Wednesday, January 18, 2006

Benfica


Nunca sei como será ser de outro clube que não o Benfica e também não quero. É uma ignorância boa, esta, a de não querer saber, a de recusar logo à partida o conhecimento de algo que não nos importa. Só me interessa o Benfica, confesso, e logo à partida é fácil perceber pela fria análise morfológica do nome, que o clube que amo, é uma instuição que pratica o bem, que pede, rogando, para que fique: Bem! Fica! E o bem, como se ouvindo, fica mesmo, e com ele, como se uma mágica terra se elevasse, ficam não todos os benfiquistas, mas sim, todos os benfiquenses.

Existe um “ismo” no Benfica de uma magnitude rara, que não se confunde nem se imiscui com outros ismos mesquinhos que outrora serviram doutrinas, reformas várias e pessoas poderosas. O Benfiquismo é um “ismo” dos bons, que se impõe, precisamente, não se impondo, que se percebe justamente ao não se perceber, e que mesmo não se vendo, se sente e sofre como se de um amor carnal de tratasse.

Quando se grita pelo Benfica é como se gritássemos em tenra idade pela nossa mãe mesmo sabendo que está ali tão perto, pela libertina vontade de gritar pelo que nos pertence, para que saiba que não somos de nenhum outro, para que fique claro que lhe dedicamos a rouquidão que se esmorece na nossa voz.

Sou do Benfica desde que me lembro e não tenho memória curta. É nela que cabem mil imagens que correm de calções agora mesmo. Lembro-me do Néné, ali vai ele, do número 7, calções brancos, por vezes com risco ao meio, chuteiras novas, o filho bem comportado que qualquer mãe gostaria de ter tido. Do Carlos Manuel, dos livres do Carlos Manuel, da garra do Carlos Manuel quando pegava a bola a meio campo e durante metros a levava com ele, como se fosse um gigante, altíssimo, como se a levasse para casa, imponente, quebrando a barreira do som com a velocidade que lhe imprimia. E o inferno era aquilo, o inicio da corrida, a multidão a levantar-se, ninguém quieto por um instante que fosse “oh senhor, sente-se lá para eu ver”, todos a falar com as mãos, a dizer “passa a bola” e “vamos vamos” “ é agora, é agora” “ força, força” ao qual se seguia, não raras vezes, um ciclópico “aaaaahhhhhh” num imenso coro de vozes, invariavelmente seguido de palmas e um sincrónico bater de pé, ou em outros casos menos felizes, apenas um bater de pé e nomes impronunciáveis.

Acho que já disse que sou do Benfica e nunca é demais dizê-lo, como daquelas vezes em que não nos cansamos de dizer “amo-te” a uma pessoa, mesmo que esta já o saiba há muito. Porque nos dá gosto dizer “Benfica” como se fosse um “Amo-te” repetido até à exaustão. Porque ser do Benfica é dizer “Amo-te” muitas vezes. Porque é o amor que nos une e nos cega e nos faz dizer que não, não é penalty quando todos sabemos que foi, ali, à nossa frente, “com o diabo” dizemos, mesmo não o querendo admitir, “não é, não é” sabendo que estamos a mentir. Porque o amor vê mãos onde não existem, este amor de que vos falo e escrevo agora, vê faltas que nunca foram cometidas, foras de jogo, cartões que ficaram por mostrar, culpas que nunca a nossa, mas também vê o resto, os equipamentos, os jogadores a beijar a camisola como se fosse um país, o ritual da águia que dá a volta ao estádio em busca de novos perdedores, desculpem, predadores, ainda o estádio, o velho e o novo, o luxo das cadeiras de agora e o glória das outras, o Eusébio, o Chalana, o Diamantino, o Veloso e a luz intensa que nos olha a todos. A luz, estranha luz esta, o hino do piçarra, a vaidade com que o canta, as bandeiras a agitarem vitoriosas, os golos, aquele e mais o outro que ainda hoje recordamos, as jogadas sinfónicas, os maestros de então, os golos, chegar muito cedo para ficar horas seguidas a olhar o relvado, os golos, as horas que passamos a entoar cânticos, a discutir os jornais, a falar sobre o Benfica, a telefonar para os amigos de outros clubes para lhes fazer inveja com os nossos resultados, a esperar sempre, os golos, os 5 minutos à Benfica, este inferno bom, o nosso, igual a nenhum outro, este Benfica, este estado de alma, este amor rouco que não nos cansamos de repetir mil vezes.


