Saturday, March 28, 2009

Homens da luta vencem 1ª Edição do Festival da Canção Alternativo com "E o povo, Pá?"






Homens da luta vencem 1ª Edição do Festival da Canção Alternativo com "E o povo, Pá?"

Está feito. Há vencedores para a 1ª Edição do Festival da Canção Alternativo, que ontem se realizou no auditório de Monsanto, perante uma assistência em absoluto delírio e com franqueza até algum êxtase, com a soberba e entusiasta apresentação de Eládio Clímaco e Serenella Andrade.

3 horas de cerimónia para os 10 concorrentes que aqui se apresentaram, com o seguinte alinhamento.


Canção nº 1 – Famel Zundapp – Smix Smox Smux
Canção nº 2 – Odeio-te Para Sempre – Toni DelMar
Canção nº 3 – Armando caldas- Coração rouco
Canção nº 4 – La chanson Noir– O natal dos hospitais
Canção nº 5 – Tocha Pestana – Lisboa
Canção nº 6 – Igor Freitas – Ditadura Militar
Canção nº 7 – Rituxa – Parabéns aos salteadores
Canção nº 8 – Ruben Marques – Hoje Acordei e fui à Janela
Canção nº 9 – Mel & Açúcar! –Conceição
Canção nº 10 – Os Homens da Luta – E o povo, pá?

De recordar, que dois dos seleccionados – Os Madalena Iglésias com Ele e Ela ( Sócrates não) e Raita Ed desistiram entretanto. O primeiro por manifesta impossibilidade da vocalista, o segundo por não terem conseguido autorização dos pais para tocaram. Foram substituídos por Armando Caldas/"Coração Rouco" e La chanson Noir/"O natal dos Hospitais"

Dora, vencedora do festival da canção por duas vezes, também não pode comparecer à cerimónia por estar com uma gripe à moda antiga , mas todos os outros elementos apareceram e ainda bem. Foram eles:

Tozé brito, helena coelho, Armando Gama e Valentina Torres, Gimba, Armando Teixeira, Bfachada, Inês castel branco, Rui Pedro tendinha e Fernando Alvim.


E assim, foram estes os resultados:
1 º Lugar : Homens da luta - E o povo, pá?"
2º lugar: Tocha Pestana - Lisboa
3ª lugar: Famel Zundapp – Smix Smox Smux
Os homens da luta, é um projecto liderado por Neto e Falâncio e a canção vencedora já pode ver vista e ouvida neste endereço:

http://www.youtube.com/watch?v=pZonZntFU7Y

A banda recebe o direito a um Ep promocional de 300 unidades para distribuição gratuita e a possibilidade de ir a Moscovo para actuar nas escadas de acesso do Festival da Eurovisão, que se realiza a 16 de Maio. Nesse mesmo dia e após sabermos o nome do vencedor, a organização do Festival da Canção Alternativo desafiará os vencedores do Festival da Eurovisão a virem competir com os nossos, até à meia noite do dia 19 de Junho. Caso estes não aceitem ou não compareçam até à hora marcada, chamaremos a nós o título de Campeões do mundo da Canção, por falta de comparência dos vencedores da Eurovisão.



E posto isto, esperamos que as celebrações de tamanho acontecimento se estendam a todo o país e que nas praças e avenidas mais emblemáticas buzinem os carros e se agitem as bandeiras de Portugal. Pela primeira vez, o nosso país tem a fortíssima possibilidade de ser campeão do mundo da canção. E Se tudo correr como o planeado, será já este ano.

Sem mais assunto de momento e na certeza de que compreenderão o fortíssimo interesse nacional da presente informação, ficamos pois à espera que divulguem e promovam a presente missiva.



Comissão Executiva Festival da Canção Alternativo

Fernando Alvim

P.S – Todas as imagens relativas à cerimónia estarão disponíveis na integra a partir desta semana no site da speaky.tv (www.speaky.tv) e da centralmusical.com (www.centralmusical.com), que de novo se uniram para este evento, depois de terem conseguido que 38.628 pessoas tivessem visto os monstrodoano (www.monstrosdoano.com) que se realizou a 11 de Fevereiro no Jardim Zoológico de Lisboa. A speaky.tv começará a sua programação diária a 21 de Abril.

9 comments:

  1. Grande espectáculo!
    Parabéns pela iniciativa e que no próximo ano seja ainda melhor.
    Aproveito para te informa que sugeri a hastag #fac para que os twitters pudessem comentar e acompanhar o festival com os seus próprios comentários e opiniões acerca do que se ia passando.
    Confirma tu mesmo as várias opiniões do pessoal que não podendo estar in loco na festa, não quiseram perder pitada do grande festão que foi o 1º de muitos festivais da canções alternativas confortavelmente instalados em suas casas.

    Excelente.

    ReplyDelete
  2. Rita João EspinhaMarch 29, 2009 2:34 AM

    Muito bom, pá!

    ReplyDelete
  3. Parabéns, Alvim!

    Ainda vi um bocado do espectáculo, os check-sounds e os momentos de elevada tensão que anteciparam o grande show. E vi também o Armando da Gama, e o seu órgão mágico.

    Agora, esta canção... parece-me demasiado revolucionária, não tem muito a ver com os festivais do intigamente, em que se falava de florzinhas, orações, do sol posto e da menina pronta para casar. Falta a esta cantiga um toque de Gemini, um balanço de Tonicha, e um vestido verde de Simone.

    ReplyDelete
  4. Proponho que o concerto não seja apenas no vão da escada em Moscovo...
    Ponham estes gajos pá, no palco principal:)

    ReplyDelete
  5. Que categoria! Já estou a vê-los na escadaria lá do sítio onde vão fazer a cerimónia do Festival da Canção! Lindo! :)

    ReplyDelete
  6. É poética a música! Reflecte bem o espirito do POVO! :D

    ReplyDelete
  7. Positivo. Muito positivo.
    Luta, sempre.
    !

    ReplyDelete
  8. Já estão a viajar para Moscovo? Ou esqueceram-se do povo, pá???

    ReplyDelete