Sunday, April 29, 2012

Aldeias de Crianças SOS inauguram Loja Solidária

No próximo dia 30 de Abril, as Aldeias de Crianças SOS irão inaugurar a sua primeira Loja Solidária, um espaço criado a pensar nas crianças de famílias carenciadas,  disponibilizando artigos de criança a custos reduzidos. 


A abertura da Loja Solidária, na Parede, concelho de Cascais, constitui-se como mais um passo dado pelas Aldeias de Crianças SOS para reforçar o seu compromisso com as crianças de famílias mais carenciadas. O objetivo deste projeto é garantir o acesso, através de um custo reduzido, a determinados artigos de criança, como roupas, livros, material escolar e brinquedos, a famílias sinalizadas como carenciadas pela rede social ou outras famílias com menos recursos financeiros, residentes nos concelhos de Cascais e Oeiras. 

"De Crianças para Crianças - Dar e Receber" é o tema do projeto da Loja Solidária. Este projeto enquadra-se no âmbito do Programa de Fortalecimento Familiar das Aldeias de Crianças SOS, que se constitui como um programa de prevenção junto de famílias com crianças e jovens em risco e que visa dotar os pais de competências parentais necessárias para garantir a permanência dos seus filhos no seio familiar.

Na inauguração da Loja Solidária, estará presente a Escolinha da Tia Ló, de Cascais, a representar simbolicamente as várias escolas do concelho, que serão convidadas pelas Aldeias de Crianças SOS para se juntarem ao projeto da Loja Solidária, sob o mote "De Crianças para Crianças - Dar e Receber". O objetivo desta ação é consciencializar não só os mais novos para a questão da partilha e da solidariedade, como também a própria sociedade para as necessidades dos mais carenciados.
  
Estas escolas irão envolver as suas crianças numa iniciativa de recolha de donativos (brinquedos, roupas, material escolar, livros,..), a serem entregues à Loja Solidária, promovendo um espírito de entreajuda, com o propósito de dar donativos e de receber sorrisos. A inauguração da Loja Solidária decorrerá no próximo dia 30 de abril, pelas 14h00, na Rua Miguel Bombarda, Edif. Plátano Lj. J, na Parede.

Sobre as Aldeias de Crianças SOS

As Aldeias de Crianças SOS nasceram em Imst, na Áustria, em 1949. O seu fundador, Hermann Gmeiner, conseguiu aplicar uma ideia fundamental e realizar um sonho: dar uma mãe, irmãos, irmãs, uma família e um lar às crianças órfãs e abandonadas da 2ª Guerra Mundial. Actualmente, a SOS Kinderdorf International é uma ONG globalmente reconhecida e membro consultivo do Conselho Económico da Organização das Nações Unidas. Existem hoje 500 Aldeias de Crianças SOS em todo o mundo, que oferecem um lar a 60.000 crianças. Nos Programas de Fortalecimento Familiar são assistidas 286.000 crianças. Um conjunto de 2.000 equipamentos (jardins de infância, lares de jovens, escolas, centros sociais e médicos) presta auxílio a mais de 2.260.000 beneficiários em 133 países. 

Sobre as Aldeias de Crianças SOS Portugal

Fundada em 1964, a Associação das Aldeias de Crianças SOS Portugal é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), reconhecida como pessoa colectiva de Utilidade Pública. A primeira Aldeia de Crianças SOS de Portugal foi inaugurada em 1967, em Bicesse. Actualmente existem três Aldeias SOS em Portugal, situadas em Bicesse (Cascais), Gulpilhares (V.N.Gaia) e na Guarda, acolhendo cerca de 120 crianças e jovens. Para os adolescentes criados nas aldeias que frequentam cursos de formação profissional ou estudos universitários, foram criados os Apartamentos de Autonomia SOS, em Rio Maior e Alcântara.
Em 2012 foi lançado o primeiro Programa de Fortalecimento Familiar iniciando este projecto no núcleo de intervenção de Rio Maior com cooperação com a CPCJ, pretendendo-se alargar a todo o país esta nova resposta social para crianças e jovens em risco.

No comments:

Post a Comment