Thursday, September 27, 2007

O casamento





De cada vez que vou a um casamento apetece-me casar, peço desculpa por este desabafo, mas é a realidade e não há nada a fazer. Por mais que custe – e custa - Casar é uma coisa bonita – eu choro muito – e é sempre uma oportunidade única para reencontrarmos velhos amigos e não raras vezes distintas senhoras com laca no cabelo.

As mesmas senhoras que ao verem-nos com alguém nos questionam com pertinência “Então e vocês, quando é que se juntam?”, “Estão a ver como é bonito, para quando um netinho para a senhora sua mãe?” – Antes de continuar: Deixem-me dizer que adoro a expressão senhora sua mãe. Depois, confessar que a utilizei neste texto abusivamente visto que, infelizmente, nunca trataram a minha progenitora com tamanho epíteto, peço por isso desculpa. Onde é que íamos? Ora, exactamente. Há uma pressão nos casamentos e não é só na máquina das imperiais, é nas famílias que aqui reunidas, nos mostram que embora não se encontrassem há mais de 15 Natais aqui estão juntas e ainda se lembram praticamente dos nomes uns dos outros. Há uma pressão sim, quando nos encontramos com um amigo, com um filho ao colo e a mulher a ver as montras e, nos questionamos em silêncio: Deve ser bom ter um filho assim, não é? Que raio de montra está ela a ver?

No casamento dos meus amigos faço sempre questão de ler na cerimónia. Faço-o, porque sei bem que esta é uma oportunidade única de falar para as pessoas sem que estas possam abandonar facilmente o local e porque, com mil raios, porque gosto de ouvir a minha voz na esplendorosa acústica da Igreja. Para que conste - e escreva-se em acta – na última cerimónia em que participei, ao contrário do que é habitual li não uma, mas duas passagens da bíblia com tamanha distinção, que há já quem me vaticine uma digressão nacional por todo o território. Esta semana na Sé de Braga, amanhã na Igreja do Bonfim, para a semana quem sabe, em pleno Vaticano, sendo certo que há uma coisa que não poderei voltar a esquecer-me: De dizer “Palavra do Senhor” no final de cada oratória. Ámen.

As coisas mudaram. Actualmente, já ninguém faz casamentos em Restaurantes e mesmo as Quintas já tiveram melhores dias porque o que realmente está a dar – não se fala de outra coisa em Nova Iorque – são as herdades. É impressão minha ou dá muito mais estilo anunciar que nos iremos casar numa herdade do que propriamente numa quinta. Experimentem dizer algo como: Vou casar-me na Herdade de Santo António! E agora tentem anunciar isto: Vou casar-me na Quinta de Santo António! Confessem, é indesmentível. A herdade transporta-nos para um cenário de sopa de gengibre e lagostins enquanto a Quinta remete-nos para carne de porco à alentejana e baba de camelo. A herdade soa com coisa herdada e família com Brasão, a Quinta com aluguer à hora e casamento com separação de bens. Numa ou noutra que sejam felizes, que os noivos se beijem e digam “SIM!” alto na Igreja, que a noiva chore e mãe do noivo desmaie, que se embriaguem os padrinhos, que digam SIM alto na igreja, que a noite de núpcias seja como na primeira vez, que o senhor padre seja simpático como na primeira vez, que os noivos digam SIM! Alto na igreja.

35 comments:

  1. Excelente texto Alvim! Casava-me contigo agora...lol :)

    ReplyDelete
  2. odeio gengibre e adoro baba de camelo.:-) mas e claro que reconheço a sátira presente no texto!

    ReplyDelete
  3. Será que a idade começa a "dar de si"? ;)

    ReplyDelete
  4. Discordo quando dizes que o que est� na moda � casar numa Herdade, essa moda acabou de passar, casar agora � num solar, para semana vou ao meu primeiro casamento num solar. Cada vez gosto mais de te ler e ouvir.

    ReplyDelete
  5. Então para quando o casamento?
    Aquele abraço, estás em grande!

    ReplyDelete
  6. casa comigo em las vegas alvim:P

    you're wild at heart and weird o n top.*

    ReplyDelete
  7. ja escreves-te isto no "metro" pá...

