Tuesday, February 24, 2009

E o resto, são bananas.


Há um certo grau ditaturial em relação ao lugar em que nascemos. E Porquê? Porque nos foi imposto, porque não escolhemos, porque ali nascemos só porque era o hospital que estava mais perto e sem que o soubéssemos , foram os condutores que conduziam a ambulância, que ali decidiram, no espaço de ofegantes segundos, o lugar onde nasceríamos para toda a vida. E eu quero acreditar que sou de muito mais do que uma decisão ofegante, muito mais que um lugar, muito mais do que um hospital que estava ali à mão. Daí que me pareça justo afirmar, que nós, mais do que o sítio onde nascemos, somos dos sítios onde vivemos. E eu só nasci uma vez e já vivi em tantos. E quando as pessoas me perguntam de onde é que eu sou? Eu respondo-lhes de onde é que eu sou. Eu sou dos sítios onde vivi como se aí tivesse nascido. E só1 não sou do sítio onde nasci porque nunca vivi aí. Nem podia, eu só aí fui nascer. Uma espécie de hóspede que chega para uma ou duas noites de negócios e logo parte ligeiro para outra cidade.

Quando nascemos embora pareça que já estamos a viver, isso não é verdade. Só estamos a nascer. Eu só considero viver quando me lembro e eu – tal como os outros - não me lembro de ter nascido. Daí que muitos sejam aqueles, que depois de uma bebedeira grande onde confessam que não se lembram de nada, ouvem invariavelmente um comentário que lhes diz “ Mas isso não é viver!”. E não é. Justamente, por não se lembrarem.

Daí que não me pareça justo que algumas pessoas fiquem conotadas com uma cidade apenas e só porque ali nasceram. Se foi só isso – e em muitos casos foi - as cidades não se lhes deveriam estar associadas. Querem um exemplo: Carmen Miranda. Reparem bem: A conhecida artista nasce a 9 de Fevereiro de 1909 em Marco de Canavezes e poucos meses depois imigra para o Brasil com o pai. E depois daí nunca mais em toda a sua vida, em caso algum, nem no natal comer uma fatia, regressa ao sítio onde nasceu e onde este ano lhe preparam um programa comemorativo do seu centenário. Terá isto algum sentido? Creio que não. Se fosse viva e mantivesse a coerência e apego que a caracterizou, posso assegurar-vos que Carmen Miranda, nem agora, poria aqui os pés.

Mas a culpa não é dela. Ela só nasceu no Marco de Canavezes e não se lembra disso como todos os outros. E não fosse isto, seria imperdoável esta atitude se aí tivesse vivido – aí sim – se aí tivesse sido bem tratada – aí sim - reconhecida pelo seu talento desde logo e depois daí, se tivesse esquecido disso. Carmen Miranda não se pode esquecer do que não se lembra. E só é lembrada pela cidade onde nasceu porque teve sucesso, porque se tornou numa figura mundial a que todos se querem associar. Carmen Miranda, a artista que nunca mais veio a Portugal depois de aqui ter nascido, só é homenageada pela cidade onde nasceu, porque se tornou maior do que ela. E o resto, são bananas!

20 comments:

  1. "Eu sou dos sítios onde vivi como se aí tivesse nascido. E só não sou do sítio onde nasci porque nunca vivi aí. Nem podia, eu só aí fui nascer."

    Está muito bom ! És grande Alvim !

    Continua

    ReplyDelete
  2. Meu caro conviva, tudo o que tu dizes é bem dito e bem refletido, porém não fales com tal celeuma porque isto é uma questão social. Porém antes de expor a minha opinião a ti e aos teus milhares de fãs, permite-me apenas dizer que desconfio que a senhora dos fantásticos chapéus de frutas variadas poderá ter tido algum receio de mostrar o seu colorido às suas origens. Ou seja, custa-me imaginá-la a ser recebida com honras de estado num Portugal faminto da primeira metade do Séc. especialmente com frutas na cabeça... imagino a cara dos tugas a olhar-lhe para as tangerinas!! Bem, então se fosse no Marco de Canaveses o mais certo era mesmo o povo comer-lhe a fruta toda, o que talvez não fosse o melhor para a carreira dela.
    Relativamente à questão propriamente dita, é social sim senhor e é social porque não é pessoal, porque se fosse pessoal não era social... mais sério um bocadinho: quando te perguntarem de onde és responde-lhes de onde vens dirteão quem são e saberás onde estás. Grande abraço de alguém que te acolheu em Marco de Canaveses!! Até um dia destes!