Esta é a minha participação para o livro "Ser Benfiquista"/Prime Books

55 comments:

  1. Capitão Alvim... só quem é Benfiquista percebe...

    Saudações Gloriosas

    ReplyDelete
  2. Com o risco de parecer maricas devo-te dizer que és uma besta Alvim, que grande texto! Isto de deixar um gajo arrepiado não se faz...e tenho-te a dizer Viva o Benfica! Ser Benfiquista é muito bom! É praguejar que nem um estúpido quando a equipa joga pior e dar pulos de alegria (mesmo quando se ve um jogo sozinho em casa) quando marca um golo e garante mais uma vitória!

    Muito bom texto!=) Parabéns!

    ReplyDelete
  3. Já o Schopenhauer dizia, e passo a citar quando introduzir a cena das aspas "(agora)quem não é do Benfica é paneleiro, mesmo que seja casado e tenha filhos e isso..." E o Schopenhauer era do Kaiserslautern...

    ReplyDelete
  4. Xico: nao acho que tire totalmente o sentido ao texto esse facto. Eu quando era mais puto e mais inconsciente tambem cheguei a ser do Porto por influencias familiares, mas depois la descobri a Luz e percebi que o Benfica é que é!=D

    ReplyDelete
  5. E o Magnusson? Hum??? Esses tempos vibrantes e delirantes nos anos 90, em que o SLB foi a umas finais das competições europeias e, desde então, fiquei com um trauma chamado PSV Eindhoven. Gosto de ser do Benfica. E a cabeça das pessoas percebe-se quando digo qual o meu clube e dizem: " não pareces nada". Pois... cá para mim do SLB é só labregos, o povo... tzz... tzzz... Enfim...

    ReplyDelete
  6. ah! só mais uma coisa... Oh Alvim, também podia ser uma cuequinha do Benfica....

    ReplyDelete
  7. Alvecas lamento informar-te mas o teu Benfica perdeu por 3 a 1 com a minha Fonte do Bastardo (Ilha Terceira) em voleibol! :P O Campeão Nacional perder com uma equipa estreante na primeira divisão!!! Tss tss! Afinal o teu Benfica não é assim tão glorioso!!! ;) Beijocas

    ReplyDelete
  8. afinal nao devo ser benfiquista :\ depois de ter lido o teu post, sou um simples ser que gosta do benfica mas ser mesmo dele e um ilusao :S lol

    cumprimentos Ruben M.

    ReplyDelete
  9. LINDOOO!!! =)

    AMO-TE BENFICA!

    ReplyDelete
  10. Ser benfiquista é ser saudosista. Provavelmente licenciado em História. Choroso quando pensa nas vitórias na época do Estado Novo.

    Se eu fosse muçulmano também seria benfiquista. É o clube árabe dos pobres de espírito. O Sporting o clube árabe da falsa nobreza.

    Se D. Afonso Henriques continuasse a esbofetear a mãe e não atravessasse o Mondego, Portucale estaria hoje muito melhor.

    ReplyDelete
  11. Tudo isso é verdade, mas faltam gloriosas referências, aos também gloriosos jogadores como o Paulo Almeida, Bossio, Paulo Madeira, Carlitos, etc, etc...Mas parabéns belo texto!!

    ReplyDelete
  12. B*E*N*F*I*C*A e A*l*V*I*M
    ADORO-VOS F*O*R*E*V*E*R

    ReplyDelete
  13. viva o SPORTING!!!

