Wednesday, October 17, 2012

Entrevista no Jornal Metro, a propósito da festa de logo à noite


Os dez anos celebram-se quarta-feira, certo?
Não, mas a festa de lançamento é na quarta. Na verdade, irão celebrar-se 11 anos de programa, mas como no ano que passou não tivemos tempo para nos mexermos achamos que era melhor comemorar o décimo aniversário já no décimo primeiro ano. Achamos mais chique.

O que contém este DVD de dez anos de Prova Oral?
Horas e horas de emissão prazerosa durante estes 10 anos, com aquelas que consideramos as emissões mais emblemáticas e que entretanto não foram apagadas do arquivo. Também contem os míticos jingles do Gimba que são claramente os melhores de todo o meio radiofónico e finalmente um livro com textos escritos por algumas das pessoas que passaram pelo programa: José Luís Peixoto, Pedro Paixão e outros. Tem também uma óptima receita de bacalhau de escabeche.

O que significam para ti a celebração destes 10 anos?
Que celebramos 10 anos como se estivéssemos a celebrar o primeiro dia de emissões. Que ninguém conseguiria prever que um programa destes pudesse atingir tamanha longevidade. Que, possivelmente, já teremos entrevistado mais pessoas que o Júlio Isidro. Que não se percebe como é que ainda não somos traduzidos e legendados para todas as comunidades aborígenes.

Entrevistaste diariamente, nestes dez anos, pessoas de todos os quadrantes e sobre todos os temas. Até hoje, qual a lição mais importante que aprendeste na Prova Oral? 
Nunca juntar na mesma emissão uma prostituta com uma professora de filosofia. Foi o que aconteceu há 5 anos atrás e uma delas foi-se embora da emissão. Afortunadamente a primeira.

Quem gostavas de ter no programa que ainda não tiveste?
O Herberto Helder. O Woody Allen. O Papa. O diabo. O Chalana. A Charlize Theron. A Yoko Ono. A Alcina Lameiras, autora da emblemática frase "Não negue à partida uma ciência que desconhece".

Como/Com quem vais celebrar estes 10 anos?
Com a minha mulher e os meus filhos numa ilha perto do Dubai. Esperem lá, lembrei-me agora que não tenho mulher nem filhos, talvez, deixem cá ver, talvez comemore com os ouvintes, com as pessoas que dispensaram o seu precioso tempo connosco ao longo destes anos todos quando podiam estar a fazer molho bechamel ou carapins para os netinhos. No fundo, com todos os que nos ouvem desde o inicio, com aqueles que nunca nos ouviram e com aqueles que já nos ouviram e abandonaram a meio. Enfim, com toda a espécie de gente e bandidagem.


Lembramos que a festa será hoje, quarta-feira, no Ritz Clube, a partir das 22h00. O preço da entrada são uns simbólicos cinco euros que, além do espectáculo, darão direito a uma cervejinha, coisa que cai sempre bem. Por mais cinco euros (ou seja, dez no total), ficam também com o pack cd, dvd-rom e livro comemorativo destes dez anos de Prova Oral (que, só por si, comprado separadamente numa loja, custará dez euros). Olhem a ementa, senhores, a ementa do espectáculo - que nem parece que estamos em crise:

Victor Espadinha
Júlio Resende & Elisa Rodrigues
Charles Sangnoir
João Blümel
Gimba
Manuel Duarte e Tânia Barbosa (das Bang Produções)
Leandro Morgado
Bro-x
Rosinha
+
Todos os animadores da Prova Oral
Nuno Calado, Rita Mendes, Raquel Bulha, Cátia Simão, Rita Moreira, Xana Alves
...
e muitos outros



1 comment: