Monday, July 07, 2008



Há duas críticas comuns que são faladas por quem sai à noite. A primeira e mais usual é referente ao facto de nos parecerem sempre as mesmas pessoas. A segunda - e isto para uma certa geração à qual eu pertenço - de que existe um excesso de miúdos a frequentá-la. Vamos por partes:

Em relação à primeira, a verdade é que são sempre as mesmas pessoas, porque eu já inclusivamente mudei de cidade, do Porto para Lisboa, e vos garanto que são as mesmas. Ainda outro dia por exemplo, estava no Bairro Alto e vi um amigo meu de longa data com a ex-mulher de um futebolista qualquer. Movido por uma inquietante curiosidade liguei-lhe para casa dele precisamente a informar a mulher disto mesmo e sabem o que esta me disse? Disse-me ela que não, que não podia ser, que ainda há 5 minutos atrás ele lhe tinha ligado de uma esplanada em Matosinhos a dizer que aquilo estava animado e que se calhar não ia dormir a casa. E através disto, percebendo eu que era mesmo o meu amigo que ali estava, à minha frente, no Bairro Alto, pode-se por aqui comprovar que um ser humano pode estar em duas cidades como Lisboa e no Porto, à mesmíssima hora.

E mais. Há medida que a noite avança é cada vez mais frequente que as pessoas desabafem a dada altura que tudo lhes parece igual e que lhes apetecia uma garrafa de água das pedras que não se estão a sentir muito bem. É sobretudo na noite que os homens e as mulheres são mais iguais, como se tivessem com uma daquelas batas aos quadradinhos que davam nos colégios dos meninos ricos, de forma a que, precisamente, se pudessem corrigir as desigualdades sociais que muitas das vezes se verificavam na roupa que usavam. À noite, ricos e pobres têm sempre dinheiro para beber uma cerveja e só se percebe a tal diferença social quando um deles pede um whisky velho e o outro começa a dizer que se esqueceu do dinheiro em casa mas que para a semana paga.


Quanto aos miúdos, nada a fazer. A noite será sempre dominada por eles no geral e por elas, em particular. O problema da noite com os miúdos é só um: Não têm dinheiro. E o problema dos adultos com os miúdos é terem dinheiro mas não serem já miúdos. Para um miúdo é muito raro sair à noite e não se divertir muito com poucas cervejas, mas para um adulto, são poucos os sítios onde se divertem e muitos os whiskies necessários para o conseguirem. Daí que os adultos falem tanto dos miúdos como se nunca tivessem saído à noite com a idade deles, do mesmo modo, que às vezes parece que os nossos pais nunca foram filhos, pois caso contrário, ao saber o que é estar deste lado, perceberiam que é mais o que natural não ir dormir a casa sem avisar ou chegar a casa com uma honrosa embriaguez.


Daí que seja verdade que à noite são sempre as mesmas pessoas (não esqueçam o caso do meu amigo de longa data) mas totalmente falso que exista um excesso de miúdos a frequentá-la. Os miúdos são sempre em igual número e vão-se revezando. Nós é que crescemos, deixando de ser miúdos para agora os ter, não na noite, mas se tudo correr como o previsto, na cama do hospital.

10 comments:

  1. Na cama do hospital ou no banco dos arguidos, ás segundas feiras, pela manhã, acusados por conduzir sob o efeito do alcool ou de substancias psicotropicas...
    É vê-los em filinha, muito bem comportadinhos, como se fossem meninos de coro, mas não são, como nós também não éramos... E bem!

    Quando li o que escreveste, até me ri, porque tenho estado o dia de hoje a pensar nisto mesmo.
    Reparem,
    No sábado fui ao SBSR e reparei em várias pessoas, nomeadamente aqueles "miudos" que literalmente me atropelaram aos saltos, ao som de "I´m going deeper undergrond", miudos esses que horas depois estavam na Industria, todos!
    Mas pior, é que lá pelas 5.30 da manhã, ainda passei no Triplex e não é que estavam lá OS MESMOS?!?!?
    Eles são todos iguais e colonam-se entre si...
    É complicado, isto dos miudos e das mesmas pessoas.

