Sunday, March 11, 2012

Ex-aluno do IADE parte à descoberta do mundo de caderno na mão

Luís Simões vai percorrer cinco continentes em cinco anos, com o olhar na ponta do lápis. Partida está marcada para o próximo dia 16 de Março

O Palácio Quintela, em Lisboa, é o local escolhido por Luís Simões para iniciar o projecto que o vai ocupar nos próximos cinco anos, o “World Sketching Tour”. De mochila às costas, o antigo aluno do mestrado em Design e Cultura Visual do IADE irá registar em diários gráficos a sua passagem pelos cinco continentes. Para ponto de partida, Luís Simões decidiu regressar às origens e optou pela escola de formação, onde irá partilhar as suas expectativas com alunos da instituição e interessados, momentos antes do início da aventura.

O projecto “World Sketching Tour” tem um conceito simples: Luís Simões vai, durante cinco anos, dar a volta ao mundo e desenhar os locais e as histórias que testemunhar. Após duas experiências na Croácia e em Marrocos, o designer decidiu alargar horizontes e traçou um roteiro ambicioso. O primeiro ano e meio é dedicado à Europa, seguindo-se Ásia e Oceânia, América e África. Pelo caminho, conta conhecer novas culturas e formas de desenhar.

Para conseguir realizar este feito, abandonou o trabalho que tinha e dedicou-se a contactar outros urban sketchers, que pretende conhecer e em casa de quem, em alguns casos, vai pernoitar. A empreitada tem também recebido apoio de algumas marcas, como a Moleskine, que ofereceu 70 cadernos, ou a Montecampo, que forneceu duas mochilas e roupa de viagem. O site da iniciativa permite, igualmente, a contribuição de particulares. A partida está marcada para o próximo dia 16 de Março.

No comments:

Post a Comment