Thursday, April 22, 2010

Teresa Ricou na Prova Oral de hoje.

Já toda a gente terá ouvido falar do Chapitô, mas apostamos que a maioria, sobretudo se vive fora de Lisboa, apenas tem uma vaga ideia do que é. Para que todos saibam:

«O Chapitô é uma Organização Não Governamental a actuar na área da Cultura, Educação e Acção Social que se assume como uma retaguarda cultural, sempre numa perspectiva vanguardista do humanismo.

No domínio da cultura, o Chapitô tem fixações: as artes do espectáculo nos seus cruzamentos disciplinares, o circo e a expressão circense, a inovação das ancestrais artes da festa e do divertimento, os diálogos multiculturais e sobretudo a participação num movimento de renovação das sociabilidades urbanas e metropolitanas.

Ao nível da Educação, a Escola Profissional de Artes e Ofícios do Espectáculo tem como objectivo responder às necessidades de formação na área do espectáculo, através de uma multidisciplinaridade que prepara os jovens para um futuro que se avista não só complexo, mas também exigente. A esta tarefa juntam-se os cursos de fim de tarde que possibilitam formação orientada para amadores, profissionais ou amantes da expressão artística em áreas como a capoeira, o malabarismo, o sapateado, a caracterização, a expressão dramática, técnicas circenses, interpretação teatral e ateliês infantis. Regularmente, o Chapitô organiza workshops em inúmeras áreas artísticas, privilegiando o Circo e as temáticas circenses, sendo que alguns dos mais respeitados artistas da cena circense já fizeram desta casa a casa deles.

Ao nível social, o Chapitô tem desenvolvido um importantíssimo trabalho com os jovens em risco, trabalho esse reconhecido pelos Ministérios da Justiça, Educação, Cultura e Segurança Social, dispondo de um Centro de Acolhimento Infantil e apoiando os jovens em risco no seu percurso de vida.»

Uma das mentoras deste projecto vai estar hoje connosco. Chama-se Teresa Ricou ou, para quem lhe tem acompanhado a arte, Teté, a mulher-palhaço. Juntamos a isto a 3ª Edição do Ciclo de Mulheres Palhaço, a decorrer entre os dias 6 e 23 de Março na Tenda do Chapitô, e teremos todos os ingredientes para uma boa hora de conversa. Só nos falta a vossa participação: façam-no via 800 25 33 33, caixa de mensagens do blogue e Facebook da Prova Oral. A partir das 19, com Fernando Alvim e Rita Moreira.

No comments:

Post a Comment