Wednesday, December 15, 2010

Tudo o que tem sucesso não vale nada



Tudo o que tem sucesso não vale nada. Bom era quando ninguém os conhecia, quando éramos só nós que os sabíamos como se isso fosse um segredo que a poucos revelávamos. Não é à toa que as crianças têm mais graça e à medida que crescem a vão a perdendo. O sucesso é um adulto grande. O percurso que trilhamos para o atingir é uma criança pequena.

Vejam bem o exemplo do alpinista João Garcia e reparem só: o que as pessoas dão mesmo valor, é o percurso que este fez, as privações que passou, o tempo que terá demorado a pensar no que ali estava a fazer, sem fazer a barba, sem ver a Praça da Alegria, sem os telejornais do Mário Crespo, até chegar ao topo do Kilimanjaro ou do Everest ou da serra do Marão ou ao sótão lá de casa, aquele bocadinho, vamos cá ver, aquele bocadinho, ninguém lhe dá muita importância.

E esse é o problema do sucesso, não ser o caminho mas o fim. Daí que a fórmula do sucesso seja estar sempre a caminho, como se não tivesse acontecido. Mesmo que o saibamos, continuar a andar como se nada fosse. Como se nos tivesse saído o Euromilhões, e continuássemos no outro dia a vender jornais no quiosque. Aliás o sucesso está cheio de outros problemas arreliadores e um deles, é uma coisa muito chata: a inveja. Nada como o sucesso é tão gerador de inveja. Nem uma barragem produzirá tanta electricidade quando comparado a isto. Vamos cá ver, ninguém tem inveja de um pobre coitado que nunca conseguiu nada. Mas de alguém com sucesso, Deus nos livre. As críticas sucedem-se tal e qual como acontece com os ricos. Sejamos claros, alguém de sucesso é uma pessoa rica. Alguém que atingiu o sucesso de forma muito rápida é um novo-rico, que é ainda pior. Porquê? Porque sabemos o que pensam as pessoas dos ricos e dos novos-ricos: que enriqueceram de forma ilegal. Do mesmo modo que assim pensam para quem atingiu o sucesso: que não trabalhou nada para o atingir, que perdeu o interesse e que deixou de se esforçar depois de o ter, que na verdade tudo terá acontecido por acaso, por mera sorte.

Há pessoas que nunca atingiram o sucesso com medo disto: de passarem a não valer nada. E assim, fazem discos só para os amigos, livros só para meia dúzia de intelectuais, filmes para duas ou três cadeiras. Porque há um sucesso que é admissível – é verdade isto - o que não enche as salas nem incomoda, o que não provoca inveja porque também não faz grande mossa, o que é um sucesso só para aqueles e não para todos, resumindo isto que já se faz tarde: o que não incomoda. Pois quando isso acontece, quando o sucesso é tão grande que todos o conhecem e aplaudem, então não tenho dúvidas, o sucesso não vale nada.


8 comments:

  1. QUal é o problema de incomodar??...
    Essa parte naõ percebi. COmpreendo a ideia do sucesso anónimo, como caminho de desenvolvimento pessoal! Que naõ se trata de ter tudo o que toda a gente quer, mas de alcançar o que precisamos para sermos mais autênticos...
    Mas acho mesmo, que muitas vezes temos realmente uqe nos incomodar e incomodar os outros! Nâo há outra forma!
    Bj ;)

    ReplyDelete
  2. Concordo plenamente contigo e é por isso que luto para ter sucesso embora por vezes as criticas não sejam as mais animadoras. Não sei se tenho o jeito ou talento necessário para o ter. Mas continuo com a convicção que nada serei se não, pelo menos, o tentar.
    Já te escrevi uma vez e te pedi para visitares o meu espaço. Gostaria de ter a tua opinião. Não por seres conhecido mas por teres a experiência e critica necessária para textos ou videos de humor.

    Se puderes, dá aqui um pulo e deixa a tua opinião.

    http://seguesoma.blogspot.com/

    Obrigado e um abraço.

    Márcio Silva

    ReplyDelete
  3. Invejo-te Alvim... GRRR!

    ReplyDelete
  4. Vim ler o seu blogue. Achei muito interessante. Post agradaveis. Estou lhe convidando a visitar o meu blogue e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando por voce lá
    Abraços de verdade

    ReplyDelete
  5. Será que o meu blog terá sucesso? Não o fiz só para os amigos mas só eles o lêem porque são os únicos que o conhecem...vamos lá ver se a solução que propões resulta:
    http://estupidificantissimo.blogspot.com/

    ReplyDelete
  6. Muito bem observado. Já o Seinfeld falava no maior medo de todos, maior que o de morrer, o de ter sucesso. Talvez seja por isso que tanta se esforça tão pouco para o conseguir...

    Abraço

    ReplyDelete
  7. É bem verdade. Desconstruiste o valor do sucesso de modo brilhante, e é realmente diferente o sucesso mais controlado, menos gerador de invejas e que não deixa dormir à sombra de uma bananeira imóvel, que dali não vai sair. Parabéns pelo texto.

    ReplyDelete
  8. É verdade. Temos muito medo de ser maiores.

    Continuaçao de bom trabalho, Alvim

    ReplyDelete