Thursday, November 29, 2007

Um Natal porreiro, pá!



Antes que toda a gente fale no Natal eu vou já falando de forma a antecipar-me à rapaziada e prometo não escrever nem mais uma linha sobre isto até ao próximo. Houve um tempo em que não gostei do Natal não-sei-porquê. A data por um qualquer motivo deixava-me triste e não raras vezes recorria ao Xanax para atenuar a dor. Era o tempo em que só existiam 2 canais de televisão em Portugal e em que a prenda mais esperada por todos era a revelação por parte do director de programas da RTP que afinal o jogo de futebol entre o Benfica e o Sporting ira ser transmitido em directo naquilo que consideravam uma prenda de natal para todos os telespectadores. E era. Pelo meio a Serenella Andrade e a Valentina Torres, iam dando conta da programação que viria a seguir, acabando sempre com esta frase “A RTP deseja a todos Boas Festas!”

De resto, se querem saber nunca percebi esta esquizofrénica preocupação das pessoas em desejarem umas às outras “ Boas Festas” ou “ Feliz Natal”. Mas com o diabo, o que pode correr mal no dia de Natal? Falhar a luz? Queimar em demasia o leite-creme? A avó engasgar-se com uma noz? Sejamos francos, é só um dia, uma noite só, que às duas da manhã mais coisa menos coisa, já deve ter acabado para a grande maioria, porque mais uma vez alguém se enfrascou em demasia.

Agora, se me falarem sobre o “ Bom Ano!” aí, a história muda. Porque um ano são muitos dias, muitas semanas, muitas manhãs a correr os riscos inerentes ao trânsito, às vicissitudes do dia-a-dia. Pode-se ter um AVC a qualquer altura e cair redondo no chão. Ah pois! Aí sim, Medinho! Faz todo o sentido: alguém nos deseja bom ano e vos garanto que não o faz por umas horitas, por uma noite igual às outras mas sim 365 dias em que isto pode acontecer. Se bem, que na noite de Natal há pessoas que têm a mania de não chegarem ao ano novo, o que é desagradável - sobretudo se já tiverem comprado as passagens para ir a Times Square Garden ver os papelinhos a caír.

Onde íamos? Porque é que eu gosto do Natal agora, não é verdade? Não faço ideia, foi de repente, comecei a gostar. Acho que ficava triste porque me habituei a isso. Porque era parvo. Dizia para mim, “É Natal, está frio e está na mesmo na altura de ficar deprimido!” e ficava. Pensava nos pobrezinhos e dava esmolas a tudo que era gente bastando para isso que me estendessem a mão, o que muitas das vezes era apenas e só um cumprimento sem outra intenção. Não queria saber, ao estender da mão de alguém, olhava para um lado e para o outro e como se fosse comprar droga ou coisa assim, metia-lhe na mão uma nota de 500 escudos e apertando-a bem, dizia-lhe com voz afável “Toma, é para ti e para os teus! Que não te falte saúde!” o que deixava sempre baralhadas pessoas como o meu tio ou a minha a avó, que Deus a tenha! E o mesmo acontecia a quem estivesse no chão. Bastava estar alguém a apertar os sapatos que eu comovia-me e dava-lhe uma moedinha. À mínima rasteira num jogo de futebol, ao ver estendido na relva o jogador, chegava perto da rede e endereçava-lhe uma moeda gritando “ Levanta-te e caminha. Guarda esta moeda e que tenhas sorte!” - dizia, enquanto elementos da segurança já me levavam em braços para fora do estádio.

Agora não. Percebi que há pessoas que não gostam que eu tenha caridade por elas. Que recusam uma esmola dada com tão boas intenções. Percebi que há pessoas que não gostam de maravilhosos seres humanos como eu. A essas pessoas, desejo um péssimo Natal. Às outras, um Natal normalíssimo, não obrigatoriamente feliz.

28 comments:

  1. mt mt bom... brilhante...ja agora... Um natal dentro das possibilidades.......

    ReplyDelete
  2. Vinnie, o coelho é da Páscoa, não é do Natal.

    ReplyDelete
  3. Vinnie, o coelho é da Páscoa, não é do Natal.

    ReplyDelete
  4. um natal normalissimo tambem para ti :p


    ah! e quando te vir, estendo-te a mao! lol

    *

    ReplyDelete
  5. Como sempre partilho das ideias do grande Alvim; então essa esquecida da prenda que a RTP dava a todos nós ao anunciar que o Sporting-Benfica dava na Tv é mesmo bem saudosa! O tempo em que as transmissões eram anunciadas 5min antes do início do jogo..

    ReplyDelete
  6. Alvim és ENORME!!!

    ReplyDelete
  7. Ainda assim, acho que existe uma enorme diferença entre as pessoas que dizem "Feliz Natal" e as que dizem "Bom Natal"!

    Bjs Alvinzinho;-)

    ReplyDelete
  8. Um pacóvio, a fazer figura de urso, vestido de coelho em época de Natal.
    Palavras para quê...és o reflexo dos imbecis deste país...

