Monday, October 08, 2007

À noite todos os gatos são parvos





Este espectacular título aqui em cima serve só mesmo para chamar a atenção, pois como decerto terão a oportunidade de verificar não irei fazer uma única referência a qualquer espécie de felino durante a minha dissertação. Esclarecidos quanto a isto, podemos pois avançar.

Falar sobre a amizade é uma coisa muito séria e eu nestas coisas, quando são coisas muito sérias cito sempre o Carlos do Carmo que um dia disse “Um homem sem amigos é um homem sozinho” e sabem que mais? Estava cheiinho de razão.

De entre todos os géneros de amigos que podemos ter, dos melhores aos mais distantes, dos mais generosos e bons ouvintes aos sovinas e raiospartamcomoéqueeupossoseramigodestegajo, há um compartimento à parte, onde incluímos os amigos da noite. E se analisarmos bem, cedo percebemos que logo aqui existe uma atitude diferenciadora em relação aos outros géneros de amigos, quando quase nos vimos na obrigação de fazer este tipo de classificação se questionados : - “Aquele ali é teu amigo?” E nós respondemos: Sim, é meu amigo, mas da noite, entendes? Da noite! Não há aqui confusões”

Supostamente um amigo da noite não é tão levado a sério quanto os outros e se falarmos de um relacionamento que possamos ter iniciado à noite, o estigma a ele associado é ainda superior. Conversa entre mães:

Mãe A: Olhe, Dona Zulmira, não imagina a desgraça que me aconteceu ao meu filho?
Mãe B: Então, mas diga, diga, desembuche mulher.
A: O meu filho chegou-me ontem a casa, diz que está apaixonado por uma jovem, que quer casar, ter filhos e está disposto a largar tudo por ela.
B: Então, mas isso é bom, não vejo qual é o problema?
A: Pois, mas o problema é que ele a conheceu à noite. Ohhh, virgem santíssima!

(Dona Zulmira Desmaia, o público bate muitas palmas e o corpo de Zulmira sai de cena enquanto então esta ainda vocifera: Ai deus credo, da noite não, da noite não! que o seu filho merece melhor sorte senhora Mãe A! Da noite não, da noite não”)

E isto é que me preocupa, mas da noite não, porquê, senhora Mãe B? É suposto que uma rapariga que conheçamos à noite seja uma galdéria, é isso? Uma porca? Que eventualmente seja mais fácil ou permeável a ser seduzida do que de dia? Que mais depressa vá para cama connosco e que entregue o seu corpo a uma valente sessão de sexo muitíssimo saboroso? Que só por estar com os níveis de álcool acima da média convencionada pelo acordo de Shenguen pode eventualmente esquecer-se dos seus puros e castos critérios de selectividade? É isso? É isso? Responda, responda agora se tiver coragem. A senhora ainda está aí? A senhora ainda está aí?

Pois é, não responde. Mas as respostas estão à vista de todos e não é preciso ir muito longe para perceber que a maioria dos cidadãos deste país insiste em pensar que não é possível ter um amigo dos bons à noite. E é. Da mesma forma que os cépticos do costume teimam em não acreditar que podem a essa hora comer um bife tenrinho e muitíssimo bem passado. E podem. E os outros ainda, que a juram a pés juntos que o homem nunca foi à Lua? E foi. E isto para dizer, que os amigos da noite são tão bons ou melhores ainda que os do dia. E são. E que as mulheres à noite produzem-se mais e ficam ainda mais bonitas. E ficam. E que amigo, é aquele que sabe tudo a nossa respeito e, mesmo assim, ainda gosta de nós. E gosta. E que um parágrafo como este pode sempre acabar quando já não sabemos o que estamos a dizer. E pode.

18 comments:

  1. Não podia concordar mais consigo Sr. Alvim...
    Pois, até tenho como teoria que à noite é que as pessoas são realmente autênticas e verdadeiras... (e amigos queremo-los assim...)
    E os amigos da noite? Que conhecemos na noite, que nos levam na noite(ainda que sejam do dia)... São os verdadeiros aqueles que qualquer momento brindam à amizade... e jamais nos deixam para trás...
    Ainda bem que quem se encontra na noite esquece a formalidade de uma sociedade cada vez menos verdadeira, e não receia porque sabe que é e se torna Feliz...

    Prazer em conhece-lo...:)

    ReplyDelete
  2. Ora aqui está algo que eu concordo! Aliás, costuma-se dizer que os amigos sao para quando precisamos e para quando eles precisam de nos. Mas isso não implica que sejam so amigos para nos aturarem quando estamos em baixo!Um verdadeiro amigo está lá quando precisamos de nos divertir!
    Hoje em dia reparo que a partir de uma certa idade há uma certa escassez de povo que alinha em sair à noite. Opah, num é que fica tudo nos Quequódromos ou na cama a dormir porque a chata da mulher num os deixa sair c'os amigos?! E o pior para eles é que nessa noite nem facturam porque as mulheres ficam chateadas só por ele ter falado! Quanto às mulheres da noite, olhando pelo facto que 99% das mulheres já saiu à noite...todas têm a oportunidade de ser catalogadas dessa forma!
    Povo estranho!

    ReplyDelete
  3. Ainda bem que o tema da amizade da noite entra neste blog... e eu concordo plenamente: podemos ter bons amigos da noite, à noite e com eles ter as conversas mais alucinantes e espectaculares que se possa imaginar - até sobre as teorias mais malaicas de "fisica" aplicada ou existencialismo... e então aqueles que com os quais nunca mais nos vamos encontrar - os que aparecem e desaparecem - lol - esses então são fantásticos...

    ReplyDelete
  4. Concordemos, que à noite, há uma certa vulnerabilidade, especialmente quando falamos do sexo feminino!Bons amigos há, boas conversas também, boas gargalhadas idem, agora "boas mulheres"...
    Aqui,as que não saem dão dez a zero às outras.Têm mais disponibilidade para se dedicar a tão nobre causa ;-)!

    Bjs "alvinzinho"

    ReplyDelete
  5. Sempre com o sentido de humor ao rubro! Adorei principalmente o último parágrafo! E adorei!

    ReplyDelete
  6. Grande master alvim.Mais uma vez muito bom este teu texto,que tambem ja o vi na revista,em que sou assinante e a recebo todos os meses em casa,e claro está tou a falar da Noite.pt.Continua assim em alta,com estes projectos e grandes textos como estes.Eu digo e afirmo que as mulheres sao demais e mostram o seu outro lado a noite,a noite é um espectaculo, e o melhor exemplo temos ai nas discotecas lisboetas,como o grande caso,que gosto bastante,o grande e mitico Lux!
    Abracos alvim!

    ReplyDelete
  7. a Amizade... ninguém passa sem ela. Eu não! sou amizadodependente! :D

    ReplyDelete
  8. Já agora apetece-me partilhar isto.
    No sábado saí - à noite - com uns amigos, e assisto a isto.
    Um velhote que ao ver uma rapariga com os amigos, vira-se e diz "Ganda Mula a esta hora na rua"(?)

    Será por ela usar uma Mini-saia?!


    P.s: A Rapariga não era eu =)

    ReplyDelete
  9. Discordo pela primeira vez contigo alvim. Uma rapariga para o futuro NUNCA se encontra numa discoteca! São leis da vida como não matar!

    ReplyDelete
  10. Costuma-se dizer que o verdadeiro amigo é aquele que nos tem amizade mesmo depois de nos conhecer! Bem... às vezes não é bem assim! Mas que nos fazem imensa falta os amigos que nos conhecem de dia e reconhecem à noite, isso é mesmo verdade!! Para ti que tens mais de nove mil amigos no hi5, deve ser mais complicado para os reconheceres por aí!! Quer de dia...quer de noite!
    Bjinhos

    ReplyDelete
  11. A esses chamo amigos dos copos...mas não porque os conheci à noite ou porque só os vejo à noite....mas porque se me acontecer alguma coisa às 4 da matina e lhes ligar eles nem reconhecem o numero ou nao podem...os meus amigos verdadeiros são tão pouquinhos...no entanto os necessários para festejar e para chorar... lamechice!!!

    ReplyDelete
  12. Há quem diga que os amigos a sério não são aqueles que estão connosco nos maus momentos (a consolarem as suas vidas tristes na nossa miséria) mas os que estão connosco nos momentos bons... na noite, por exemplo!

    ReplyDelete
  13. E ainda bem :)

    Beijinho *

    ReplyDelete
  14. Eu arriscava dizer que à noite todos os parvos são gatos... (dito com pronúncia brasileira)
    :P:P
    *

    ReplyDelete
  15. Pois a mim parece-me bem...

    Aquele abraço!
    WWW.SEMGAS.BLOGSPOT.COM

    ReplyDelete
  16. I like you just the way you are :)
    (Nitinha)

    ReplyDelete
  17. o filho da D. Zulmira, apaixonou-se pela Carolina Salgado?

    ReplyDelete
  18. Thanks for writing this.

    ReplyDelete