Tuesday, September 22, 2009

A amizade é a pior inimiga do sexo


Não percebo porquê mas convencionou-se que os amigos não devem ter sexo entre eles, como se isso fosse uma espécie de incesto ou coisa pior. Como se a amizade tivesse efeitos anti-tusa, fortissimamente inibidores de qualquer tipo de actividade que implique tirar a roupa. E são muitos os casais que acabam o seu relacionamento por terem ficado demasiado amigos. “Sabes, acabamos tudo! – dizem-me. E eu pergunto: “ Mas acabaram tudo porque motivo? E do outro lado, a mesma voz diz-me: “ Ficamos demasiado amigos, sabes?” Não sei não. Esperem lá, mas isto quer dizer o quê? Que ao ficar demasiado amigo de uma mulher, corro o iminente risco de deixar de me sentir atraído fisicamente por ela, é isto? Pelos vistos, sim. Tudo indica que sim. Isto é, a amizade chega a ser pior que uma fotografia da Margaret Tacther nos idos oitentas.

Daí que seja melhor não arriscar. O problema do amor nos dias de hoje é a amizade. Repare-se que no tempo dos nossos pais não haviam estes problemas. E porquê? Porque eles não eram assim tão amigos e não confundiam as coisas. Respeitavam-se e tal, mas cada um sabia o papel que lhe estava reservado e não passava daí. Gostavam um do outro sim, mas mais do que isso, tinham um projecto e encaravam-no como uma empresa. Agora não. Os casais tornam-se de factos amigos inseparáveis e quando dão por ela não conseguem tocar um no outro. É o que dá as amizades.

E depois queixam-se as mulheres que os homens andam distantes, que parecem não as ouvir quando estão a ver televisão, que pouco falam, que pouco dizem de si, quando todos o sabemos – e aposto que qualquer homem que esteja a ler isto abanará freneticamente o queixo para cima e para baixo – quando todos sabemos que estamos apenas a tentar salvar a relação.
P.S. - Hoje, no 5 para a meia noite, na RTP2, recebo um casal de swingers, autores do livro SW Team - Diário de Bordo e ainda Catarina Pestana, autora da polémica peça “Light my fire". Quem quiser entrar via skype ou assistir ou vivo basta que envie nome e contacto para : alvim.producao@gmail.com. Até logo.

28 comments:

  1. Quer-me parecer que notei aqui um tom ludibriante. Estás a ver se te amantizas (bela palavra esta!)com alguma que é tua amiga á, relativamente, algum tempo e não sabes como.

    ReplyDelete
  2. Olá, sabes por muito que eu ache o antigamente retrógrado, sou obrigada a concordar que este tipo de questões estavam bem resolvidas. No entanto, também acho que o sexo é muito mais interessante quando vivido no meio de uma relação de amor, não sei bem porquê, mas sinceramente entre sexo e fazer amor vai uma grande distância, acho sim que o que as pessoas fazem é se acomodarem aos amigos e às amigas, porque torna tudo mais fácil, se não der certo ninguém sofre, não se sente nada, assim não há a dor de amor. Acho que essas opções e claro que posso estar muito enganada, só servem para resguardar o coração. Estou há 15 anos com uma pessoa, não vivo em constante paixão, mas tenho fortes acessos da mesma e também de ciumes, acredito que há uma ligação de amor quer psicológica, quer física, fazemos um amor tranquilo e satisfatório, onde conhecemos as necessidades de ambos, tentamos inovar e renovar, mas não sei amanhã, sei hoje, que o que nos une é amor e o que fazemos é amor. Não sei o segredo, mas o que compreendi é que para manter a chama, tem de haver respeito pelo outro, não ter expectativas, e viver para a relação (sem ser possessivo), digo viver para a relação porque quando não se vive para uma relação, de que é que serve estar com alguém. Acho que há muito egoísmo nas relações de hoje cada um preocupa-se como é que eu estou, como é que eu me sinto, é a falta do companheirismo, vive-se muito depressa sem se preocupar em fazer as coisas com calma e saborear cada momento. Há dias num programa da Tyra Banks, o tema era o modo como se começa ou não uma relação, e é precisamente pelo sexo, primeiro há sexo, se for bom, pergunta-se o nome e o número de telefone. Banalizou-se um acto que pode ser muito gratificante física e emocionalmente, quando vivido com sentimentos.

