Monday, February 25, 2013

O meu problema sou eu


Dizem-me que mais de 80% dos problemas se resolvem se desligarmos e voltarmos a ligar de novo. E eu acredito, de tal modo que penso que é justamente por isso que dormimos. Daí fazer todo o sentido quando alguém nos diz “vai dormir que isso passa!” e se formos mesmo dormir como nos dizem, em 80% das vezes passou. O curioso é que em muitas ocasiões não só passou como nem sequer já nos lembramos do que era. E isso é ainda mais maravilhoso. Querem que seja mais preciso? Pois serei. Ainda no outro dia andava com um problema na canalização, chamei o meu vizinho da frente e disse-lhe “vizinho, estou com a sensação de que tenho um cano que está a verter água” ao que ele certeiro me responde “não pense mais nisto, vá dormir que isto passa”. E querem vocês saber que após uma jornada de sono como há muito tempo não se via no campeonato nacional, este cidadão que agora vos escreve acordou e não só tinha o problema resolvido como de repente a minha casa oferecia condições muito semelhantes ao waterpark de albufeira ou mesmo o zoo marine, embora confesse a não existência de golfinhos. Não estão convencidos? Olhem só esta. Estava a precisar de uns dinheiros para abrir um negócio de armas num desses países que andam sempre à pedrada, dirigi-me a uma qualquer dependência bancária, expliquei esta minha necessidade e do outro lado do balcão ouvi do zeloso funcionário “ouça, não pense nisso, vá dormir que isso passa” e acreditam vocês que depois de ter adormecido como um anjo daqueles branquinhos pintados no tecto da Capela Sistina, acordei e embora não tendo o dinheiro que havia pedido na minha conta, tinha na minha residência muito e bom arsenal bélico que dois ou 3 indivíduos – sempre muito educados, pessoas que se via terem estudos - usaram para me fazerem uma demonstração cabal das suas funcionalidades. Por isso acredito que 80% dos problemas se resolvem com o on e o off. Eu lamentavelmente faço parte dos 20%. Ou talvez seja mesmo o problema.

Fernando Alvim
Publicado originalmente no jornal i
[Fotografia de Yves Klein]

No comments:

Post a Comment