Friday, June 15, 2012

Inqueritos de férias no Metro


E o senhor que se segue é 


Uma invenção
No outro dia vi um vídeo ontem a uma miúda de 29 anos (eu tenho 32 e, como tal, uma visão muito alargada do conceito de "miúda") que nasceu com problemas graves auditivos e a quem puseram um aparelho que lhe permitiu, pela primeira vez na sua vida, escutar a sua própria voz. No momento que isso sucede emociona-se e, vê-mo-la a dizer "eu não quero ouvir-me a chorar". Momento lindo, a sério.

Um desabafo
Não gosto que não olhem para mim quando me cumprimentam. (eu, que valorizo mais a educação e o respeito pelo próximo que propriamente a diplomacia) Já deixei alguns tipos de mão a abanar.

Um problema
Tudo isto o que se tem passado. Já dou por mim a questionar a ideia (que sempre tive relativamente segura para mim mesmo) de que, salvo raras excepções, todos nós conseguiríamos trabalho caso fizéssemos por isso.

Uma pessoa inspiradora
Martin Luther King. Combater o racismo com campanhas de violência e amor ao próximo é algo notável. São homens singulares como este que elevam a condição humana.

Umas férias
Um inter-rail que fiz sozinho. Nunca pensei conhecer tanta gente distinta. Para tipos cuja sociabilidade não se dê por saciada por uma qualquer vida rotineira recomendo vivamente. Viajar. Sozinho e de mochila às costas. (foto em anexo de um desses inter-Rails)

Uma ideia
Impedirem de uma vez por todas que aqueles senhores que costumam estar vender droga (ou, pelo menos, algo que eles dizem ser droga) nas ruas da Baixa durante o dia e no Bairro Alto à noite. Acho que se prestava um serviço muito grande a Lisboa e a todos aqueles que a percorrem.

Uma asneira
Misturar gin e vodka.

Uma paixão
Uma norueguesa que conheci em praga, uma espanhola que conheci em nova iorque, uma canadiana que conheci em Lyon... (Fernando, queres mesmo que continue?)

Uma curiosidade
Ao contrário da maioria das águas com gás, a Água das Pedras é naturalmente gasosa e não gasificada. O que significa que o seu gás  vem exactamente do mesmo sitio que a água e é tão natural como ela (o gás é extraído junto à fonte!). Resumido...é das poucas águas do mundo com gás 100% natural.

Uma pergunta
"Qual o teu filme preferido?" Acho que é uma pergunta importante. Na verdade passam a vida a perguntar-me merdas que não interessam a ninguém. Disso sim sinto falta, que coloquem uma pergunta genuína. Que me perguntem, por exemplo, pelo meu filme preferido.

Uma resposta
Uma resposta? Frontal, sincera. Infelizmente nem toda a gente é capaz de o fazer. Se há coisa que me irrita é fazer uma pergunta e dar pelo meu interlocutor a tomar-me por parvo.

Uma lição
Aquela história de se ser feliz com as pequenas merdinhas da vida. Se não conseguirmos ser felizes assim dificilmente o conseguiremos doutra forma.

Uma aventura
Tenho muitas. Umas que incluem mulheres outras que incluem porrada. E depois, umas raras, que são um cocktail entre as duas (onde, te juro pelo que me é sagrado, jamais tive culpa). Houve uma vez que estavam três tipos a assaltar um rapaz no comboio. Percebi o que se estava a passar e fui chamar o revisor. Na estação seguinte os tipos vieram atrás de mim. Dei um pontapé no meio das pernas a um (que ficou a atrapalhar o caminho aos outros dois) e passei para a carruagem seguinte onde me consegui trancar. Lembro-me de sentir uma adrenalina...

Um segredo
Os segredos que tenho existem por um motivo. Não porque tenha vergonha disto ou daquilo. Existem simplesmente porque não teria tempo de antena suficiente para explicar o que ocorreu sem, antes que eu o pudesse fazer, não estivesse já a ser julgado.

Um facto
As mulheres lisboetas são as mais inacessíveis do mundo. Ou somos apresentados por alguém, ou devemos apresentar mais que 10 amigos em comum no facebook (risos). Ou então somos, tão simplesmente (e segundo elas mesmas), uns "patetas".



No comments:

Post a Comment