Friday, September 12, 2014

Nuno Maya e Carole Purnelle, do LUMINA Festival da Luz, fazem um Balanço Vital



Umas férias
CAROLE: Férias num sítio onde não fale a língua e esteja completamente sozinha, para me desenrascar e aprender a falar rápido (como eu fiz quando me mudei da Bélgica para Portugal)

NUNO: Acampar numa praia deserta! Ver passar o dia e a noite. Aqui apercebo-me que andava mesmo a 200 no trabalho!


Uma ideia 
CAROLE: Uma virose que torne toda gente muito honesto e ver o que dá, se o mundo fica melhor ou pior.

NUNO: Todos e cada um fazerem o que gostam e apenas o que gostam. É um bom ponto de partida para muita coisa melhorar.


Uma asneira 
CAROLE: Uma asneira de linguagem que fiz ao início em Portugal: chamei um cliente “gajo” porque pensei que era o nome dele. Enviei um email “Exmo. Sr. Gajo”. (Sim, perdemos o cliente )

NUNO: Esta é muito comum hoje em dia...descartar tudo e todos com uma velocidade cada vez maior. 


Uma paixão 
CAROLE: Paixão pelos animais: o sonho de poder falar com eles, comunicar verdadeiramente e saber o que eles têm em mente, saber como é que eles pensam. Então, mudar de trabalho e ir de férias à descoberta deles.

NUNO: Dar um mergulho no mar da praia deserta numa daquelas ondas que rebentam perto da areia e criam uma parede trânslúcida – depois abrir os olhos e ver os raios de sol a furar a água límpida. Uau.


Uma curiosidade 
CAROLE: Aprendi que é fundamental conseguir comunicar com as pessoas à minha volta na sua própria língua deles. Para descodificar mesmo o que elas dizem, as suas verdadeiras intenções...

NUNO: Contado por amigo de infância mas quando ambos já tínhamos barba: “Um homem gasta em média 145 dias da sua vida a barbear-se”. É por isso que ando muitas vezes com barba por fazer.


Uma pergunta
CAROLE: O que se passa depois da morte? Ou antes de nascer?

NUNO: Porque é que tantos condutores conduzem colados ao carro da frente?


Uma resposta
CAROLE: Um video de um judeu que espalha a mensagem que o povo judeu não quer mandar bombas para o povo iraniano, que não quer esta guerra que os lideres estão a dar como inevitável. A mensagem é: We Love You!. É uma iniciativa pessoal brutal e uma resposta de um indivíduo aos líderes que fala realmente em nome de todo um povo. Essas ondas são as ondas positivas que temos que espalhar.

NUNO: Porque sim! A melhor resposta para todas as perguntas. Quando não resulta esta pode ser – Porque não!


Uma lição
CAROLE: As pessoas são boas e simpáticas em 99,99% das circunstancias. Basta viajar e precisar de ajuda, verifica-se logo. Na realidade, nos media, fala-se sempre do 0,01% que fazem m (asneira)... 
no mundo!

NUNO: Começar pelo início. Simples e eficaz.


Uma aventura
CAROLE: As minhas aventuras são as aventuras interiores, imóveis: ir à descoberta de mim própria, dos meus sonhos... passado, futuro. Também gostaria tanto, mas tanto, de poder viajar no tempo.

NUNO: Montar um festival de luz, convidar 40 artistas nacionais e internacionais, colocar 26 instalações de luz e multimédia a funcionar e ver centenas de milhares de pessoas a invadir o recinto deslumbrados pela magia da luz. Depois arrumar tudo e olhar para trás...uffffffff... O LUMINA foi e continua a ser uma grande aventura!


Um segredo
Primeiro segredo: há uma praia deserta em Portugal. O segundo segredo é o nome da praia; mas ficamos pelo 1o segredo.

Uma invenção
CAROLE: Há de certeza invenções geniais que nunca foram aplicadas por motivo de interesse financeiros de grupos grandes. Seria interessante conseguir fazer um apanhado.

NUNO: Um sistema de organização social que funcionasse melhor que o atual. Inventam-se tantas coisas e logo esta que é a mais importante parece não evoluir muito bem. 


Um desabafo
CAROLE: Pois, não é muito original, mas os que dirigem o mundo não representam as pessoas, os povos. Não é segredo, mas parece que todos andamos aceitamos esta hipocrisia. As guerras são dirigidas pelos que não as fazem, as guerras não são desejadas pelos povos, mas sim, pelos que têm interesse. Isto não é nenhum segredo, mas temos que acordar.

NUNO: Por favor não me entreguem em mão cartas dentro de um envelope, porque já sabem que vou deitar fora o envelope no momento seguinte...


Um problema 
CAROLE: Portugal está a perder muito por não apostar nas pessoas, por não acreditar e ser muito tímido. Os portugueses são sempre melhores là fora que cá dentro porque os outros paises acreditam mais neles do que aqui.

NUNO: A sociedade de consumo descontrolado...e a falta de recursos naturais...é certinho como o destino. Esperem mais uns aninhos.


Finalmente um item ou dois que o convidado deste inquérito deve acrescentar
CAROLE: Mas, afinal para que serve este inquérito ???? :-D

NUNO: Uma solução: Guardar o carro que ainda anda por mais uns aninhos. E claro, tudo o resto que temos tendência a mudar mais rápido do que é realmente preciso. Uma sugestão para o final das férias: Fechar as férias com uma visita o LUMINA Festival da Luz 2014 em Cascais, de 12 a 14 de Setembro. O evento mais luminoso deste verão!


No comments:

Post a Comment