Wednesday, June 02, 2010

A Prova Oral de hoje

Portanto, tragam o instrumento – uma palheta sobressalente – que a Prova Oral de hoje terá uma componente prática. Vamos ter uma aula de saxofone dada por Mário Marques, com este currículo de fazer inveja:

«Nasceu em 1972 na cidade de Alcobaça. Em 2002 concluiu a licenciatura em saxofone na Escola Superior de Música de Lisboa. Integra regularmente como músico solista a Orquestra Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra do Algarve. A solo tocou com Orquestra das Beiras; Banda Sinfónica da P.S.P.; Orquestra Portuguesa da Juventude e Sinfonieta de Lisboa.

Colaborou com vários programas de Televisão e Teatro Musical e gravou com diversos grupos portugueses como “The Gift”; ” Silence4”; ”Bernardo Sassetti”;” Xutos&Pontapés”.

Lecciona Saxofone e música de Câmara no Campus Universitário do Instituto Piaget em Almada, bem como na Academia de Música de Alcobaça. Colabora frequentemente com a Big Band do Hot Club de Portugal. Tem ainda como seus projectos pessoais os grupos Estardalhaço Brass Band, The Postcard Brass Band e o Quarteto de Saxofones Saxofínia, onde para alem de músico, trabalha actualmente na produção e edição discos. Compôs música para o filme “Daqui p´ra Alegria” de Jeane Waltz . Foi director musical do projecto “Hibrid Jazz Machine” encomenda exclusiva do festival de Jazz de Valado de Frades. É também produtor musical de albums como “European Tuba Trio”, “Concertos Para Bebes” “2Bas and friends”,” The Postcard Brass Band”, “Saxofínia plays Gershwin Live at Alcobaça” entre outros.É artista residente do Cine-teatro de Alcobaça no corrente ano de 2008 onde para alem de outros estreou o projecto “Zoom In – A música de Daniel Schnyder”.»

Saxofonistas, aprendizes desse ou doutro instrumento, melómanos, público em geral: estão convidadíssimos a participar com perguntas, comentários, sugestões, técnicas de boca e afins, via 800 25 33 33, caixa de mensagens do blogue e facebook da Prova Oral. É a partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Moreira. (Na fotografia, um dos maiores saxofonistas da actualidade, Branford Marsalis).

1 comment:

  1. Alvim, para quando o regresso aos teus textos sobre tudo e sobre nada, sobre um tema que te apetecia falar, que gostasses ou sobre algo que te incomomdasse?!

    ReplyDelete