    ReplyDelete
  8. Já tive o sonho de me casar. Embora adorasse realizar esse sonho, hoje em dia, já não tem a mesma "importância" para mim...

    No entanto, sonho em ser Feliz e dizer SIM, bem baixinho, sussurrado ao ouvido, cada noite (ou manhã!!!!!) :)

    Beijinhos *

    ReplyDelete
  9. Revejo-me na tua opinião. Muito bom texto!

    ReplyDelete
  10. Pois olha, eu nem Quinta, nem Herdade, Nem Solar...
    Eu e o meu moço é mais praia da Comporta, num fim de tarde ameno e com as pessoas mais chegadas vestidas o mais descontraidamente possivel, eu de vestido de verao branco, descalça e cabelo solto..nao peço mais ke isso =P

    ah..e a bela da caipirinha =)

    beijo*

    P.S: ES GRANDE ALVIIIM

    ReplyDelete
  11. Não sei porquê, mas sempre que o texto transita para o último parágrafo... o entusiasmo dá de si!

    O padre ficou enrolado na noite de núpcias, e com votos de «que seja simpático como na primeira vez»!?

    Fantástico, eh eh.

    ReplyDelete
  12. Eu tenho a certeza que quando o dia ´D` chegar, sim o teu dia de casamento, a TVI vai fazer questão de mostrar ao mundo de que tudo é possivel.

    Mantém a fé porque tu vais conseguir....

    ReplyDelete
  13. O que devia estar na moda era o AMOR, maiúsculo, grandioso, arrebatador! Um lanche num qualquer bar de esquina transformar-se-ia numa Festa de Arromba, porque a felicidade transbordava... e o anel podia até ser de latão, sem «diamond», e as flores de plástico, tudo porque o amor era o "pormenor" mais importante!
    Eu também não gosto de ir a essas bodas... Se calhar é da inveja que sinto dos dois suicidas com ar apalermado e contaminante e de uns quantos que olham pra eles sem a mínima saudade de quando eram como eu, sem aquelas criancinhas a gritar agarradas às suas pernas...

    *Tás a ficar pró na escrita do coração;)

    beijo beijo

    ReplyDelete
  14. Li o texto e gostei.
    No que diz respeito ao casamento, surpreende-me, no entanto, a falta de actualidade do «desabafo», principalmente por vir de um benfiquista.
    Ontem ocorreu um novo milagre em Fatima, donde vai resultar a conversao de todos os benfiquistas ateus e agnosticos, bem como proselitos de outras seitas e religioes ao catolicismo.
    A partir de 26-09-07 os reporteres desportivos vao poder afirmar que o benfica tem seis milhoes e um associados catolicos (o ultimo, claro, e o Alvim).
    Benfiquista que se preze casa no novo santuario - o estadio de Fatima e reza para que o Fatima suba a divisao maior.
    Consta que o Papa fez trafico de influencias junto do Pinto da Costa, para lhe cobrar aquela cena da audiencia com a bela carolina.
    Aproveitem, porque parece que o homem virou mesmo e faz tudo o que o santo padre lhe pede.

    ReplyDelete
  15. Eu anonymous sou o anonymous da Madalena... chegas la, nao chegas?

    ReplyDelete
  16. Não cases Alvim!!!

    Depois ficavas sem tempo para nós....

    e o soldado manda cumprimentos...sabes? aquele q te viu crescer!

    ReplyDelete
  17. A Quinta está completamente out, a Herdade, faz me lembrar
    ovelhas a pastar ali ao lado. Casar nuna casa de família, é que é. Uma casa do Sec XVIX. Intimista e chique :-)!

    Bjo

    ReplyDelete
  18. Amén....... lol
    Bute casar

    ReplyDelete
  19. Tá certo... casar é uma coisa bonita... pelo menos pó pessoal que vai pa comer!
    O problema é que depois da malta se casar, lá se vão as saídas com os amigos (ou melhor, com as amigas dos amigos), lá se vai a futebolada ao domingo de manhã, etc, etc.