    Essas banhas? Preparadas para os doces de Natal...? A mediocridade de um lambão...

    Cumprimentos

    P.S.1 Não se esqueça de pedir ao Pai Natal um tratamento capilar mais eficaz, porque o actual está com resultados fraquinhos.

    P.S.2 E, já agora, um champô, para pelo menos uma vez no mês o óleo no cabelo não se notar tanto...

    ReplyDelete
  9. Boa Alvim mais uma vez uma grande análise...para o anónimo que está a mandar vir contigo deixo estas palavrinhas amigas:A inveja está a fazer-te mal...Tens medo de dar o teu nome seu invejoso???BAH!!!

    FELIZ NATAL ALVIM

    ReplyDelete
  10. Ficas muito bem de coelhinho... gostas do coelhinho Alvim? Um beijo da tua amiga do clube do bolinha

    ReplyDelete
  11. Tu realmente!... És mesmo tu :D
    Como é que te lembras destas coisas??!!!

    Olha, eu por acaso não acho lá grande piada à passagem de ano...

    Mas gosto bastante de ter ver vestido de coelhinho, principalmente com esse ar!!! :D


    Um beijinho *
    (A ver se deixo a preguiça e te ligo um dia destes!)

    ReplyDelete
  12. Que foto mais fófinha!!! :)

    Sempre no seu melhor!

    ReplyDelete
  13. Patrick, meu rebento da Natureza, não preciso de me identificar…
    Alvim, my sweet, do you remember that night in Coimbra…? I hope so...

    Kisses with love...or not!

    ReplyDelete
  14. Claro que não precisas de te identificar, deves ser sempre o mesmo e único anormal meter esses posts de m****

    ReplyDelete
  15. Alvim: o teu blog foi cuscado!!!

    ReplyDelete
  16. foi cuscado como? o que quer isso dizer?

    ReplyDelete
  17. desculpa alvim mas este post está demente... primeiro uma foto tua vestida de coelho, depois um texto que só mostra frieza e uma dislexia mental e ainda por cima vindo de uma pessoa que piadas não sabe contar, muito menos ter e muito pior! nem rádio sabe fazer...

    pá! vai mas é para a noite meter umas musiquinhas e eskece o resto... é um concelho..

    bom ano! :)

    sofiazti

    ReplyDelete
  18. Aiii mas que raio se passa com este pessoal que só sabe dizer mal??? Vamos lá acabar com estas parvoices!!!
    Alvim, 5 estrelas. Eu não diria melhor!
    Para ti, um Natal relativamente normal xD

    ReplyDelete
  19. é tudo tão esquisito. cada vez percebo menos...

    ReplyDelete
  20. bom texto! gostei alvim ;)

    ReplyDelete
  21. Um optimo Natal alvim.Espero que tudo corra bem e que compres todos os teus presentes a horas,e claro que envies aquela carta com alguns (bons) euros compro presente de natal e anos,sim porque faco anos logo no dia 29 de dezembro, o que acontece sempre aquele facto inevitavel que sao as tias a dizer "este é do natal e dos anos, espero que gostes" ou "este ano isto esta mau" e quando tem dito isto todos todos todos os dias..enfim, mas isto foi so um aparte,para a minha morada ok?Aqui vai: rua das.... lool
    Grande abraco alvim e um natal tranquilo acima de tudo.


    Ass : Francisco Catarino

    ReplyDelete
  22. Tu afinal és o tal coelhinho que foi com o Pai Natal ao circo e nao dizias nada!!
    Pois pois... muito se aprende neste mundo!

    Ja agora UM NATAL NORMALISSIMO... and an AMAZING NEW YEAR!

    ReplyDelete
  23. Alvim, estou absolutamente impressionada com o ódio profissional e pessoal, que andas a espalhar por este País fora...
    Orienta te, porque isto parece me o princípio de qualquer coisa:-P

    ReplyDelete
  24. Supreende-mes sempre que escreves em qualquer coisa, ou sempre que penses em qualquer coisa... :D

    Espero que tenhas umas medianas festividades, e se quiseres, mas msm só s kiseres, um natal feliz....

    passem pelo meu blog já agora (se gostam de perder tempo....)

    fikem bem.

    ReplyDelete
  25. grande grandee..... muito bom, o natal dos "normais" ou não...

    como diria o Paulo Bento : "um natal com tranquilidad" :)

    ReplyDelete
  26. gosto sempre muito do que escreves e como escreves

    ReplyDelete
  27. Sinceramente, nem sou nada destas coisas, mas desta vez não resisti... "conCelho"??????!!!!
    AHAHAHAHAHAHAHAH

    Só me dá vontade de dar uma grande gargalhada :P



    Bj*

    ReplyDelete
  28. alvim: o local que referiste chama-se Times Square e não Times Square Garden. Com Garden temos o Madison Square Garden, o emblemático local de espectáculo. Eu gostava de dar sentido ao natal...mas não consigo. Enfim, talvez tu me possas ajudar.

    ReplyDelete