer que foi justamente aconteceu esta quarta feira numa cerimónia apresentada por Fernando Alvim (também criador da ideia) e Filomena Cautela com as participações de Samuel Úria, Júlio Resende e Elisa Rodrigues. José Anjos, Gimba e os Original bandalheira que foram a orquestra residente.

No auditório da Caixa Geral de Depósitos, foram muitos os que assistiram à subida ao palco dos vencedores, aos nomeados, aos discursos de vitória e até de derrota. Os prémios novos voltarão em 2014 com os mesmos propósitos para os quais foram criados: reconhecer os novos talentos portugueses antes que outros o façam. A edição deste ano, organizada pela Cego Surdo e Mudo, teve o apoio da Caixa Geral de Depósitos e do Licor Beirão.


Os nomeados para os prémios foram seleccionados e avaliados por um leque de jurados pluridisciplinar, composto por Julião Sarmento, Carlos Fiolhais, Elvira Fortunato, Leonel Moura, Rui Pedro Tendinha, Rui de Brito, Eduarda Abbondanza, Henrique Sá Pessoa, José Nunes, Sousa Martins, Reginaldo Rodrigues de Almeida, Pedro Rocha Vieira, José Mário Silva, João Pombeiro, Henrique Amaro, Rui Oliveira Marques, Rui Monteiro, Nuno Azinheira, entre outros. A primeira edição dos Prémios Novos conta com o apoio da Caixa Geral de Depósitos (CGD) e com o patrocínio oficial da Licor Beirão.

Eis a lista de todos os vencedores: 
Artes Plásticas: Gabriel Abrantes Ciência: Sandra Fonseca Cinema: Rodrigo Areias Desporto: Miguel Oliveira Empreendedorismo: Miguel Pina Martins Fotografia: Pedro Guimarães Gastronomia: Diogo Noronha Humor: Salvador Martinha Internet: Eduardo Pinheiro e Domingos Bruges Literatura: Raquel Nobre Guerra Moda: Marques Almeida Música: Capicua Publicidade: Bruna Gonzalez Teatro: Carolina Salles Rádio & Televisão: Joana Ribeiro















No comments:

Post a Comment