    ReplyDelete
  3. Caro Fernando: a Carmen não se tornou maior que a cidade do Marco de Canaveses, até porque ela parece magrinha e elegante e a cidade do Marco tem uma area considerável!!!
    Um abraço e visita o nosso blog

    ReplyDelete
  4. E não é que tens toda a razão...mas repara que não é para todos:" ah e tal eu sou da cidade onde nasceu Carmen Miranda" repara que faz toda a diferença, ainda que a senhora só lá tenha estado uns meses.

    Eu, parece que nasci na Penha de França mas por favor não me perguntem onde isso fica porque vivo desde que nasci aqui para os lados da Ericeira..x'D

    ReplyDelete
  5. Desde que nasci apenas vivi num só lugar, mas nunca senti que a ele pertencesse...Até porque nunca me dei a conhecer a ninguém. É curioso porque nasci e cresci no mesmo lugar, mas, quando me perguntam de onde sou respondo sempre com desdém. Há muito que digo que tenho vontade de mudar de casa...agora percebo que queria mudar de vida.Muito obrigada Senhor Alvim!Mais uma resposta na minha vida, ufa!

    ReplyDelete
  6. www.ogrupelho.blogspot.com

    ReplyDelete
  7. Deixa lá Alvim, um dia destes o Major vai-te homenagear no Monte crasto...

    ReplyDelete
  8. é so de Fare, mó. por mais que tente não consigo sair desta cidade

    hehe

    http://rosaxokk.blogspot.com/2009/01/irmandade-do-jacaranda.html

    ReplyDelete
  9. Chiça Fernando! Tu escreves bem para caraças e ainda por cima, geralmente, dou-te razão!

    ReplyDelete
  10. Assino por baixo!!!

    Apenas uma questão de oportunismo, apenas porque convém à cidade(?) que poucos conhecem!!...

    Portugal: o país dos pequeninos...

    Gand' Alvim!!! ;)

    ReplyDelete
  11. Caro Homonimo Alvim...

    tás-te a esquecer de uma coisa fundamental...

    na altura o presidente nao era o Avelino Ferreira Torres...

    Porque se fosse, ia tudo corrido á paulada. hain? Ai nao que nao ia...

    http://bue-de-cenas.blogspot.com
    http://bue-de.cenas.blogs.sapo.pt
    ha: e deixa-me corrigir... o resto nao sao bananas... sao pevides... pevide e do bom...

    Já agora... nasceste aonde????

    é que eu nasci num hospital... será que isso faz de mim um eterno doente????

    ReplyDelete
  12. Cara Aline:

    A cidade do Marco de Canaveses poderá não ser mto conhecida...não é pela Carmen que se irá tornar mais....porque não precisa...é só uma cidade pacata com gente mto boa que sabe receber quem cá vem...e quem cá vem sabe o que estou a dizer!!!Jah agora fica o convite para ti.........atreve-te!!!!!
    Portugal só é pequenino enquanto a mente das pessoas também for pequena.......

