Friday, September 28, 2012

Um estudante confessa-se

No Expresso de hoje


Como estudava Fernando Alvim
Era marrão e uma "besta obsessiva" a preparar os exames. Mas a rádio foi mais forte e ficou por cumprir a promessa que fizera à mãe, de que um dia teria um canudo.

Fernando Alvim, 38 anos, começou a fazer rádio aos 14 anos. Essa paixão não o impediu de tentar tirar um curso superior: andou dois anos em Gestão Internacional e Exportação antes de se mudar para Engenharia Publicitária, que também não concluiu. No final, a rádio ganhou à promessa que fizera à mãe de um dia ter um canudo:

"Ao contrário do que seria previsível, eu era marrão na universidade. É certo que ia para as aulas dormir, porque sempre trabalhei até tarde, mas a preparar-me para os exames era uma besta obsessiva. Pensava naquele momento em que alguém chega à pauta das notas, via o meu nome e perante uma nota medíocre comentava: 'Vês, este rapaz é muito conhecido', - e eu na altura já era - 'mas tem um índice de inteligência inferior à Paris Hilton'. Por isso esforçava-me para tirar boas notas, embora fosse um aluno médio - tirei um 1 a Desenho já no ensino superior... mas gostava de não comentar isso.

Para estudar fazia resumos de tudo - resumos dos manuais, resumos de outros resumos, enfim, o que houvesse. Estudava, obviamente, enquanto trabalhava, e só não o fazia a dormir, porque não dava. Gostava de ir na máxima força, perceber que se tirasse uma má nota, não tinha sido por falta de esforço. Eu sei que é uma imagem que pode custar a entender quando associada a mim, mas é integralmente verdade.

Como também é verdade a forma como me tornei milionário. Uma vez apostei 20 escudos com todos os meus colegas de turma em como conseguiria sair da sala de aula e entrar de novo, sem que o professor percebesse. Se eu ganhasse, todos teriam que me dar 20 escudos, caso contrário, não me restaria alternativa senão fugir. Mas o bem esteve do meu lado e ganhei a aposta, tornando-me milionário. O que dura até aos dias de hoje."

No comments:

Post a Comment