Parece que foi há dois anos e foi mesmo. O Festival Alternativo da Canção foi criado para provar que é possível fazer melhor do que original, mas nunca cuspindo na sopa de quem lhe deu essa inspiração. Pelo contrário, o Festival Alternativo sorve a sopinha toda do original e inspirado pelos saudosos tempo em que a família se reunia à mesa para o ver, o que agora apresentamos veste-se a preceito, cabelinho como se fosse à madrinha, calças largas, cores garridas, refrões orelhudos que é disso que o povo gosta, também cabelos grandes, com ou sem patilhas, com ou sem bigode, com ou sem permanente, mas com muito alegria ou com muita tristeza, que um festival destes não se quer com equilíbrio.
E assim, ironicamente, depois de em 2009 terem vencido os Homens da Luta com “E o povo pá?” , dois anos depois, são eles agora os representantes do nosso país para o festival da Eurovisão, o que diz bem, a capacidade visionária deste evento. No ano passado, em 2010, foram os 3 Marias com “Satisfação” que o venceram e que com isso ganharam o direito de ir tocá-lo – como prometido – à final do festival da Eurovisão. Nesta caso, nas escadas de acesso ao mesmo.
Cândido Mota e Dina Aguiar são os apresentadores deste ano.
(Candido Mota, o locutor e radialista que sempre acompanhou Herman José nas mais variadas peripécias, como neste momento de génio da televisão portuguesa!)
Depois de Eládio Clímaco e Serenella Andrade na primeira edição e Vítor Espadinha e Valentina Torres na segunda, os próximos apresentadores do festival alternativo da canção são – que rugem pois os tambores - Cândido Mota e Dina Aguiar. O encontro é inédito - nunca em outra ocasião estiveram juntos - e possivelmente nunca mais se irão encontrar depois desta. É pois uma ocasião única e histórica para os verem ao vivo, com roupa que já não usavam há mais de 40 anos.
Depois de Eládio Clímaco e Serenella Andrade na primeira edição e Vítor Espadinha e Valentina Torres na segunda, os próximos apresentadores do festival alternativo da canção são – que rugem pois os tambores - Cândido Mota e Dina Aguiar. O encontro é inédito - nunca em outra ocasião estiveram juntos - e possivelmente nunca mais se irão encontrar depois desta. É pois uma ocasião única e histórica para os verem ao vivo, com roupa que já não usavam há mais de 40 anos.
Dora é a convidada especial com o seu tema já lendário “Não sejas mau para mim”.
Não são muitos os participantes no festival da canção que possam dizer que o venceram por duas vezes. E Dora pode. Na verdade, mesmo que não o tivesse vencido Dora pode dizer tudo, fazer tudo, exigir tudo. A comissão executiva deste festival (secção masculina) declara-se encantada, embasbacada, rendida em absoluto à saúde e vigor apresentada por Dora. Que obviamente, adora.
Os 10 ESCOLHIDOS
Foram muitos os candidatos – na verdade 31 – mas só 10 conseguiram o sonho de uma vida, que estar entre os finalistas deste festival. E assim, abraçando os que choram e saltando com os que explodem de alegria, a comissão executiva do Festival Alternativo da Canção, revela agora os 10 artistas e canções escolhidas para este ano. Ei-los:
Alvo: Dama! com “Alvo: Dama!”
Bro-X com “Amava-te Bué Babe”
Come na Rua com “Catequese”
La Chanson Noir com “Cabaret Portugal”
Leid Fatal – “Estende a Roupa”
Luis Fortes com “Mr. Money”
Os Kromossomas com “Gosto de ti”
Projecto Avalanche com “Não Vou Pagar”
Tiago Leiria com “Voltei a Amar”
Toni Delmar com “SadoMasoq”
A 3ª edição do Festival Alternativo da Canção tem o patrocínio oficial da Cerveja Sagres ( ao sabor da qual foi escrita esta missiva) da Ryan Air com a qual voamos quando pensamos na Dora, da MoviJovem e dos Hoteis Vila Galé onde nos deitamos a pensar nela também, da Revista 365 (http://www.revista365.com/) e a cerimónia será transmitida em directo e em streaming de forma tecnologicamente inovadora na página oficial da Cerveja Sagres no facebook: AQUI.
O Festival Alternativo da Canção realiza-se pois na próxima quinta-feira, dia 28 de Abril, pelas 22.00 na SFUCO, Sociedade Filarmónica União e Capricho Olivalense, ao lado das piscinas dos Olivais.
Posto isto, agradecemos que divulguem a presente iniciativa em todos os canais e meios ao vosso dispor, estando a organização, artistas convidados, participantes e demais entidades envolvidas disponíveis para entrevistas ou esclarecimentos fiscais.
Sem mais, a comissão executiva deste festival espera ver-vos a todos na fila da frente. Obrigado.
Fernando Alvim
Cover muito Doce, suplente top 10
ReplyDeletehttp://www.youtube.com/watch?v=v0fXOwIhc3M
Abraços da Anca
Um certo elemento do júri informa os concorrentes interessados em ganhar que as caixas de robalos podem ser entregues à porta da SFUCO, na Ford Transit branca que lá estará discretamente estacionada. O rapaz ao volante toma nota do nome da banda e dá o NIB, importante em caso de empate. Não se aceitam cheques. Gratos.
ReplyDelete