Friday, January 04, 2013

INQUÉRITOS DO JORNAL METRO

E a primeira conversada de 2013 é a jornalista Rita Marrafa de Carvalho.


Umas férias
Na Índia. As melhores férias são as que estão por vir. Pelos cheiros e cores que tenho a convicção plena que me vão  encher a alma. Prometo voltar carregada de saris e bindis.

Uma ideia
Uma ideia? Porque é que não existe um helicóptero que os retire ou um alçapão para onde caiam os veículos acidentados com toques de chapa absurdos e que atrasam a vida de milhares de pessoas na 2ªcircular?

Uma asneira
A asneira do meu primeiro directo em TV... Saiu-me um "casamento celebrizado pelo bispo de..." Um pesadelo!! Nem me apercebi do disparate. Tinha 19 anos.

Uma paixão
Tenho paixão por noites quentes. Abafadas. Pelo verão a entrar pelas janelas e as esplanadas cheias. Pelo som das ondas quando a areia se cola às pálpebras fechadas do sono. Gosto de correr atrás do calor.

Uma curiosidade
Fiz os meus pais passarem as maiores vergonhas... Quando usei cuecas pela primeira vez, abandonando as fraldas dos tenros meses, mostrei-as com esmerado orgulho a toda a gente na rua. Depois, o meu pai descobriu um leitão decorado com caroços de azeitonas durante uma boda de um casamento. Escusado será dizer quem era a autora do atentado à saúde pública...

Uma pergunta
A pergunta que se impõe... Porque é que o discurso em inglês de Vítor Gaspar é mais fluido e de cadência mais rápida do que em português? Temo que o raciocino anglosaxónico de Vítor Gaspar o justifique. 

Uma resposta
Adoro a resposta padrão, repleta de pragmatismo e conformismo..."Enfim, olha... É o que temos..."

Uma lição
Vivi na Madragoa um ano. Uns 50m2 bem esticados no coração do bairro. E por lá ouvi a frase mais deliciosa de sempre no cardápio de ofensas: "Tens essa boca tão suja quanto essa c€&@"

Uma aventura
Duas semanas em Sumatra, na Indonésia, após o Tsunami. Os cadáveres nas ruas, o dormir no chão dias a fio. As crianças que pediam máscaras por causa do cheiro em lugar de comida. A guerrilha separatista aos tiros com o exercito de Jakarta a meio da noite. Não se esquece.

Um segredo
Gosto do som do secador. Relaxa-me. Don't ask...

Uma invenção
Quando inventarem azevias sem açúcar, light... que não engordem uma graminha sequer, acreditarei que o mundo tem salvação. 

Um desabafo
Se a Palestina e Israel se entendessem dava tanto jeitinho...

Um problema 
As medidas de austeridade... São um problema em galope para os anos vindouros. O endividamento compulsivo e a morte da classe média. Temo o pior a médio prazo.

O maior enigma do universo
Porque é que as crianças fazem uma birra tremenda para acordar durante a semana, vacilando entre o choro e o atraso para chegar à escola, e despertam às sete da matina, com a boa disposição de um Xanax aos sábados e domingos? Ainda procuro resposta...


No comments:

Post a Comment