Monday, October 29, 2012

Católica do Porto lança o debate no dia 5 de Novembro


Por que motivo devem os carros eléctricos produzir som?

Peritos convidados apresentam diferentes perspectivas. Próximo passo é o lançamento de um concurso de design de som para veículos eléctricos

O Centro de Criatividade Digital (CCD) da Escola das Artes da Católica Porto promove, no próximo dia 5 de Novembro, uma iniciativa que abre a discussão de um tema cada vez mais debatido internacionalmente: o design sonoro para veículos eléctricos. Até aqui, os peritos do sector automóvel aplicavam o seu tempo a descobrir formas de reduzir o som dos carros com motores de combustão interna. Actualmente, a questão coloca-se de modo inverso, na medida em que diferentes pesquisas revelam o aumento do risco de colisão de peões e ciclistas com veículos silenciosos. A título de exemplo, a legislação americana sobre segurança dos peões, publicada em 2011, exige que, num futuro próximo, estas viaturas possuam um alerta sonoro.

O barulho do trânsito afecta a sociedade em geral, ao nível da produtividade e da saúde. Os veículos eléctricos oferecem, portanto, uma grande oportunidade para uma mudança social positiva, sendo que parte desse ajuste deve ser cultural. No entanto, a substituição de um conjunto de sons perturbadores por outro não é o objectivo. Direccionalidade, tom adequado e intensidade, adaptabilidade ao ambiente, hora do dia, congestionamento de trânsito ou condições da estrada, são alguns dos factores que desempenham um importante papel no desenho do som para os veículos eléctricos.

Promovida em parceria com várias entidades nacionais e internacionais com interesse e actividade no desenvolvimento de veículos eléctricos, a iniciativa reúne, no Porto, um conjunto de especialistas da indústria, do meio académico, tecnológico e científico, para apresentação das diferentes perspectivas e preocupações sobre a temática. Do ponto de vista do utilizador, Jorge Leite, da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO), aponta os riscos que os carros eléctricos e híbridos podem representar para as pessoas com deficiência visual. Ao nível de interface, destaque-se a presença de Bernardo Ribeiro, coordenador de I&D do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, que apresentará os desafios que surgem no desenvolvimento dos veículos eléctricos.

A par de José Costa, em representação da Caetano Bus, empresa que está a desenvolver um projecto-piloto de autocarros eléctricos, na mesa redonda marca também presença o alemão Klaus Genuit, perito em psicoacústica que representa um projecto europeu dedicado ao estudo das paisagens sonoras das cidades europeias. Genuit abordará a complexidade da engenharia do som no âmbito dos veículos eléctricos, explicando ainda a importância de se encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento de conceitos sustentáveis para a diminuição de acidentes e a diminuição geral do ruído causado pelo trânsito.

A Pedro Carvalho Almeida, representante da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, cabe a referência à interessante ligação entre o design e a indústria, realizada neste âmbito. A estes, junta-se ainda Andy Farnell, reconhecido investigador britânico especialista em design de som digital, que falará sobre diferentes técnicas de criação e geração de som digital com aplicação para veículos eléctricos. Além dos oradores e entidades referidas, são ainda parceiros desta acção os reconhecidos centros de investigação ligados à área do som da Universidade de Stanford e da Universidade da Califórnia Santa Barbara, ambos dos EUA.

Lançamento de um concurso internacional

Apostando, também, na transferência da investigação académica e da criatividade para o tecido empresarial, o CCD está a preparar um concurso de cariz internacional, que convida os participantes a repensar e desenvolver propostas de design de som para um veículo eléctrico. Recorde-se que o Centro de Criatividade Digital abriu recentemente na Católica Porto, incluindo no seu âmbito o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), e a Escola das Artes. Reconhecido como um dos projectos âncora das indústrias criativas no Norte de Portugal, e fruto de um investimento de um milhão de euros, é um espaço único no país pelas valências técnicas e funcionais que possui.

Programa da palestra:

No comments:

Post a Comment