Sunday, October 26, 2014

Inês Almeida, jornalista, responde ao Inquérito do Fernando Alvim, no Jornal Metro.


A mostrar IMG_6883.JPG

Umas férias
Férias quando? Amanhã? Ah, ok. Pronto, então está bem. As próximas que vou fazer já estão planeadas. Vou ao Dubai visitar a minha irmã, que está lá a viver. Não era um destino que escolhesse naturalmente, mas penso que vou ficar impressionada com as diferenças culturais e com o luxo e ostentação que se vê por lá, assim como com a temperatura da água, que ouvi dizer que é bem diferente da Nazaré.

Uma ideia
Ora bem, qualquer uma destas me deixava satisfeita. E podia ser eu a tê-la, a minha carteira agradecia. Um comprimido para ficar sóbrio. Era espectacular. Acidentes na estrada reduziam logo para metade e ressacas nem vê-las. Fica aqui o apelo para os laboratórios farmacêuticos deste mundo. Ah, e claro, um comprimido para emagrecer. Que resultasse, claro, e que não fizesse mal. Era ver o mulherio muito mais satisfeito, a comer os chocolates que quisesse e a continuar a caber num 34.

Uma asneira
A mais engraçada que me lembro foi com as minhas amigas da faculdade, depois de um jogo da selecção. Com a euforia metemo-nos com mais malta (desconhecida, entenda-se) na parte de trás de uma carrinha de caixa aberta. O que foi bastante parvo, porque a certa altura a carrinha estava à pinha e abanava por todos os lados. Quando dei por mim, estava a aproveitar a paragem numa rotunda para saltar do alto da carrinha e dos meus saltos de 12 centímetros. Não foi uma ideia brilhante, mas felizmente não correu mal.

Uma paixão
É difícil nomear uma só paixão. Acho que sou mais uma pessoa de paixonetas. Tenho fases. Mas ultimamente tem sido a música. Sou absolutamente viciada, gosto especialmente de ouvir música quando corro ou conduzo. Ir ao Optimus Alive e partilhar essa paixão com inúmeras pessoas e ver algumas das minhas bandas preferidas ao vivo foi, sem dúvida, um dos meus pontos altos deste ano.

Uma curiosidade
Uma que me é bastante conveniente, as pessoas inteligentes deitam-se mais tarde.

Uma pergunta
Acho que todas as pessoas da minha geração se questionam acerca do mesmo. Emigrar ou ficar à espera que venham melhores dias?

Uma resposta
Aquela brilhante que nos surge muito depois da discussão terminar. Essa sim, é a melhor 
de todas. Ou então as que damos nas encenações que fazemos na nossa cabeça, quando 
planeamos falar de alguma coisa importante com alguém. 

Uma lição
As que faltei para ir fazer outras coisas. Independentemente do que fosse, sabia sempre tão bem... Agora fora de brincadeiras, apesar de ser cliché, a maior lição que aprendi foi a ser fiel a mim mesma. Perseguir os meus sonhos e objectivos, independentemente do que os outros possam pensar e nunca para me adaptar ao que a sociedade considera expectável. Prefiro tornar-me eremita e viver numa caverna sozinha, mas ser feliz, do que ter o emprego, o marido e os filhos e viver miserável. Tudo o que tiver vai ter de ser autêntico.

Uma aventura
Fazer uma inter-rail com amigos pela Europa. Está na bucket list, sem dúvida.

Um segredo
Às vezes gosto de pensar na quantidade de segredos que as pessoas que vemos diariamente na rua ocultam. Quantas levarão vidas duplas? Quantas terão histórias fascinantes para contar? Mas é giro, por isso mesmo, por ser segredo. Por isso prefiro não revelar.

Uma invenção
Uma que não gosto, os e-books e os cigarros electrónicos. Há coisas que não devem passar 
para digital. Gosto muito de novas tecnologias, mas não abusemos.

Um desabafo
Já não posso ouvir falar do desafio do balde de água gelada, da ausência do sol ou do verão que estava para vir e afinal não veio. Quem está comigo?

Um problema
Hum... Não gosto de problemas, desde que comecei a resolver os de matemática, chatinhos, chatinhos. Talvez por isso tenha optado por seguir letras, o que se afigura um problema de outra maneira. Mas um problema talvez seja focarmo-nos mais nos problemas que nas soluções, algo que é notório na comunicação social e nas estratégias políticas deste país.

A mostrar DSC08871.JPG

No comments:

Post a Comment