    ReplyDelete
  3. E...
    concordo plenamente. Até porque os nossos amigos merecem que partilhemos com eles o melhor que temos e sabemos... ou o pior (e neste caso, aproveitar a sua sinceridade para melhorar a nossa performance). Afinal: são nossos amigos!
    É mais uma oportunidade que nos faz...aaaaa...crescer.

    ReplyDelete
  4. Ganda titulo.. o deste post...

    ReplyDelete
  5. Mas afinal o que é a amizade?
    À pergunta "Vocês andam juntos? Namoram?" Tenho obtido algumas respostas que me fazem alguma confusão:
    "Ah e tal somos só amigos..."
    "Ah somos amigos coloridos..."
    "Nós? Nã. Só fomos juntos pra cama uma vez."

    Há quem compare a amizade à fraternidade mas, não vejo os meus amigos como vejo o meu irmão.

    O problema de algumas amizades é que as pessoas tendem a confundir tudo. Misturam sexo, com amor e amizade quando é tudo distinto.
    Entre casais pode haver sexo ou fazer amor. Mas entre amigos faz-se sexo (se for esse o caso). Porque para mim também não estou naquela de dormir com todos os meus amigos e/ou amigas.

    As relações são complicadas porque as pessoas são complicadas! Keep it simple é o melhor que se tem a fazer.

    As minha samigas são incapazes de separar sexo de amor e nem pensar em misturar amizades pelo meio. Eu saí a ovelha negra do grupo, mas lá está, sou assim, e sinto-me bem assim.

    Confesso q numa relação de 12 anos o desejo não seja o mesmo que no 1ºs anos mas não é de todo motivo para se acabar uma relação, quando ainda lá está, juntamente com uma forte e bela amizade, uma cumplicidade, mas mais importante que tudo o amor. Não caímos na asneira de confundir amor com paixão e desejo e somos felizes assim. Se calhar o que anda a baralhar as ideias femininas são as revistas como a Cosmopolitan, e afins. É... é...

    Sejam felizes e pratiquem muito sexo e amor, com conhecidas, amigas e companheiras, sem preconceitos.

    Angélika

    ReplyDelete
  6. Vou ver concerteza...
    Patricia, Aveiro

    ReplyDelete
  7. Concordo!
    Gostei do pormenor da imagem no post. :P

    ReplyDelete
  8. eu julgo que o problema do amor, para alem da amizade é a falta de entrega,a reduzirmos o amor à ideia que "olha antes com ele do que sozinha" e isso é mau, pk o amor verdadeiro já quase não existe e quem o sente normalmente sai magoado...
    eu nao sei se relações acabam por se tornarem bons amigos, mas sei por experiência própria que grandes amizades terminam por causa de relações mais coloridas
    :S

    ReplyDelete
  9. Bem. Vejo mais a coisa ao contrário: ao terem sexo entre si, os amigos tornam a amizade difícil, pq o ambiente fica estranho. Não é, então, a amizade que tira a tusa, mas sim a tusa que perturba a amizade...

    ReplyDelete
  10. Só tenho uma palavra a dizer: És Grande Alvim. (Foram 3, desculpa a minha matemática. Ou melhor, desculpa a falta do português porque afinal foi uma frase. Enfim, a intenção do comentário está lá.)

    ReplyDelete
  11. senhor alvim a Speaky TV há algumas semanas que não está a funcionar. Será que acabou a Speaky e eu não sei?

    ReplyDelete
  12. Eu vejo isso mais por outro prisma. Se há te(n)são não é possível ter uma verdadeira amizade sem tirar primeiramente isso do(s) sistema(s). Por isso é "dá-la" bem dada e depois sim ver se dá para isso de se ser amigo. E é isto.

    (É apenas teoria, claro está.)

    ReplyDelete
  13. amigos, amigos... "Negócios" á parte!!

    Bj Pascácio

    ReplyDelete
  14. http://causaprimeira.blogspot.com/

    O blog em português que pretende revelar aos cidadãos muitas das verdades que têm sido ocultadas ao longo dos tempos e que têm sido usadas como foonte de um exercício de poder abominável! Pela Liberdade! Pela Responsabilidade!

