Wednesday, September 16, 2009

Gato Fedorento - O regresso



object width="425" height="344">

Chego a casa e vou finalmente ver o programa dos Gato Fedorento com Sócrates e Manuela Ferreira leite. As minhas primeiras considerações são estas:

-Sócrates estava mais nervoso do que Manuela Ferreira leite e talvez por isso, Manuela ferreira Leite me pareceu melhor do que ele.

- Ricardo Araújo estava compreensivelmente mais nervoso no primeiro programa do que no segundo, talvez por o primeiro ser em directo e o segundo gravado. E isto pode condicionar a prestação de ambos.

- Gostava imenso de saber se as perguntas foram previamente reveladas a cada um deles. Nos Estados Unidos é uma prática corrente. A confirmar-se este cenário ( atenção que nada ouvi que indicie isso) Manuela Ferreira Leite esteve melhor preparada e por isso mesmo, é justo dizer que teve melhores assessores.

- Este modelo faz-me lembrar imenso o Daily Show do Jon Stewart, mas no entanto, não acredito que exista alguém em Portugal a conseguir fazê-lo tão bem quanto os Gato Fedorento.

- Acho que voltaram em grande. E mal consigam dominar todo este nervosismo e ansiedade inicial ( mais do que compreensível) mostrarão a todos porque são o maior fenómeno dos últimos anos. Porque esmiuçam como ninguém.

26 comments:

  1. colega

    o programa com o PM foi gravado na 2ª de manhã...

    e as perguntas foram divulgadas previamente aos entrevistados ;)


    e isto estava no JN de 3ª - a não ser que o tenha percebido mal :P

    ReplyDelete
  2. Porque é que toda a gente diz que a Ferreira Leite foi a melhor?

    Ela levou aquilo demasiado asério, e o Sócrates foi para brincar um pouco.

    ReplyDelete
  3. Caríssimo, foram os dois em directo.

    ReplyDelete
  4. Um pequeno detalhe... a entrevista de MFL também foi gravada e não en directo!

    ReplyDelete
  5. Só uma pequena correcção: o primeiro programa, o do José Sócrates, também foi previamente gravado. Os que se seguirão daqui para a frente é que serão em directo.

    ReplyDelete
  6. Caro Fernando, sou teu fã assumido e, não que seja requisito, até corroboro muitas das tuas opiniões/assumpções. No entanto, não conhecendo as tuas orientações políticas, facto que não deve ser correlacionado com a primeira afirmação, até diria que te atiras ao chão para defender a cor laranja neste post.
    Não querendo com isto pressionar-te para qualquer tipo de revelação, pretendo apenas manifestar a minha leve indignação pela falta de imparcialidade numa análise, que até tenho o hábito de respeitar.
    Aquele abraço

    ReplyDelete
  7. Acabo de falar com o R.A.P. que me confirma a gravação de ambos os programas.A partir de hoje, é que será sempre em directo.

    ReplyDelete
  8. Lembro-me de ter visto "directo" nos 2 programas...

    ReplyDelete
  9. O Sócrates estava mais nervoso porque era o primeiro programa e não sabia o que é que ia sair dali.

    A MFL quando foi para lá já sabia ao que ia e já sabia que, se quisesse deixar uma boa imagem, tinha que sorrir e entrar no espírito.

    Se a MFL tivesse sido a primeira entrevistada é que eu gostava de ver...

    ReplyDelete
  10. Gostei da prestação de ambos. Pena os programas terem sido gravados.Perdeu-se autenticidade.
    Quanto ao RAP, de quem sou fã,evidenciou grande nervosismo e demasiada deferência para com os convidados.Tem que ser mais solto, mais dinâmico, mais à Jon Stewart.
    Mas, como sempre, teve imensa graça.Gostei muito.

    ReplyDelete
  11. Aqui estás tu num momento grandioso:

    www.youtube.com/watch?v=_TN5hKYGRgc

    ReplyDelete
  12. o melhor momento foi quando o Sr. Sócrates disse:
    "Isto já não foram os meus filhos que disseram, já é uma resposta minha, o que não deixa de ser verdade."

    É de mim ou o próprio Sr. Sócrates parte do princípio que as suas afirmações são falsas?

    Luz Branca

    ReplyDelete
  13. Caríssimos

    A água Caldas de Penacova (água mineral natural)é bestial.
    Soberba água medicinal de mesa.
    Quanto às entrevistas julgo que todos foram demasiado púdicos.
    Nestes políticos ainda não há poder de encaixe. Além disso, os convidados deveriam surgir ser ter conhecimento das perguntas.
    Era grande favor se me pudesse dar uma informação completa a este respeito.
    Creia-me sempre seu discípulo e admirador muito grato

    Francisco Lamballe

    ReplyDelete
  14. Ah, mas no canto superior esquerdo estava lá que era em directo. Não percebi essa.
    Eles são espetaculares, sem dúvida.

    ReplyDelete
  15. Penso que a ideia é mesmo fazer um Daily Show à portuguesa... e consigo imaginar alguém melhor do que os Gato Fedorento para o fazer; o Alvim, pois claro!

    ReplyDelete
  16. Voces estao a dar-me uma novidade!!eu pensei que tinham sido ambos gravados em directo..whatever!embora nao goste mto da manuela ferreira leite,achei que as respostas dela demonstravam mais confiança e originalidade.
    Reparaste na resposta que ela deu quando o Rap perguntou o que ela faria se a casa ardesse o que é que ela salvava?o quadro de picasso,o cao ou uma PME?Salvava a PME porque o cao fugia obviamente e com o dinheiro da PME comprava o quadro de picasso!!Safou se bem..

