Saturday, July 04, 2009

Joel Neto sobre a Speaky no Diário de Notícias

crónica de TV

Um endereço: www.speaky.tv

por Joel Neto30 Junho 2009Comentar

Entre a morte de Michael Jackson e o debate em torno da PT, quase passava despercebido um importante advento: o lançamento da Speaky.TV, de Fernando Alvim. É um pequeno canal de televisão, sim. Só emite via Internet. E nem sequer é a primeira estação online (longe disso) lançada em Portugal. Mas reúne, como nunca antes se reuniu, uma série de condições fundamentais à criação de um culto: um "patrão ao mesmo tempo marginal e mediático, colaboradores sonantes (Nuno Markl, Manuel João Vieira, Inês Meneses…), uma clara noção de soudbyte (como o demonstra a escolha dos primeiros entrevistados) e uma capacidade de mobilização que pode muito bem pôr de pé um projecto mais do que experimental.

Se poucos o sabiam até aqui, a partir de agora ninguém o ignora: qualquer um pode ter uma estação de TV - e para isso não precisa de mais do que uma câmara (que qualquer computador tem), um microfone (idem) e uma boa ligação web. Ou muito me engano ou as "televisões pessoais" nascerão como cogumelos. Para já, Alvim vai à frente: por causa da forma como marcou a actualidade com a entrevista a Emídio Rangel, por causa do humor (atenção a É Como Diz o Outro) e por causa da cultura (idem com Pedro Paixão e José Luís Peixoto). Tudo (ou quase tudo) feito a partir do quarto de cama.

Parece brincadeira, mas não é: é um fenómeno destinado a marcar a TV convencional como a blogosfera marcou os jornais.

2 comments:

  1. Ouve lá oh Alvim...que treta de conferência é aquela que está na speaky??? Vidas passadas...regressões...??? Desculpa mas acho que a temática não se coaduna com a inovação do canal...só demonstra bastante ignorância e pensamento arcaico...

    ReplyDelete
  2. Speaky.tv promete ser um dos fenómenos Web do ano em Portugal.

    Estou em pulgas para assistir ao anunciado primeiro jogo de ténis às escuras.
    Fez-se luz na Web.

    ReplyDelete