    FGM

    ReplyDelete
  15. Concordo com o que disseste, tirando o último parágrafo (como é óbvio). é uma questão de perspectiva penso eu de que... :)

    ReplyDelete
  16. realmente é uma boa questão. vou pensar sobre isso.

    ReplyDelete
  17. Alvim, este é um tema que me interessa. Este post fez-me lembrar um outro que aqui escreveste sobre a amizade entre sexos opostos. Será isso possível?! Conseguem ser verdadeiros amigos?! Pois eu sou exemplo disso, e tendo namorado ou não, a amizade não sofre ou benificia com isso. Antes de ser namorada sou pessoa e os amigos, sejam eles homens ou mulheres, fazem parte de quem eu sou. Tenho para mim que a amizade é tão essencial na vida de uma pessoa como o sexo. Podes ser ninfomaníaca mas, sem uma amizade verdadeira, não sei se disfrutarás de todos os prazeres da vida...

    ReplyDelete
  18. Por nao acreditar que tal seja verdade, e para o provar, venho aqui "fazer publicidade" dum concurso onde o meu "amigo" concorre com a sua banda.
    Tu que és dEUS e capitão e tens como o fazer, Spread the Word


    http://www.levisawards.com/#/home/2241

    ReplyDelete
  19. Grande Alvim! Tenho pensado muito sobre este assunto e realmente é impressionante este estigma que os amigos não podem ter sexo! Os amigos podem e devem ter sexo! Por favor! Se se trata de duas pessoas adultas que gostam de sexo porque raio não o poderiam fazer? Infelizmente o sexo ainda é tabu para muita gente! E caramba! para as mulheres ainda pior! Elas gostam tanto ou mais do que nós, mas ainda assim fazem-se difíceis privando-se de viver plenamente a sua vida sexual! Abraço,

    Noel Vieira

    P.S.: Passa por http://ateporqueoembaixadordiz.blogspot.com

    ReplyDelete
  20. Pois pois, salvar a relação...
    LOL

    ReplyDelete
  21. A amizade é um tesouro!
    Quem encontra e consegue manter é tão bom como sexo , as duas coisas juntas.... é a felicidade.
    Como a felicidade são momentos.... vamos fazer sexo e ter amizades !!

    ReplyDelete
  22. Santo Alvim milagreiro, não esquecei as nobres causas...

    www.rumoantarctica.com


    A 5 dias do fim a pulha americana tá a lutar...

    Ajudinha, Santo Alvim... já quase incendiei a casa com tantas velas em tua honra e louvor!

    ReplyDelete
  23. ...em montemor o novo, bebe-se um café espetacular no sussego da paisagem alenteja ...

    ReplyDelete
  24. Uma boa pergunta a esses casais seria saber o que os levou a casar e quais eram as espectativas...?
    Talvez prefiram conviver com estranhos dentro da mesma casa?! Ganhámos tanta liberdade para decidir o que fazer que ainda não sabemos o que realmente queremos. Muitos são emocionalmente imaturos e mesmo assim vão em frente com o dito casamento porque fica bem na "fotografia”... Na minha opinião não está na nossa natureza o dedicarmo-nos exclusivamente a alguém para o resto da nossa vida, porquê insistir?! Still, grow up people!!!

    ReplyDelete
  25. Olá Alvim

    Fiquei contente por te descobrir na blogoesfera :)
    Não perdia o 5 prá meia noite, especialmente o das 3as feiras... Gosto muito da maneira como conduzes as entrevistas e adoro o teu sentido de humor. Esse do swing foi interressante, apesar de eu achar a menina um pouco inibida e weird , mas se calhar foi impressão minha...
    Enfim, espero ansiosamente a 2ª série.
    Gostei deste post, faz pensar, sem dúvida..
    Beijinho*

    ReplyDelete
  26. A amizade não é inimiga do amor/sexo, a saturação sim.

    ReplyDelete
  27. venho desta forma dizer-lhe que roubei este post todinho para o meu blog..... não me orgulho, mas também não me arrependo!!!
    eheheheheh
    Um abraço,
    neca

    ReplyDelete
  28. a mim o que me faz confusao é amigos terem relaçoes, e não casais que se tornam amigos...e que acabam por não ter relaçoes...
    bem à que rever as relaçoes se ainda quiser ser casal. lol
    mas não dispenso a minha amizade com o meu namorado ...
    ;)

    ReplyDelete