Friday, December 21, 2012

Inquéritos do Jornal Metro

Filipa Martins, quase nos trinta, escritora e jornalista (há que tempos que estava para pôr a escritora antes da jornalista. Este foi o dia).


- Umas férias 
As férias que mais me marcaram foram quando rumei a sul, mais a sul do que está a pensar, mais ainda, mais um pouco… sim por ai. Acertou! África do Sul! E não foi para ver a selecção ou para ler Mandela. Foi antes para quebrar todas as regras do Kruguer Park (aquele dos bichos grandes), principalmente as duas regras principais: sair do carro e empoleirar-me na janela para tirar fotografias com os elefantes. Atenção, não são elefantes de Zoo, são elefantes da pesada. Resultado: os elefantes não gostaram do meu perfume e investiram desagradados. Há registo fotográfico.    

- Uma ideia 
Umas meias-botija-de-água-quente. Ideia que se pode estender a toda uma linha de agasalhos: luvas-botija-de-água-quente; cachecol-botija-de-água-quente; gorro-botija-de-água-quente. Se correr bem, avançamos para uma linha de luxo e convidamos designers portugueses para conceberem a imagem das botijas.  

- Uma asneira 
Dar salsichas de porco – a fazerem-se passar por salsichas de frango - a crianças muçulmanas em troca de colares de pedras pintadas – a fazerem-se passar por colares de pedras semi-preciosas. O inferno de Alá será meu! 

- Uma paixão 
Escrever de pijama e sem lavar a cara e os dentes.

- Uma curiosidade
Deve-se pôr a cebola no congelador para não borrar a pintura com lágrimas. Ou usar rímel à prova de água.

- Uma pergunta
Porque é que as grandes lições de vida estão escritas nos pacotes de açúcar? Como não ponho açúcar em quase nada sinto que estou a perder constantemente o essencial.

- Uma resposta
‘Não é a balança que está avariada, senhora. Com a crise um quilo já não pesa o mesmo.’

- Uma lição
Como dizia a minha avó: “Para que é que queres tanta roupa se só tens um corpo?”

- Uma aventura
Andar numa companhia aérea nepalesa que tem uma média de três avarias em cada dez viagens.

- Um segredo
Tenho um lado do rosto que fica muito melhor nas fotografias.

- Uma invenção
Uma caneca que não se entorne sempre para cima do teclado do computador, como acabou de acontecer mesmo, mesmo agora!

- Um desabafo
Onde quer que viva, tenho sempre vizinhos malucos: uma vez o meu vizinho de baixo matou à facada a minha vizinha do lado e eu mudei de casa; depois, arranjei uma vizinha do lado com alzheimer – o que era bom para lhe pedir dinheiro emprestado – mas que não utilizava a casa de banho de forma tradicional e mandava a água do bacio pela janela. Nota mental: ter atenção ao lugar de estacionamento do carro. 

- Um problema 
Mudei novamente de casa e ainda não detectei nenhum sinal de desequilíbrio mental nos vizinhos. Temo o pior.    

- Para quando um novo romance cheio de qualidade, com direito a quatro estrelas no Expresso (como os outros dois, aliás), prémios literários (como os outros, aliás) e repleto de adjectivos enfunados e valorativos?
Calma, calma. Está a ser feito. Na próxima Feira do Livro haverá novidades!


No comments:

Post a Comment