    ReplyDelete
  14. E eu q gostava tantoooo de vir até aqui. Até hoje. Até este post! enfim...

    (tentarei voltar, ignorar este texto - apesar de tão bem escrito - esquecer o tema, continuar a gostar de vir aqui)

    Tentarei :)

    ReplyDelete
  15. cada vez gosto menos de futebol..

    ReplyDelete
  16. Pinto da Costa olé, Pinto da Costa Olé Olé...
    O porto é uma nação carago, viva o FCP, E MAI NADA!!!!

    MARTA

    ReplyDelete
  17. A esperança de alcançar o sonho protista é tão belo!!! No entanto, o benfica fica sempre a sombra da bananeira, a recordar os antigos feitos!!! A espera que o Mantorras resolva!!! Ou que alguém deslize.
    Já agora estão vacinados contra a gripe das aves!?!
    Porque com uma galinha gigante(águia)gripada, toda a precaução é pouca!?!
    E o problema do fisco!?!
    Mas eu tenho a resolução dos vossos problemas.
    Levem a águia as finanças!!! Desta forma resolvem o vosso problema e de muitos contribuintes em divida. Ainda conseguem mais uma propaganda adicional!!!
    Talvez desta forma o estádio até atinga a sua capacidade máxima de espectadores!!!!
    Atenciosamente
    F.C.P. FOREVER

    ReplyDelete
  18. ´´e assim mesmo Paulinha, estou contigo e não abro. Não querias dizer o nome?! ups, sorry, não foi minha intenção denunciar-te!!! Lol

    MARTA

    ReplyDelete
  19. Depois deste post, palavras para quê?

    É esta grandeza que tanto irrita os adeptos de outros clubes. E a irritação deles dá-nos tanta satisfação, eh, eh, eh.

    PM
    vouserpai.blogdrive.com

    ReplyDelete
  20. grande texto alvim! parabens! genial como so tu o sabes ser! é preciso ser benfiquista para se perceber do que falas! é esta grandeza imensa que nos distingue... ser benfiquista não é um estado de alma... é uma forma de encarar a vida! aquelas segundas-feiras depois de no fim de semana ter ganho parecem diferentes... sabem melhor! o culto de rumar à Catedral... é preciso ser benfiquista para perceber que podemos dizer "amo-te" a varias mulheres... mas depois de dizermos "sou do Benfica"... não o diremos de mais nenhum! Parabens Alvim!

    ReplyDelete
  21. Benfica é só futebol? Hum... Assim já não sei se sou do Benfica. E não costumo ter vontade de "chegar muito cedo para ficar horas seguidas a olhar o relvado"

    ReplyDelete
  22. Há quem queira viver na ignorância a vida toda :p

    ReplyDelete
  23. sem comentários

    (fixe! é um paradoxo!)

    ReplyDelete
  24. Ora se já gostava de te ouvir na rádio, se já te achava graça nos dias em que me lembrava de ver o CC (confesso que muito raros), hoje ainda te fiquei a achar mais graça! Tens muito bom gosto! Ser benfiquista não se explica, é do coração; mas tu escreveste muito bem! Keep on working! :)

    ReplyDelete
  25. Tanta merda de conversa e nem sócio é. É do Benfica desde que ficou "fixe" ter um clube do coração.

    ReplyDelete
  26. És grande!!! SLB sempre ....estamos em grande..ninguém nos pára!!!:-)

    Carla Fornos de Algodres

    ReplyDelete
  27. SPORTINGGGGGGGGGG!!!
    Isto sim um grande clube!

    ReplyDelete
  28. Capitão...Capitão.....

    "Ser do Benfica é ter na alma...o coração..." (Mantorras dixit)


    Não sabes meu amigo mas ainda estás a tempo...liberta-te e grita a plenos pulmões....SPOOOOOORTING!!

    De qq forma grande texto...

    ReplyDelete
  29. Sábado é que vamos ver...

    Oh, Alvim, rapaz! TU não tens um irmão na indústria dos desportos radicais?... Tira-me lá esta dúvida que me anda a preencher a alma desde aquela noite no IberRock...