    Gostei do teu blog!!

    Kiss Kiss,
    Sirigaita

    ReplyDelete
  17. Ao contrário alvim, ou então não.
    Mas o programa do Socrates foi gravado. Se bem que com clausulas de não interrupção.
    Sei eu que o vi em Faro à hora que estava a passar na televisão o programa.

    ReplyDelete
  18. Alvim...

    Para quando uma Prova Oral com o Luís Monteiro, o nosso pingú que quer chegar à Antarctica (rumoantarctica.com)? É que agora apareceu uma americana que tá a querer "papar" o nosso pinguim!

    Precisamos de ajudinha = votos, meu Santo Alvim!

    ReplyDelete
  19. Caro Alvim, lembras-te do Silva dos Plásticos, que jogava à bisca com o Zebedeu, filho do Monteiro-Empurra-Vagões-em-Contumil? Sim, esse. Precisamente.
    Que tinha a mania de aparecer junto de figuras conhecidas e quando se juntou ao Bill Clinton no Arco do Triunfo todos perguntavam quem era o senhor de cabelo grisalho, com um ar satisfeitissimo encostado a um púlpito de mogno, que estava ao lado do Silva dos Plásticos?
    Pois aqui é parecido: quem será o casal que surgiu em dias diferentes a conversar com o Ricardo?
    Ou o regresso brilhante de um humor de um gato que se tinha aburguesado e que faz parte da História do Humor.

    ReplyDelete
  20. Exacto. Alvim, tanto o programa com José Sócrates e Manuela Ferreira Leite foram gravado. Apesar de indicar lá "DIRECTO", os programas foram anteriormente gravados. Já com Paulo Portas e os outros, não sei minimamente se já foram gravados ou se serão em directo.

    Antes de mostrarem o programa com o José Sócrates e "a outra senhora", já havia imagens da entrevista.

    Os Gato Fedorento são muito bons no humor que fazem, mas tu não ficas atrás Alvim :D

    O Ricardo é melhor que os outros elementos do grupo.

    Cumprimentos capitão Alvim :D

    ReplyDelete
  21. Por acaso venho discordar das tuas observações (não na totalidade, mas em parte).

    É certo que os Gato estão pouco à vontade com este novo formato e notam-se algumas gafes e engasganços, mas perfeitamente compreensíveis.

    Não achei que Manuela estivesse melhor que Sócrates. Sócrates pareceu-me mais espontâneo. Manuela antes de responder fazia sempre uma longa pausa, que quase dava a sensação que estaria a ouvir as respostas dadas por um mini-micro-auscultador (assim tipo como nos filmes LOL).

    Não achei que os gato tivessem voltado em grande, no sentido em que RAP tem um maior protagonismo enquanto os restantes são acessórios e as piadas que acabam por contar, ficam muito aquém dos gato fedorento da SIC Radical.

    Ainda não atingiram o ponto de fazerem uma boa imitação do Daily Show (do qual sou fã à vários anos). Gostaria de menos imitação e mais espontaneadade, poderiam basear-se no modelo de Jon Stewart mas adaptando mais ao estilo deles próprios.

    Os gato estavam nervosos, os convidados estão nervosos (nem que seja com receio do que poderá sair dali).

    Esperemos por melhores dias. A nível político e social para mim os melhores programas são os Comtemporâneos em formato sketch e o Caia Quem Caia pela acutilância do formato e dos apresentadores.

    Mas isto é a minha opinião (e de mais alguns gatos pingados).

    Alvim, pelo menos tu continuas em grande, embora ontem na Prova Oral imensa gente te quisesse dar uma coça quando atacaste a Matemática. Até a mim me apeteceu dar-te um calduço lol.

    Bjs
    FilipaMBG

    ReplyDelete
  22. Pela primeira vez conseguimos ver um sorriso na cara da Dra. Manuela Ferreira Leite. Só por isso o RAP já merece um grande e estrondoso aplauso (ou será que a água continha alguma coisa para fazer rir a senhora lolol) .

    ReplyDelete
  23. nota-se que ricardo araujo pereira esta muito nervoso, e na minha opinião não é por ser em directo mas sim porque fez N sketchs(ou la como se escreve) sobre o primeiro ministro que não eram a dizer bem dele, ora a entrevistar a pessoa que mais gozamos que por coincidencia é o primeiro ministro, é preciso ter grande estômago! Mas o ricardo esteve 5estrelas

    ReplyDelete
  24. Acho que está demais o novo programa deles! uma grande responsabilidade porque nunca se fez nada do genero em Portugal, só agora é que está a haver mais marketing politico, coisa que existe na america há mais de 30 anos...
    Estão de parabens, realmente era preciso um bocadinho mais de graça na politica, sempre tão serios, há que saber fazer ligação com o povo.

    ReplyDelete
  25. Óptima noticia!

    Eles são de facto geniais. A forma "leve" com que o Ricardo encara tais coisas é que torna tão fascinante o "encarar de frente" que nos é transmitido.

    Já faziam falta, de facto.

    Bj,
    (i)

    ReplyDelete
  26. Concordo com o que dizes e não duvido que nenhum dos dois tivesse acesso às perguntas que lhes iam ser feitas. Afinal, estamos em campanha e qualquer risco poderia ser-lhes mortal.

    ReplyDelete