    ReplyDelete
  2. É uma bonita verdade sim senhora. Mas há ainda a referir a fase intermédia em que já não conhecemos os miúdos que nos revezaram, começamos a achar toda a gente igual, sentimo-nos mais adultos porque tudo à nossa volta parece ter um estranho odor a leite mas… ainda não há dinheiro para as chamadas bebidas adultas e caras e noite deixa de ter o brilho que uma cerveja lhe pode dar… são os pré-adultos, que não sabem por onde começar…

    ReplyDelete
  3. E quem nunca foi miúdo, que atire a primeira pedra!
    Bjs!

    ReplyDelete
  4. Noutro dia fui ao cinema. Odiei! O filme até era porreiro, dentro da onda da comédia romântica, mas na fila atrás havia 14 adolescentes. Todas raparigas. Todas histéricas. Todas a berrar ao longo de todo o filme. Todas aos risinhos estúpidos. Todas a mastigar pipocas como se não houvesse amanhã...

    Se alguma vez fui assim, podem mandar-m um tiro!

    Estamos a ser invadidos e ainda não demos por ela!

    ReplyDelete
  5. Uma coisa te garanto Alvim, os putos de agora podem fazer as mesmas coisas que faziamos, mas nunca terão categoria para beber um sumol quando acaba a noite e o dia começa numa qualquer pastelaria...Isso não se aprende, nem se copia, simplesmente é algo que cresceu connosco, com a nossa geração.

    ReplyDelete
  6. FORT DA CASA REPRESENT!!

    ReplyDelete
  7. É o que se chama generalização...

    ReplyDelete
  8. Eu fui muito miuda quando era miuda. Agora, que ja nao sou mais miuda (mas ja tenho um miudo), sou pouco miuda; so quando me apetece.

    ReplyDelete
  9. Sim, é verdade.Concordo com tudo o que disseste e acrescento ainda que há adultos que não saiem para a noite mesmo por causa dos míudos...
    Sempre houve míudos na noite..mas a verdade é que os de agora irritam mais! os miudos morangos , são espécie de puto tipo erva daninha aparece em tudo quanto é lado e parece que se multiplicam....
    E depois há os miudos EMO...normalmente mais novos e, espantosamente, mais maturos que os primeiros.Aparecem na noite em menor numero mas ameaçam propagar se brevemente a larga escala...
    Ora os miudos também fazem a noite...e a adolescência irrita. Logo, ha adultos que não saiem por causa dos miudos.E, Muitas vezes não saiem há noite por causa dos miudos deles!...

    ReplyDelete
  10. A noite foi e sempre ha-de ser uma forma de engate de mentiras e falsidade!Eu tambem saio á noite poucas vezes mas saio,sou mais adepta de um bom jantar e um bom vinho,de uma boa conversa!Sair para discotecas só muito raramente,porque é assustador a forma como as pessoas se tranformam ou talvez mostrem quel ralmente sao!Não sou nenhuma santa ou daquelas pessoas que ficam enfiadas em casa gosto de conviver e apanhar as minhas borracheiras mas cada vez acho mais que a noite é um meio muito decadente!Acho que com a idade a maior parte das pessoas tem noçao disso porque nos apercebemos dessas tranformaçoes de personalidade e comportamentos!Já durante o dia as pessoas tendem para a falsidade entao á noite...!!O que é deveras assustador,ja para nao falar agora nestas modernices do hi5 em que nao passa de um local de engate porque a maior parte das pessoas que la estao é para isso mesmo!Caminhamos para um futuro de mentiras,que se vai viver de prazeres momentaneos,para um mundo futil egoista!E estes novos miudos ja estao bem lançados!!Infelizmente as pessoas nao param de nos surpreender pela negativa!!

    ReplyDelete