    Poeta Acácio (Poeta do Desassossego Desassossegado)

    TENHO DITO

    ReplyDelete
  20. Tu és é doido, pois a mim o efeito é mesmo o contrário.

    ReplyDelete
  21. Alvim filho... toca a todos!!! ou quase todos... mas olha que casar é bom!! E olha k a 3 anos atrás eu pensava k não!!! Força home Força!!!

    ReplyDelete
  22. Boas palavras,
    mas vê-se que fala um rapaz solteiro, sem a experiência da vida em comum...
    as festas acabam, e as palavras que tantas lágrimas provocaram, às vezes não passam de chavões...
    Como diz uma canção pop "da moda" outra, ele jurou amar-me até morrer e, que eu saiba, ainda está vivo...
    Até já

    ReplyDelete
  23. eu não tenho assim tanta vontade de casar, pelo menos já! mas as pessoas fazem questão de me estar sempre a fazer essa pergunta... até porque a minha irmã casa-se na próxima semana e eu tb vou ler na igreja... eheheh tb sempre gostei de ler na igreja, gosto do som e gosto do tom que posso dar ás palavras, gosto da forma sublime e sentida que as posso ler. é bonito.

    quanto ás herdades e ás quintas, concordo ctg... herdade é mais chic! :p

    beijokas*/

    ReplyDelete
  24. Oh mestre Alvim :O

    Tu não choras, pf!

    Beijo

    ReplyDelete
  25. Eh lah!! Hino ao casamento...
    lol naaaa

    ReplyDelete
  26. Fernando Alvim, meu Capitão,

    Nunca me esquecerei da leitura que fizeste no meu casammento e da Cristina, foi uma leitura histórica.....
    O comentário que se seguiu em plena igreja, do nosso colega, e a reprimenda do pároco local,foram momentos históricos e ainda hoje recordados.

    Só tu para te dares ao trabalho de fazer um post sobre este tema. És mesmo o Maior !!!

    És o maior !

    Good friends remain forever the greatest !

    Abraços

    ReplyDelete
  27. adorei cada parágrafo do teu texto ! parabens pela capacidade q tens pra falar seja do que for com imenso humor :p

    e "que os noivos digam SIM! Alto na igreja"

    beijinho

    ReplyDelete
  28. Perfeito! Estupidamente verdade ;)
    *

    ReplyDelete
  29. É engraçado como praí desde os meus tenrinhos 13 anos que me acho parecida contigo.Quer dizer...Não literalmente como é óbvio,mas identificava-me.E pela primeira vez nestes quase 10 anos surpreendeste-me,não que seja mau,mas simplesmente porque é...Surpreendente.Eu detesto casamentos,vejo neles uma maneira cinica de demonstrar a paixão pela imagem social,e não por uma pessoa.Talvez tambem por não ser católica,embora tenha feito comunhões,catequeses e essas coisas todas,não acredito.Dizem que é da mudança da idade,mas a verdade é que ouço isto desde os 15 anos,idade em que tinha borbulhas na testa,e gostava de lhes poder dizer que a mudança de idade apenas me trouxe 2 coisas,ou melhor...Tirou.A virgindade,e o pouco juízo que ainda restava.Fiquei surpreendida porque te imaginava a "troçar" deliciosamente num casamento,e não a aprecia-lo.De qualquer forma,é bom saber que ainda me surpreendes,como bom pseudo ídolo de adolescencia:) *

    ReplyDelete
  30. Como queres casar??? Passa-te depois do casamento a idéia??? Hihihi... os casamentos também são fixes quandoi o padre se engana no nome da noiva e dz sem saber o nome da ex dele...dasss.é cá um filme logo a seguir....
    hihihihi

    ReplyDelete
  31. Tens aqui uma sátira bem conseguida sobre o casamento.

    Continua o bom trabalho.

    ReplyDelete
  32. então e se nao houvesse nenhuma critatura de laca no cabelo? ainda querias casar?

    ReplyDelete
  33. É lindo ver pessoas fazendo ainda escolhas em direção ao casamento!

    bjos

    ReplyDelete
  34. eu tambem acho

    ReplyDelete