Thursday, February 21, 2013

Inauguração de exposição de iphoneArt

"LOGO [eidos] do invisível ao visível" 
de Emanuel Faria
24 FEV 2013, 17h00


A teambox inaugura, no seu espaço, uma exposição de iphone art, domingo dia 24 de Fevereiro, às 17h00.

Logo [eidos] do invisível ao visível vem pela mão de Emanuel Faria que se considera um viajante errante e contador de histórias através das imagens do seu iPhone.

Das gentes, das ruas, da música e da miséria, todo o peso de um mundo sem palavras, narrativas impossíveis, projeções da mente, de realidades vividas. A vida como sonho mergulhada em realismo absurdo e enganador, arquiteturas do mundo e realidades desconexas que passam a fazer sentido, mundos separados por oceanos de distância reunidos numa só imagem.

"São cidades como sonhos: todo o imaginável pode ser sonhado mas também o sonho mais inesperado é um enigma que oculta um desejo, ou o seu contrário, um terror. As cidades como os sonhos são construídas de desejos e de medos, embora o fio do seu discurso seja secreto, as suas regras absurdas, as perspetivas enganosas, e todas as coisas escondam outra." - Ítalo Calvino, Cidades Invisíveis.

Na grande rede, onde os pontos pespontos no grande mapa se unem em colaborações, diversos “iPhone Artists”, dos mais conceituados a nível mundial, numa unidade de cidades e mundos, colaboraram na construção da instalação, "Eu no mundo"1, num complemento, casamento perfeito da realidade que é a iPhoneography, todas as cidades num só plano, unidas pela imagem de Emanuel. 

Logo, história, Eidos, imagem realidade, projeção da mente, em Grego antigo.

iPhone Art a arte de conceber e manipular as imagens, onde só os equipamentos com IOS tem intervenção.

Emanuel Faria tem formação superior em Design de Interiores. Desde há dois anos que se dedica à iPhoneography, a arte de fotografar e manipular fotografia no iPhone/iPad, também conhecida como iPhoneart.

A nível mundial este instrumento democratizou a expressão artística fotográfica, trazendo também grandes novidades nas formas e representações.

No comments:

Post a Comment