Sunday, May 24, 2009

Viva o Surf. Abaixo o detergente!






Não faço surf, não tenho muitos amigos praticantes, mas vivo em cima de duas lojas de surf na Costa da Caparica e habituei-me a admirar a modalidade e quem a pratica. E a verdade, é que estas duas coisas estão a ser atacadas desde esta manhã, por todo o lado, com letras grandes e à vista de todos.



A palavra "Surf" que até então era a denominação única para uma modalidade desportiva, é desde agora, também - e até me custa dizer - é - olhem bem para isto! - é nome de uma nova marca de detergente líquido que promete a todos uma explosão perfumada.



Eu não sei o que faria se fosse surfista, mas o que eu sei enquanto admirador, é que isto indigna-me e não tem nada a ver comigo. Era a mesma coisa que "Futebol" passasse a ser uma marca de restaurador capilar ou "amo-te" uma cadeia de bares espalhados pelo país ( bom, isso já existe!).



E depois é a infelicidade da associação da marca surf ao tipo de produto. Um detergente por muito que queira fazer-nos crer no contrário, antes de limpar, suja. Ou junta-se ao lamaçal já existente. E o surf quer-me parecer que sempre lutou pela não destruição das ondas, da costa, da imagem de um modo de vida que sabemos estar inerente a quem o pratica.



Surf, nome de detergente liquido ( mesmo que muito perfumado) é o maior insulto e ultraje que esta modalidade teve em Portugal. Como forma de protesto, vou lavar o chão da cozinha agora mesmo, com Sonasol oxigénio activo.


10 comments:

  1. Eu quando vi os cartazes por aí espalhados por todos o lado, cheios de cores garridas, florinhas, "explosões perfumadas" e outras frases parvas, com um nome e um produto que nada têm a ver um com o outro... pensei que fosse no gozo, assim daquelas publicidades intencionalmente parvas só para chamar a atenção e depois se revelarem no produto final, ou coisa assim.

    Aliás, ainda não estou totalmente convencida.

    ...juras que isto é a sério?

    ...mesmo, mesmo?

    É mau demais.

    ReplyDelete
  2. Outrora também haviam os cigarros Surf.

    ReplyDelete
  3. Pá, vens um bocado atrasado. Esse detergente é mais velho do que tu. É uma das primeiras marcas da Lever (agora Unilever).

    ReplyDelete
  4. :-) Vi-o há dias no supermercado e pensei para os meus botões «olha mais uma chinesice barata que estes gajos do pingo doce foram arranjar para fazer concorrencia ao xau...mas agora com tanta publicidade apercebo-me que é realmente um novo detergente e não os restos de uma qq fabrica asiática...será que os «marketias» se lembraram do célebre «primeiro estranha-se depois entranha-se» ou foi mesmo um mau trabalho?

    ReplyDelete
  5. ò Fernando, não sejas mau feitio!
    Diz lá que o Surf (by the way, é detergente de roupa, líquido e em pó! Podes lavar o chão com Sonasol Oxigénio Activo que é tranquilo...) não tem um great mood?!


    http://www.youtube.com/watch?v=_u1GnNbBrUY

    ReplyDelete
  6. eu comprei..experimentei e gostei! Deixou-me a roupa bem lavada e com pouco detergente - amigo do ambiente, logo amigo das ondas ;).
    Só tem um pequeno senão: é mesmo como diz o anuncio "uma explosão de cheiros" ou algo parecido! Para quem não gosta de cheiros fortes não recomendo o seu uso. Embora desapareça em pouco tempo, quando se abre a máquina de lavar, leva-se com a tal explosão, e para quem não está a contar pode ser complicado. Felizmente, o cheiro que deixa na roupa não é assim tão forte!

    ReplyDelete
  7. E se um desconhecido te oferecer flores? Isso é surf... :P Como eu adoro estas campanhas publicitárias...

    ReplyDelete
  8. Por isso é que não oiço Música Super Pop Limão...

    ReplyDelete
  9. Eu tive a sorte de, na semana passada, ter recebido uma flor amarela e um vale de desconto. Sim, porque os senhores mandaram para a baixa pombalina pessoas em carrinhos oferecer flores de cores garridas e cupões ao pessoal que passava.
    Mas o melhor foi observar que o cupão tinha validade até 31/06/2009.
    Espectacular. Dia de São Nunca.

    ReplyDelete
  10. Na semana passada tive a sorte de passar na baixa pombalina e receber uma flor amarela e um cupão de desconto... com data de validade: 31/06/2009.

    ReplyDelete