    ReplyDelete
  30. :) nice... ficou um texto bem engraçado. *

    ReplyDelete
  31. Ser benfiquista é um dom de deus....

    ReplyDelete
  32. E porque não recordar esses grandes jogadores que passaram pela Luz e fizeram história: King; Glen Helder; El Hadrioui; Alemão; Tavares; Nelo; Hassan; Paredão; Pringle; entre outros.

    VIVÓ BENFICA (tem de ser dito com a pronuncia do presidente Vieira à Cais do Sodré).

    ReplyDelete
  33. É lindo!!!
    Cada qual com o seu clube, e um sportinguista deve pensar o mesmo do sporting, mas ser do Benfica é sentir o peso de incontáveis títulos nacionais, a honra e a glória de um clube!!!
    E tu conseguiste por isso por palavras! Fantástico!!!!

    ReplyDelete
  34. E fazes muito bem!

    ReplyDelete
  35. o prof. neca é que sabe ele sabe tudo sobre futebol e ainda quer treinar o benfica

    ReplyDelete
  36. Grande Alvim
    Primeira vez k vim aki ao teu blog e ta muito bom...continua!!!

    Saudaçoes benfiquistas e sabado damos uma abada aos lagartos!!!

    ReplyDelete
  37. Agora so por causa disto, amanha vou ser uma cliente super xata, dakelas k nc sabem o k kerem. É k nem li isto ate ao fim, só serveria pa ficar mais decepcionda!! Anda aqui uma pessoa a tentar esquecer que os seus idolos sao benfiquistas e chega aqui o Alvim e bum! Não há direito! Até parece que o blog é teu e podes escrever o que te apetecer! Ai ai! Qualquer dia apareces aí com a mania que tens o direito de escolher mal o teu clube como as outras pessoas! Ora, onde é que isto vai parar meu Deus!

    ReplyDelete
  38. www.inspiracoesdivinas.web.pt O Forum k faltava já existe, não deixes que falem por ti, INSCREVE-TE!!!

    ReplyDelete
  39. www.inspiracoesdivinas.web.pt O Forum k faltava já existe, não deixes que falem por ti, INSCREVE-TE!!!

    ReplyDelete
  40. www.inspiracoesdivinas.web.pt O Forum k faltava já existe, não deixes que falem por ti, INSCREVE-TE!!!

    ReplyDelete
  41. Por incrível que te possa parecer, ser do Benfica não será muito diferente de ser de outro clube qualquer, porque em tudo se trata de uma emoção/sentimento chamado PAIXÃO. Temos paixão por uma mulher ou um homem, por uma actividade, por um clube. As emoções sentidas não serão muito diferentes. É bom para o ego pensarmos que a nossa paixão é melhor do que as outras, mas não creio que isso assim seja.

    Por acaso em Portugal o Benfica é o clube que, em futebol, mais títulos ganhou, a maioria dos quais ainda no tempo da ditadura, com o apoio descarado e imoral do Antigo Regime. Nos tempos de democracia outros animais cantaram mais vezes a vitória.
    Ser do Benfica é, por isso - e tal como se outros, extrememamente digno se, tal como nos outros não se caír na clubite cega. Mas isso nada tem a ver com desporto e futebol. Desprezo completamente essa atitude.

    Nestes tempos de media, os jornais, radios e televisões continuam a ajudar a engrandecer o Benfica por um único motivo: devido às suas glórias passadas ainda é o que tem mais adeptos. E assim cai-se num ciclo vicioso: mais adeptos dão mais audiências, mais audiências dão mais carisma, mais carisma atrai mais benevolência (sim, porque todos preferem ser amigos dos mais "fortes"), mais benevolência atrai mais sucesso, mais sucesso atrai mais adeptos, e assim sucessivamente.

    Não é lógico que, com o que o Benfica (futebol e não só) tem feito nos últimos 15-20 anos ainda haja novos adeptos. Na minha opinião é fabricado pela nossa micro-sociedade dos media.

