Tuesday, April 10, 2012

Emanuele Crialese na 5ª edição de 8 ½ Festa do Cinema Italiano


Enquanto entra em contagem decrescente até ao grande início, 8 ½ acrescenta a presença de Emanuele Crialese ao seu painel de ilustres convidados e anuncia momentos imperdíveis para todos aqueles que querem celebrar a Festa assistindo ao melhor cinema italiano de 12 a 19 de Abril, em Lisboa!

This Must Be The Place, o filme que marca a primeira incursão de Paolo Sorrentino nos EUA, protagonizado por Sean Penn, é exibido na Sessão de Abertura de 8 ½ Festa do Cinema Italiano, na sexta, 13 de Abril, às 21h30, no Cinema Monumental. This Must be the Place volta a ser exibido no dia 14, pelas 19h no mesmo espaço.

Domingo, 15, às 19h30, no Cinema Monumental, Corpo Celeste, de Alice Rohrwacher, é apresentado pelo teólogo José Rui Teixeira e às 21h30, Il primo uomo, a tocante adaptação do realizador Gianni Amelio ao livro de Albert Camus, será apresentado pela jornalista e documentarista, Diana Andringa.

Pietro Marcello, realizador em foco na 5ª edição, vem à Festa para duas sessões muito especiais! Na segunda, 16 de Abril, às 21h30 apresenta Il silenzio di pelesjan, na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema e na terça, 17 de Abril, às 21h45 apresenta juntamente com o realizador João Pedro Rodrigues os multipremiados filmes La bocca del lupo e Il passaggio della linea.

Na quarta-feira, 18 de Abril, a partir das 21h45, o colectivo de artistas plásticos e vídeo-artistas, Flatform, vai estar no Espaço Nimas para conduzir uma masterclass, antecedida pela projecção de seis vídeos representativos do trabalho inovador que têm desenvolvidos nos últimos anos.

A Sessão de Encerramento traz Emanuele Crialese, na quinta, 19 de Abril, às 21h30, ao Cinema Monumental. O realizador vem à 8 1/2 Festa do Cinema Italiano apresentar o seu mais recente filme Terraferma,  premiado no Festival de Veneza 2011, candidato italiano aos Óscares de Melhor Filme Estrangeiro em 2012 e que descreve a Sicília migrante tornada hoje terra de acolhimento.


Mais informações, pedidos de imagem e entrevistas:
Inês Caridade

No comments:

Post a Comment