A Cego, Surdo e Mudo apresenta o 1º Curso de Escrita de Letras para Canções realizado no Porto com o mestre Gimba a 4 e 5 de Dezembro. Este é também o primeiro curso feito em Portugal que se dedica à escrita de canções, sendo a vertente prática de um estudo que Gimba tem vindo a elaborar sobre o português cantado (a primeira obra escrita sobre este assunto em língua portuguesa), resumindo a sua experiência profissional de 30 anos e as suas visões pessoais sobre escrita de letras em português.
DATA
Dias 6 e 7 de Dezembro
HORÁRIO
Sábado e Domingo: 10h às 13h e das 14h às 19h
TOTAL DE HORAS
16 horas
VAGAS
20
OBJECTIVOS DO CURSO
Promoção da escrita – neste caso, de canções – visando contribuir para um enriquecimento da cultura portuguesa ajudando amadores e profissionais a apaixonar-se (ou a re-apaixonar-se) pela nossa língua.
Munir os participantes com uma nova consciência em relação à escrita, à análise e à fruição de letras em português:
. Porque escrever letras não é apenas escrever “letras”!
• Aproveitar a musicalidade da língua – prosódia
• Saber que palavras usar – fonética
• Como e quando as usar – retórica + semântica + métrica
• Tomar consciência das potencialidades e limitações do "português continental"
• Adquirir noções claras sobre o equilíbrio estético, dinâmico e estrutural na escrita de letras para música
A QUEM SE DESTINA
Esta formação serve músicos e não-músicos. Jovens e adultos com vontade de aprender a escrever letras de canções usando os truques dos autores de referência e as técnicas usadas na maioria das canções “clássicas”; a todas as pessoas (maiores de 16 anos) profissionais, amadores, ou simples curiosos, que tenham interEsse em escrever letras/poemas ou saber um pouco mais sobre os mistérios e segredos desta arte milenar; também – obviamente – poetas, autores, cantautores, produtores musicais, responsáveis de artistas e reportório em editoras discográficas, professores e alunos de música, animadores culturais, monitores de ATL’s, redactores de publicidade, tradutores, supervisores de reportório infantil (TV), etc...
FORMADOR
Sou o Gimba, de meu nome Eugénio Lopes, tenho 50 anos e nasci em Lisboa. Sou músico/autor/produtor e tenho um percurso musical preenchido e variado: Fundei “Os Afonsinhos do Condado” (meados de 80), integrei “Os Irmãos Catita” (de Manuel João Vieira), e “Os Cavacos” (com músicos dos Xutos & Pontapés e Rádio Macau) e gravei discos em nome próprio. Como produtor, trabalhei com artistas tão variados como Deolinda, Boss AC, Tim ou José Cid. Dei a cara e fiz música para programas de televisão (“Pop Off”; “O Cabaret da Coxa”). Também assinei bandas sonoras de programas de humor (“O Programa da Maria”; “Paraíso Filmes”, “Boa Noite, Alvim”), cinema (“O Crime do Padre Amaro”), rádio, teatro e publicidade.
LOCAL
CCDTCMP - Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal do Porto
PREÇO
130 Euros
ORGANIZAÇÃO
Cego Surdo e Mudo – Produções Multimédia, Lda.
Mais informações / Inscrições:
96 600 81 85
cegosurdoemudo.pm@gmail.com
No comments:
Post a Comment