Sunday, February 21, 2010

O dia do amor é lindo!




Ao contrário do que seria previsível eu adoro o dia dos namorados, do mesmo modo, que gosto de outros dias. O dia do pai por exemplo é muito bonito, o dia das bruxas, o dia mundial da criança, o dia de todos os santos, o dia dos direitos universais do homem é divertidíssimo, enfim, gosto de dias especiais e não vejo mal nenhum nisso. Pelo contrário, vejo bem, só que o dia dos namorados caiu em desgraça e não percebo porquê. E gostava. Porque de repente, tornou-se piroso. Vamos cá ver, o dia dos namorados onde supostamente se deveria celebrar o amor entre duas pessoas, tornou-se uma coisa pirosa que toda a gente goza. E não era suposto. O dia dos namorados deveria ser uma coisa tão ou mais séria que o dia do pai ou da criança. Só que não é levado a sério. Mas porquê? Será que é um dia menor? Será que terão os namorados de ir para o jardim zoológico em excursões? Ou oferecer postais um ao outro, a dizer “ És o melhor pai do mundo”? Eu não quero acreditar que seja preciso este tipo de manobras. Ouçam lá, o dia dos namorados é um dia importantíssimo, porque pela lei da estatística, é quase certo que só o comemoramos daquela vez. Se os casamentos já duram tão pouco, os namoros obviamente duram muito menos, e por isso, se deve comemorar tanto este dia. Reparem: a impressão com que a outra pessoa fica de nós, fica para toda a vida. Aliás, se querem um exemplo, eu posso até dar-vos o meu, desde que agora não se ponham aí a revelar a toda a gente. Cheguem-se cá que eu não posso falar alto: Eu ainda hoje, ainda hoje ouçam bem, eu tenho ex-namoradas minhas que me telefonam a agradecer o facto de eu lhes ter dado um postal com uns bonequinhos neste dia. Ainda por cima, daqueles cabeçudos que dizem coisas como “ gosto de ti porque não sei quê”. E isto é muito importante, de tal modo, que deveria ser feriado no outro dia. Ou ponte. Ou uma coisa assim. Para que as pessoas tenham tempo de dizer, nem que seja num só dia, gosto de ti. E isso já não é mau.

13 comments:

  1. O problema do dia dos namorados é que é a modos que chato para aquele povo que está sozinho. Isso e o facto de se pensar que é preciso existir um diia para uma pessoa dizer que gosta da outra.

    De qualquer forma é politicamente correcto dizer que não se gosta do dia dos namorados, como hoje em dia começa a ser politicamente correcto dizer que não se curte o natal. O capitalismo e seu consequente consumismo têm contribuído para isso.

    Outra coisa que queria perguntar: como se contribui para a 365? è preciso de alguma forma ter provas dadas na cena da escrita? Eu escrevo umas merdas aqui e ali, e até curtia contribuir, mas não faço ideia se a escolha é exclusivamente dos mandas-chuva da revista, ou se há povo a mandar coisas para lá na base de um dia poderem receber um mail cujo texto seja do género "ah e tal a gente curtiu-te e vai-te publicar na 365".

    Bem sei que isto soa um bocado como aquelas velhas que vão à praça da alegria dizer que fazem muita poesia e depois mandam aquelas quadras porreiras sobre a simpatia do jorge gabriel e a voluptuosidade da sónia araújo mas...não custa nada perguntar acho.

    Abraço e obrigado.

    ReplyDelete
  2. ok, já percebi como é. Esquece lá a última parte do post então. Abraço.

    ReplyDelete
  3. Olá Alvim! Tb dou valor ao dia dos namorados, e gosto sempre de ter ou um jantar à luz das velas, ou um postal a dizer o quanto gosta de mim, ver o mar, dizer coisas bonitas e tal (o que a maior parte do povo chama de paneleirices-mas o que é certo é que estas paneleirices fazem mesmo bem ao ego de qualquer um, até ao do Cristiano Ronaldo que já tem um ego XXL).
    O meu ex-namorado no 1º ano de namoro também me deu um 14 de fevereiro todo xpto, mas no 2º ano já dizia que era um dia como outro qualquer e que "dia dos namorados é quando um gajo quer". Pá falando português portuense NÃO ME FODAM NEM VENHAM CÁ COM MERDAS! Será que sabia bem a algum casal ter um dia como outro qualquer nesse dia? Sem sequer mencionar tais palavras? Quem me garante que o pessoal que diz esta mesma famosa frase deste infeliz não está à espera de algo diferente? Uma rosa, um postal, um jantar, uma frase mais bonita... Será que eles estão à espera de ter um dia como outro qualquer? Basta dizer "hoje é dia dos namorados" que a cara-metade fica logo toda contente e fica DE IMEDIATO à espera de algo que lhe conforte o coração e que dê alguma papinha ao seu ego!

    ReplyDelete
  4. É pena é serem tradições roubadas aos americanos (pelo menos a maioria: dia das bruxas e dos namorados blá blá blá). Mas sim, tens razão ao dizer que não são valorizadas mas, pelo contrário, ridicualrizadas. Cá eu era incapaz de passar o dia dos namorados a ver koalas e pandas trancados numa jaula. Soa estúpido e além não ser bonito é feio. E não é assim tão comum teres meia dúzia de putos à porta no dia das bruxas a dizer "doçura ou travessura?". Ainda bem, dado que numa casa portuguesa mais rapidamente conseguiam um pão-de-ló ou broa de milho do que rebuçados e outras guloseimas. Enfim. Resta esperar por uma mudança de mentalidades.

    ReplyDelete
  5. O objectivo deste dia nunca foi o de ser festejado, mas sim o de ser vendido.

    ReplyDelete
  6. Para mim devia era existir o dia do pobrezinho ! isso sim era uma grande ideia. Uma sopinha e um pãozinho à borla que a vida está dificil para todos !

    Alvim sá só um salto aqui : http://seguesoma.blogspot.com/

    Vá lá, não digas que tens mais que fazer !

    ReplyDelete
  7. o facto de termos tornado várias dessas datas em dias de consumismo desenfreado, fá-las perder a graça!!! Parece que o mais importante é oferecer um peluche agarradinho a um coração ou um swatch edição especial e não um gesto de amor ou amizade... assim não tem piada... quando se pensa nessa data... já se está a pensar em quantos euros vamos gastar desta vez!!! E viva o amor!!!

    ReplyDelete
  8. e tem toda a razão :)
    tão poucas são as vezes que agora se diz "gosto de ti" pois acham que é muito piroso...

    ReplyDelete
  9. o dia dos namorados é tão odiado porque custa, doi ver gente feliz e contente, quando se está na merda.

    falo por mim. nunca comemorei nenhum exactamente por nunca ter namorada na data.

    mas não o erradicava. deixai essa gente sorrir e fornicar em paz.

    ReplyDelete
  10. concordo contigo alvim. O dia dos namorados e' lindo e devia ate haver mais e mais inovacao.

    ReplyDelete
  11. Concordo!
    É por estas e por outras que as portuguesas preferem os estrangeiros e os portugueses as estrangeiras. Ora reflitam. Tão non sense!

    ReplyDelete
  12. alvimmmm para quando um 2º livro?? (o "50 anos de carreira" nao conta!)
    Adorei o "no dia em que fugimos tu nao estavas em casa". Acabei de o reler à poucos dias... dai me ter lembrado!
    we are wainting, lov u

    ReplyDelete