Friday, April 13, 2012

A peça mais encenada do mundo chega hoje a Viana do Castelo

Pela mão do encenador e ator João Grosso


“As Criadas” de Jean Genet, a peça mais encenada do mundo, chega agora ao Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com encenação de João Grosso e a convite do diretor artístico do Centro Dramático de Viana (CDV), Manuel Coelho. Três atores da companhia de Viana dão corpo a mais uma produção, a 108ª, que tem estreia marcada para 13 de abril, no âmbito das Comemorações dos 20 anos do Centro Dramático de Viana.

O ator e encenador João Grosso, do Teatro Nacional D. Maria II, está desde janeiro em Viana do Castelo, a acompanhar os ensaios da peça que encena pela segunda vez e que se tem revelado um desafio para toda a equipa do CDV e que a levará ao palco até 05 de maio.

Aos 53 anos, com trinta de carreira, João Grosso aceitou de imediato o convite do CDV, por tratar-se de uma nova experiência para um público que não conhece, mas que espera que goste do seu trabalho.

“As Criadas”, uma peça emblemática do escritor francês Jean Genet, acolhida com muita polémica na sua estreia em 1947, propõe uma reflexão, através do choque e da emoção, sobre os paradigmas do poder, intrínsecos às sociedades humanas por meio de um alegoria, as criadas Claire e Solange surgem como exemplo dos estados sociais mais baixos e mais marcados pela opressão, representado a senhora do poder que Genet apelidou de “torcionários”.

A pela conta com Interpretação de Ana Perfeito, Elisabete Pinto e Ricardo Simões, enquanto os figurinos são do estilista Dino Alves e a cenografia de Rui Alexandre.

A peça estará em cena de terça-feira a sábado, a partir das 21h30, no Teatro Municipal Sá de Miranda, e os bilhetes custam sete euros para o público em geral, havendo preços especiais para estudantes, reformados, desempregados ou/e outras situações sociais.

Recorde-se que o CDV fez a sua estreia pública a 6 de Dezembro de 1991 com o nome de Teatro do Noroeste e em 2009 foi-lhe concedido o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Em 20 anos de atividade realizou 107 produções, a que assistiram 378.845 espetadores, em 2.910 representações, com textos de 53 dramaturgos (22 portugueses) em que colaboraram 175 atores, 20 encenadores e 45 outros criadores.

Teatro Municipa Sá de Miranda
Rua Sá de Miranda
4900-529 Viana do Castelo

No comments:

Post a Comment