    Num país sem protecções o Benfica não permaneceria em primeiro lugar nas audiências, no número de adeptos. O novo estádio da luz nunca teria sido construido. Se calhar, coma as suas dívidas, já tinha passado pala 2ª divisão.

    Mas é óbvio que se deseja um Benfica forte, que dê luta aos adversários. Mas de modo limpo. O campeonato do ano passado foi uma palhaçada, uma vergonha.

    ReplyDelete
  42. (Desculpa, a última parte ficou cortada)

    O teu texto, muito bonito expressa isso mesmo: uma paixão. Mas diz-me: gostas mais da tua mãe do que eu da minha?

    ReplyDelete
  43. Tanto Bla bla bla, tou mesmo de olho em ti Alvim!

    ReplyDelete
  44. A comer a relva? Não és homem não és nada se não fores até ao meu Blog.

    ReplyDelete
  45. até me vieram as lágrimas aos olhos... opá! fdx... é aquele sentimento de revolta por todos os outros meninos na minha escola serem do sporting e só me apetecer comprar uma arma pós matar a todos, esses camafeos duma figa, ir-lhes às fuças inda era pouco

    Peace
    Jah Rules

    ReplyDelete
  46. Basta falar no benfica e pimba! 60 posts... destes 60 posts, 60 por cento sao do benfica. Tudo o resto sao seres odiosos, com inveja de nao terem nas seu role de paixoes, alguma desta grandeza. Ou melhor, eles ate teeem mas nao sabem. Negam. Assumem uma posição anti-benfiquista mostrando mais odio pelo glorioso do que amor pelo seu clube. Assim me despeço. Xina o Anti-Anti-Benfiquistas... ;)

    ReplyDelete
  47. oh pah.. que dizer desse texto?! Transcreve aí todos os sentimentos que nos vêm à flor da pele quando o glorioso marca.. ganha.. perde.. enfim.. tudo o que sofremos por ter nascido a amar com todas as nossas forças um clube, que nos leva tanto às lagrimas de tristeza como muito rapidamente às de alegria (+ vezes..esperamos!)!!
    Que dizer mais?! nao há palavras para descrever esta paixão.. basta dizer "Benfica"..e os nossos olhos começam a brilhar...
    1 beijo alvim.. e a todos os que nao sabem o que é amar 1 clube..como nós amamos o benfica! =)

    ReplyDelete
  48. Olá Alvim! Admiro a tua paixão pelo Benfica, o nosso glorioso, dado que tambem dela partilho. Não imaginas os debates que imergem no seio da minha familia: todos são do porto, mas no fundo têm é muita invrja minha por ter sido eu a escolher aquilo que prefiro, àquilo que me impõem. Adoro ouvir o teu programa na antena 3. Ganda Abraço!!!!

    ReplyDelete
  49. Caro Alvim, como eu te compreendo! Acerca do assunto em epigrafe: leia-se o nosso BENFICA está tudo dito por ti!

    Só me resta divulgar o meu blog de humor e sátira política:

    http://cresceiemultiplicaivos.blogspot.com/

    Muito obrigado pelo teu benfiquismo!

    ReplyDelete
  50. Grande Benfiquista, não podemos desanimar com os resultados futebolísticos. Melhores dias virão.

    ReplyDelete
  51. SOU DO BENFICA E ISSO ME ENVAIDECE.......

    ReplyDelete
  52. oh Alvim,obrigado pelo arrepio...vieram-me as lagrimas aos olhos!

    Vou-te dizer só: --viva o -benfica,-viva --portugal-!

    ReplyDelete
  53. "e nos cega e nos faz dizer que não, não é penalty quando todos sabemos que foi, ali, à nossa frente, “com o diabo” dizemos, mesmo não o querendo admitir, “não é, não é” sabendo que estamos a mentir."...

    ser do benfas é ser estupido, burro e cego, portanto...

    ReplyDelete
  54. This is very interesting site... » » »

    ReplyDelete