Isto de sair à noite só ao fim-de-semana, é como andar de carro só aos domingos. Vai-se para a estrada - é certo – mas depois falta aquela elasticidade do pára arranca da semana. E a noite é mesmo isto. Tem que se andar sempre, de preferência todos os dias, e habituar-nos ao trânsito. E como em tudo, há um trânsito incomodativo e outro que não. E chegados aqui, é justo dizer que sair ao sábado é a mesma coisa que sair de casa à hora de ponta. Isto é, estamos em casa a ver as notícias, na televisão a dizerem-nos " olhe, que não vá para a segunda circular que está um sarilho que ninguém se entende, atenção à VCI que o trânsito não se aguenta", e nós o que é que fazemos? Vamos por ali dentro como se aquilo – talvez por nos pressentir ou coisa assim - mudasse entretanto. Mas não, não há santo que nos valha. E o tráfego é tanto que não se chega a lado nenhum: nem ao emprego a horas, nem ao bar, nem à outra rapariga, nem a ninguém, ouviram? Quando a confusão é muita, a poluição é geralmente insuportável, excepto quando nos apanhamos em festas em cujos motores estão já com o sistema híbrido e eléctrico devidamente instalados. Daí que sair a um Sábado é como fazer compras no último dia do Natal: pode-se sair-se, mas não é seguramente o melhor dia. E qual é? – perguntam. E eu respondo sem peias, cheguem-se aqui: Todos os outros! Num célebre livro, o afamado escritor George Orwell escreveu um dia uma frase que encaixa aqui como uma luva: No mundo somos todos iguais, mas há uns que são mais iguais do que outros".
Ora pegando nisto, e adaptando-o aos dias da semana, é fácil perceber que há dias mais iguais que outros. Mas os que não são – e são esses que verdadeiramente nos interessam – são para mim aqueles que deixam respirar as pessoas tal qual um bom design de interiores. E às vezes, há dias em que não se respira em determinados locais, que por vezes, se afiguram aos sábados que eu não gosto. Se bem que agora que penso nisto, gosto de pessoas que por vezes nos deixam sem respirar, mas isso agora não dá jeito nenhum para o estou a tentar apresentar.
Ora, onde ia eu? Exactamente, se querem saber, as pessoas são iguais aos dias que saem e não me venham cá dizer que as pessoas que saem à segunda são iguais às de quarta? Nada mais errado, odeiam-se, juro-vos. As de terça iguais às de Quinta? Ui, não as juntem num jantar. As de Sexta iguais às de sábado? Nem se podem ver. Daí que do mesmo modo que muitos dizem que vai ali um condutor de domingo ou tirou a carta com as farinhas Amparo, eu digo logo " vai ali um que aposto que sai às terças! olha, aquela ali, tem mesmo carinha de quem sai às Quintas! Aquele tem cara de segunda feira, o outro de Sexta, e andamos assim. E a verdade é esta, com a noite percebe-se logo quem sai e quem não sai e em que dia é. Aliás se me permitem – dá licença, dá licença - o problema é que isto de sair a um determinado dia, torna-se um vício. E os que saem regularmente a um dia, não saem num outro o que muito bem explicar aquelas pessoas que quando saem à noite vêem sempre as mesmas pessoas. Pudera, saem sempre ao mesmo dia. E depois quando tentam um outro, já não se adaptam. Eu, por mim, sou das quintas-feiras e não quero conversa com a rapaziada dos sábados. O pessoal das segundas e das sextas ainda posso trocar algumas impressões. Agora, o resto, não fazem parte do meu grupo. Eu sou das quintas e isto não é para todos. ( foto de Scott James Prebble)
Queria perceber a relação da imagem q usaste c o q escreveste... Se é q as querias relacionar. Que é o q se costuma fazer.
ReplyDeleteExcelente!Eu nunca gostei dos Sábados para sair... Sempre fui de quintas ou quartas... :)
ReplyDeleteAcho que não és o unico das quintas!
ReplyDeleteA maior parte das festas universitárias são todas nesse maravilhoso fim de semana ;p
Hum...!
ReplyDeleteQue exagero... :D
Então e eu que cheguei a sair todos os dias? E gostava... quer dizer, agora que penso melhor, até costumo gostar de ficar ao domingo em casa, mas depende da disposição e de quem faz o convite.
Sais à quinta? a que horas me vens buscar?
ReplyDelete:D ahaahhahahahah
(não percebi se o meu comentário foi aceite ou não, por isso, volto a comentar.)
ReplyDelete:)
eu também saio às quintas! se bem que, por vezes, perco a cabeça e saio às terças!!
:)
Talvez a razão porque há pessoas q saem sempre na mesma noite dependa muito da sua situação profissional. Mas concordo plenamente mais uma vez com este talento de criatividade. Já me chateia concordar tanto com ele, não há dúvida que as pessoas são diferentes consoante a noite, por vezes parece que são de países diferentes.
ReplyDeleteMais um bom tema para estudo sociológico ;)