Friday, June 29, 2012

FEST 2012 - Documentários em competição para o Castelo de Prata


Em competição para o Castelo de Prata Documentário encontram-se cinco filmes, distintos entre si pelas abordagens e temáticas que contêm. Apresentamos uma breve descrição de cada um.

Anna Pavlova lives in Berlin, de Theo Solnik, vem da Alemanha e fala de uma rapariga aristocrata russa que experimenta em Berlim as maravilhas da vida nocturna, deparando-se posteriormente com as tragédias presentes nas tentadoras festas da cidade.

Into the Blue é um diário de viagem pelo Equador, Peru e Bolívia. Uma reflexão crítica sobre a relação entre o Homem e a Natureza, através da visão que Pere Herms Clapers nos traz neste documentário Espanhol. Um poema dedicado à Natureza e à vida livre de artificialismos.

Uma viagem cativante pelo arruinado e gasto sul dos Estados Unidos é o que nos propõe Blue Meridian, o documentário belga de Sofie Benoot. São retratados os esforços para tornar verdadeiras as promessas americanas. O documentário recebeu uma menção especial no Festival de Camden, onde estreou.

Abdul Sattar Edhi e a sua mulher, Bilquis, são as personagens principais do documentário The Kingdom of Mister Edhi. Amélie Saillez traz-nos este documentário belga sobre o casal de paquistaneses que construiu uma rede de infra-estruturas de apoio social e de saúde.

The White Treasure and the Salt Workers from Caquena conta a história da pequena aldeia Dalar de Uyuni, junto a um deserto na cordilheira dos Andes, que se tornou na maior reserva de lítio do mundo, ficando assim à mercê dos interesses globais. Eva Katharina Buhler traz-nos este documentário da Alemanha.

No comments:

Post a Comment