    Bruno Nogueira

    Cumprimentos e larguras para o Alvim e Aline

    www.ogrupelho.blogspot.com

    ReplyDelete
  13. Oh Alvim sinceramente adoro tudo aquilo que fazes e já acompanho a tua carreira há vários anos, na maioria das vezes estou de acordo com as criticas que teces mas desta vez acho que exageraste.
    Evidente que o Marco não ia homenagear alguém que não tenha algum tipo de ligação especial com a terra, ninguém o faz. Se há local que pode fazer algumas comemorações e dar a conhecer às gerações mais novas quem realmente foi este ícone, essa terra em Portugal é unicamente o Marco de Canaveses! Não vejo mal nenhum nisso, pelo contrário. Estamo-nos a aproveitar e a ligarmo-nos a uma pessoa internacionalmente importante para tornar o Marco mais conhecido? Obviamente, é que vamos andar a apregoar por todos os jornais mundias que ela era marcoense e o próximo passo é mesmo tornarmo-nos num destino de viagens ao nivel de Taj Mahal lol
    O Marco de Canaveses pode ser uma cidade pequena mas com valor, espero que qndo vieres não fiques somente numa discoteca, descobre a simpatia das pessoas e algumas coisas interessantes que o concelho tem a oferecer ;)
    Mestre Alvim fica bem e continua a surpreender tudo e todos =D

    Quanto à cidade ser pouco conhecida, sim não somos capital de distrito mas temos um monumento por exemplo que ganhou vários prémios arquitéctonicos internacionais, e quem não conhece Avelino Ferreira Torres, que por acaso é de Amarante.

    ReplyDelete
  14. eu acho que Carmem Miranda está acima destas questões de nacionalidade! é referência pra nós, como é para vcs e para o mundo, principalmente pra quem gosta de música e cultura! eu tenho orgulho como brasileira de ter a portuguesa Carmem Miranda representando meu país!

    um abraço da "terra dos papagaios"!

    ReplyDelete
  15. cara joanna, tens um ponto de vista bastante aceitável! deixa-me apenas defender o homem pq foste injusta num ponto, ele por acaso nao ficou so por uma discoteca... nisso o homem esteve bem conheceu muita gente fora da disco e alguns pontos de interesse marcolinos. deixo-te esta pergunta: és a miuda mais gira do marco? é só para um jogo...

    ReplyDelete
  16. ja agora esqueci-me de te mostrar a igreja desenhada pelo Siza Vieira. nao aceites este comment cmptos

    ReplyDelete
  17. Tens toda a razão e o resto são bananas!

    Obrigada por me proporcionares momentos relaxantes e divertidos ao ler-te... enquanto trabalho... :)))

    JInhos

    ReplyDelete
  18. Pronto se de facto andou a visitar a cidade ainda tem menos desculpa para o comentário q fez :P mas é livre d ter a opinião q quer como é obvio...
    Quanto a ser a rapariga mais gira do Marco sou sim.

    ReplyDelete
  19. Ok joanna, passas-te a primeira fase do jogo. De seguida terás que passar por um rigoroso crivo selectivo que te poderá levar a realidades nca antes por ti imaginadas. Vai ter na próxima lua cheia em baixo da azeitoneira, que fica em frente à igreja antiga, e aguarda. Leva uma saia ao xadrez verde e vermelha, uma camisa branca semi-abotoada e uma meia branca até ao joelho, espera pelo sinal, na altura irás perceber qual é. Leva gás pimenta para o caso de alguém mal intencionado passar e pensar que te pode "ensinar" umas coisas. Não vás na conversa desses moços. Lembra-te se fores atacada usa o gaz pimenta e grita "-Em nome da lua, vou castigar-te!". Boa sorte Joanna, podes vir a aparecer na primeira página dos jornais!!

    ReplyDelete
  20. Ok joanna, passas-te a primeira fase do jogo. De seguida terás que passar por um rigoroso crivo selectivo que te poderá levar a realidades nca antes por ti imaginadas. Vai ter na próxima lua cheia em baixo da azeitoneira, que fica em frente à igreja antiga, e aguarda. Leva uma saia ao xadrez verde e vermelha, uma camisa branca semi-abotoada e uma meia branca até ao joelho, espera pelo sinal, na altura irás perceber qual é. Leva gás pimenta para o caso de alguém mal intencionado passar e pensar que te pode "ensinar" umas coisas. Não vás na conversa desses moços. Lembra-te se fores atacada usa o gaz pimenta e grita "-Em nome da lua, vou castigar-te!". Boa sorte Joanna, podes vir a aparecer na primeira página dos jornais!!

    ReplyDelete