Sunday, September 13, 2009

Almodóvar e Ego




Fui ver o novo filme do almodóvar e como seria de esperar é um bom filme porque almodôvar não sabe fazer filmes maus. Se soubesse fazer filmes maus, tenho quase a certeza de que este poderia ser um deles, mas como não sabe, basta dois ou 3 pormenores, a linguagem que o caracteriza, duas ou três ideias certeiras e pronto, está feito mais um. Chama-se Abraços Desfeitos.

De resto, começo a defender uma tese que indicia que não deve haver nenhum filme de almodóvar que não tenha um chorrilho de palavrões que incluem invariavelmente – e saiam agora crianças – : foder, paneleiro, cabrão e puta. É óbvio que há mais, mas estas 4 palavrinhas estão lá de certeza.


No dia a seguir, vou ao teatro ver Ego, a peça que junta no mesmo palco, António Fonseca, Catarina Lacerda e Gonçalo Waddington. Pela primeira vez em toda a minha vida – que eu me lembre – fui sozinho a uma peça de teatro e vos garanto que vou começar a fazê-lo mais vezes, sobretudo se acertar na peça, como foi o caso.



E assim, enquanto os outros, no piso inferior, enchiam a sala do Camareiro para ver Ruy de Carvalho a ser ovacionado de pé, em cima, no quarto piso ( tem que se ir de elevador) estes 3, a partir de textos de Mick Gordon e de Paul Broks e encenação de João Pedro Vaz punham a pensar a assistência e a esquecer o camareiro e as palmas para o camareiro.E a pensar no cérebro e em quem chove a chuva. Está em cena até 10 de Outubro. Teatro D.Maria II.

6 comments:

  1. Excelente post Alvim

    mais um óptimo filme para a colecção, falta aí um palavrão que eu amei no Carne Trémula (Carne Viva)que é fodilhão ;D

    E Viva o Almodóvar!

    ReplyDelete
  2. E...
    ironias do destino... partilhamos o mesmo espaço fisico e nem dei por ti...
    (talvez por ter sido em dias diferentes... talvez.)

    ReplyDelete
  3. Tive pena de não ir, mas suspeito que também me fará bem ir sozinha... "just me, my ego, myself and I" :-)

    ReplyDelete
  4. Também fui ver o mesmo filme, por acaso também sozinha pela primeira vez, e confesso que o Pedro me surpreendeu, uma vez mais! O filme é muito bonito, do ponto de vista imagético, sonoro, literário, em suma, estético!

    Aida Fachada (desculpe a intromissão no seu blog...)

    ReplyDelete
  5. ora ai esta uma coisa que eu deveria fazer pelo menos uma vez na vida, ir sozinha ao teatro ou ao cinema....tb nunca fui....

    ReplyDelete
  6. Também nós fomos ver o "EGO" e adorámos!Fica-se a pensar e a reflectir quando se sai do Teatro!

    O filme é que ainda não fomos ver, talvez esta semana!

    Gostámos de te ver no "Mundo das Mulheres".

    Abraços,

    Dubis

    asviagensdosdubis.blogspot.com/

    ReplyDelete