Friday, October 26, 2012

Inquéritos de férias do Jornal Metro

A jornalista Ana Santiago (é uma das responsáveis pelo Shortcutz Lisboa) é a senhora que se segue.


- Umas férias 
Duas. Percorrer aquelas estradas infinitas dos EUA num descapotável, com botas texanas, a ouvir Johnny Cash e a dormir nos motéis de estrada. (Basicamente eu gosto mesmo é das botas texanas e do Johnny Cash). E depois acabar naquela praia do filme d’‘Os Condenados de Shawshank’ (que eu nem sei se existe) - Zihuatanejo, na costa do Pacífico do México. Já de saltos altos: Buenos Aires. Ouvi dizer que lá as pessoas casam à meia-noite.

- Uma ideia 
Sabotar a água com uma droga que inibe a fala. As pessoas se só pudessem escrever seriam melhores. Ou então com soporíferos. As pessoas a dormir não fazem mal. Há um défice de sono no mundo.

- Uma asneira 
Aos dez anos resolvi pôr o cano do aspirador dentro de um balde de água e aspirá-la. Dei cabo do quadro de eletricidade e ia morrendo. Ainda hoje odeio aspirar, mas a verdade é que agora há aspiradores que não só sugam água como funcionam com água lá dentro. Eu era uma visionária.

- Uma paixão 
O Rafael do 2.º andar, que tinha uma doença esquisita e não podia sair de casa. Eu tinha seis anos e ele tinha oito. Era Verão e eu também estava fechada em casa com hepatite. Quando a minha mãe não via, eu saltava da cama e empoleirava-me num banco e trocávamos bilhetes pela janela, presos em molas de roupa atadas em cordéis. Foi a primeira vez que ia morrendo de amor (eu vivia no 3.º andar). Ele gostava de mim assim, mesmo amarela da hepatite, porque não via bem. E depois houve outras paixões de Verão, mas esta é a mais dramática. Eu sou mais dada a paixões no Outono e na Páscoa. O sol simplifica demasiado as coisas e dá-me quebras de tensão (tensão, Alvim. Tensão. Depois não venhas dizer que foi gralha)

- Uma curiosidade
“Se é paixão domine-a, se é doença cure-a”. Não sei se é uma curiosidade, mas esta frase da Sra. Maria, uma das pessoas mais interessantes que conheci, sempre me deixou curiosa.

- Uma pergunta
Porque é que nunca pensámos nisso antes?

- Uma resposta
O filme ‘Closer’. Estão lá todas as respostas para ser feliz e infeliz no amor.

 - Uma lição
“Come antes uma peça de fruta”. Conselho da avó do meu amigo PB.

- Uma aventura
Ter um filho. Só para pessoas inconscientes ou com treino militar.

 - Um segredo
Gostava de assaltar um banco. Ou ser agente do FBI.

- Uma invenção
Uma máquina de gravar os sonhos! Adorava. Mas sem fios, para dormirmos à vontade. Terror, comédia, romance, erótico, policial… Já imagino um novo primo do Shortcutz: o Dreamzzz. Mas as sessões em vez de serem no bar Bicaense, seriam num quarto de hotel.

- Um desabafo
Não percebem que a pirataria é um crime? Se não posso comprar uma coisa não a roubo, porquê fazer isso com os filmes ou com as músicas? Não entendo.

- Um problema
Envelhecer. É um problema para mim, para o país e para quem já é velho. É triste ser velho em Portugal.

- Uma revolução
Consumir para usufruir e não para ter. Não há nada pior do que terem-nos presos pelo que temos medo de perder. E há coisas que bem podemos dispensar. Só as pessoas são insubstituíveis.


No comments:

Post a Comment