Thursday, September 27, 2012

O raio das beatas

Movimento Portugal sem Beatas presente no Greenfest 2012 para explicar que a beata também é lixo


O Portugal sem Beatas vai estar presente no festival GreenFest, entre os dias 26 e 30 de Setembro, numa acção de sensibilização pelo fim das betas de cigarros no chão.

Em Portugal, são vendidos 1.000.000.000 de cigarros todos os meses, 300.000.000 de beatas vão para o chão em cada mês, 10.080.000 de beatas vão para o chão todos os dias, 7.000 beatas vão para o chão por minuto. Estes são valores indicativos retirados de uma estimativa realizada, tendo em conta o número de cigarros vendidos mensalmente em Portugal e vários dados internacionais, que dão o mote a esta campanha de sensibilização.

O Portugal sem Beatas é um movimento recente, que já conquistou centenas de apoiantes, com o objectivo de sensibilizar os fumadores para o facto de beatas também serem lixo, envolvendo a comunidade numa causa que pretende consciencializar e alterar atitudes por um país limpo e saudável.

O Portugal sem Beatas vai estar presente no festival Greenfest, entre os dias 26 e 30 de Setembro, com um stand na Fiartil, várias acções de sensibilização para angariar voluntários, e colaboradores para responder às perguntas dos participantes, explicando os motivos e os objectivos do movimento.

No dia 29, pelas 10 horas, os representantes do Portugal sem Beatas vão dar uma palestra e apresentar um filme institucional com o trabalho realizado por parceiros e apoiantes até este momento.

2 comments:

  1. Há dias abordei essa temática no meu tasco, acho que vai muito de encontro ao que o Greenfest preconiza em relação ao meio ambiente.

    Se quiser dar uma olhada:

    http://simaoescuta.blogspot.pt/2012/09/fumadores-e-beatas-para-perder-mais.html

    ReplyDelete
  2. As beatas ou bitucas de cigarro como são conhecidas no Brasil, são sem dúvida um grande problema ambiental. Aqui em Curitiba, capital do Estado do Paraná, a empresa ECOCITY SOLUÇÕES AMBIENTAIS desenvolve o PROGRAMA BITUCA ZERO de coleta e reciclagem do resíduo. Em 1 ano, mais de 1,2 milhões de bitucas foram coletas e reutilizadas em um processo de hidrosseadura de áreas verdes. Após o processo de limpeza de todas as toxinas, as bitucas são misturadas a outros resíduos fruto de processo de compostagem, formando uma biomassa que recebe as sementes de grama, repovoando áreas degradas. Único no mundo, o processo não se utiliza de nenhum produto quimico em sua formação. O QUE ERA LIXO, VOLTA A NATUREZA COMO SOLUÇÃO. Várias empresas fazem parte do PROGRAMA BITUCA ZERO, entre elas a Renault do Brasil. Informações: www.ecocitybrasil.com.br

    ReplyDelete