Carlos Sangnoir é o homem por trás do projecto La Chanson Noir. E é inevitável referir as suas inquitantes e sempre memoráveis participações no Festival Termómetro, no Festival Alternativo da Canção e no muito aguardado programa "Peep-show". Lança agora o álbum "Música para os Mortos". Por isso, como já disse numa ocasião, "“Se um dia morrer - o que acho pouquíssimo provável - gostaria que fosse ao som desta obra".
SOBRE O PROJECTO:
La Chanson Noire é um manifesto artístico de cariz primordialmente musical nascido em 2007 – tendo como principal objectivo a divulgação dos prazeres da decadência, a apologia da exuberância e da extravagância, a defesa da liberdade e da libertinagem. Ao contrário do chamado movimento (neo)gótico particularmente divulgado a partir da década de 80, La Chanson Noire não é um projecto de cariz urbano-depressivo – é totalmente um projecto bucolico-depressivo: as suas raízes fincadas no folclore português, mas adaptadas via cultura punk á actualidade. A cultura elitista deixou também a sua marca neste projecto, e La Chanson Noire divaga tanto no ultra-romantismo como no kitsch; tanto na ópera, como na adega; tanto na pop-art, como na feira de Coina. Quase dois mil anos de influência católica na terra de Viriato deixaram também a sua marca: ora por uma reverência quasi-naif ao imaginário romano, ora por uma oposição neo- -satânica ao papismo repressor. Acima de tudo, La Chanson Noire é arte: No seu melhor ou no seu pior.
SOBRE O NOVO DISCO:
Após o lançamento da k7 “Canções de Faca e Alguidar” em 2007, do Split-cd “Gay Music for Straight People” em 2008, e do vinil 7’’ em 2009, o ano de 2010 assiste finalmente ao lançamento de “Música para os Mortos”, o álbum de estreia de La Chanson Noire: um disco irreverente e refrescante, que conta com a participação, entre outros, de músicos como Phil Mendrix (Ena pá 2000), Mário Santos (Fausto), The Beyonder (Namek) ou Aires Ferreira, estandarte maior da poesia decadentista ao norte de Portugal. “Musica para os Mortos” é lançado em formato duplo: Para além do habitual cd, acompanha igualmente um dvd contendo um videoclip para cada um dos temas gravados, assim como videos mais antigos, totalizando mais de uma hora de exibição. Este lançamento megalómano é suportado pela inédita parceria entre 5 editoras independentes portuguesas: Raging Planet, Necrosymphonic Entertainment, Helloutro Enterprises, Chaosphere Recordings e Raising Legends.
No comments:
Post a Comment